TÍTULO: Percebendo a Biossegurança: relatos do ensino diferenciado de química na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz

AUTORES: MURITO, M. M. C (EPSJV/FIOCRU) ; COSTA, M. A. F. (EPSJV/FIOCRU) ; FINETE,V. L. M. (EPSJV/FIOCRU)

RESUMO: O objetivo deste trabalho é mostrar a percepção da Biossegurança pelos alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, durante as aulas práticas de Química desenvolvidas nos laboratórios de ensino. Para isso, iniciou-se com a apresentação do tema da biossegurança (incluído nos conteúdos programáticos das aulas de química),com o propósito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Os resultados apontaram que a percepção dos alunos em relação aos conceitos da biossegurança no ensino de química, perpassa pelo campo do saber, que vai além das questões da área da saúde. Nos últimos anos, a biossegurança passou a ter uma importância estratégica, se tornando um ator central em inúmeras questões: saúde, meio ambiente,ética,desenvolvimento sustentável

PALAVRAS CHAVES: biossegurança, ensino, química

INTRODUÇÃO: A biossegurança é uma área de conhecimento, entendida hoje de duas formas:uma, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados, e pesquisa com células tronco embrionárias (VALLE e BARREIRA, 2007), e a outra, aos agravos gerados pelos agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais, em ambientes ocupacionais do campo da saúde e laboratorial em geral (COSTA e COSTA, 2006). Dentro deste contexto, é importante avaliar a percepção dos alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, durante as aulas práticas de Química.
Devido à essência experimental da Química, e a sua importância estratégica para a formação do Técnico em Análises Clínicas, a inserção do tema Biossegurança durante as aulas se faz com o intuito de conscientizar o aluno dos riscos presentes no ambiente laboratorial e de como preveni-los, dando ênfase a utilização das Normas e Legislação pertinentes.
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, contribui de forma intensa para a formação do profissional em saúde através dos cursos ministrados, grupos de pesquisa e uma vasta produção científica, o que se reflete em uma formação diferenciada, pela inclusão da Biossegurança, de uma forma multidisciplinar, nas suas diretrizes curriculares.



MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho se desenvolveu em quatro etapas: Iniciamos com a apresentação do tema, mostrando os conceitos básicos da Biossegurança, os riscos e a legislação vigente. Em um segundo momento, a turma foi dividida em oito grupos e foi trabalhada a percepção do tema Biossegurança, pela distribuição de materiais como revistas, jornais e livros. Posteriormente, foram elaborados cartazes baseados nestes materiais, apresentados e discutidos no âmbito das aulas práticas de Química. Finalizando com a contextualização do tema através de um relatório final.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da avaliação dos trabalhos apresentados, observou-se que o tema Biossegurança não ficou limitado à área de atuação do técnico em Análises Clínicas. A visão abrangente apresentada pelos alunos demonstra que a percepção vai além da prevenção do acidente ou risco, mas que está presente em um contexto político, científico e social.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos em relação à percepção dos alunos sobre a Biossegurança nas aulas de química, demonstram a contextualização conferida através de uma educação diferenciada, e que proporciona uma formação sólida do técnico em Análises Clínicas, em relação às novas tecnologias, ética e desenvolvimento da sociedade. Compreender o ensino de biossegurança dentro contexto de mundo, especialmente nos processos de trabalho em saúde, faz que com que o aluno em formação se torne mais reflexivo e proponente nestas questões.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA,M.A.F.;COSTA,M.F.B. Entendendo a biossegurança;epistemologia e competências para a área de saúde. Rio de Janeiro:Publit,2006.
VALLE,S.;BARREIRA,Y.(Orgs.). Biossegurança-Engenharia Genética; Legislação Brasileira. Rio de Janeiro:Publit,2007.