TÍTULO: Abordando a Química com experimentos simples em sala de aula.

AUTORES: GAMELEIRA,S.T. (IFRN) ; FERREIRA,U.V.S. (IFRN) ; ARAÚJO,A.V.N. (IFRN)

RESUMO: No ensino de química a prática é tão importante quanto à teoria, uma vez que os experimentos podem ajudar na aprendizagem, pois com a interatividade dos experimentos, os alunos assimilam melhor os conceitos, por terem a oportunidade de materializá-los. Essa interação teoria-prática incentiva o interesse dos alunos sobre determinado assunto que a principio não lhe é atrativo. O uso de materiais alternativos aproxima o aluno das práticas experimentais, que muitas vezes não lhes é acessível, e desenvolve uma consciência de que a falta de recursos não é motivo pra deixar de aprender, não só com química, mas com tudo na vida, as dificuldades devem ser vistas como algo a ser superado de acordo com o que lhe é dado, e não motivo de desistência da busca pelo conhecimento.




PALAVRAS CHAVES: ensino da química, experimentos e materiais alternativos

INTRODUÇÃO: A química como disciplina escolar é considerada por muitos alunos como algo apático e desmotivador, GUIMARÃES menciona a ação passiva do aprendiz que é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe, como principal motivo dessa apatia. Uma possível maneira de reverter essa situação é fazer com que os alunos participem ativamente da construção do conhecimento. A estratégia que pode ser utilizada é a inserção dos alunos em aulas experimentais. Porém, o Brasil é um país onde o ensino das práticas experimentais em laboratório não é adotado por todas as escolas publicas, por diversos motivos, entre eles: a falta de recursos destinados a essa área é insuficiente, e a pouca qualificação por parte de nossos professores sobre como é o manuseio de diversos instrumentos de laboratório, essa situação se agrava na região nordeste, onde apenas 5,8% das escolas públicas possuem laboratório de ciências (MEC/INEP 2006). Em virtude dessa característica, muitas atividades experimentais do ensino médio são adaptadas a realidade da escola, enquanto outras não podem ser realizadas. Entretanto, o manuseio de equipamentos alternativos de baixo custo para o desenvolvimento de algumas atividades práticas, pode nos proporcionar diversos experimentos, tais como, destilador, chapa de aquecimento, calorímetro, sistema de titulação, etc.(Quim. Nova, Vol. 32, No. 1, 237-243, 2009; XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.)

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Produção de Materiais Alternativos e de baixo custo para os Laboratórios de Ensino de Química vinculado ao grupo de pesquisa Parênklisis foi realizado no IFRN Campus Pau dos Ferros e desenvolvido com os alunos do curso técnico integrado de alimentos do referido campus.
Para a confecção de instrumentos e materiais alternativos para laboratório de ensino de Química foram utilizados garrafas PET, seringas descartáveis, lâmpadas incandescentes descartadas, pedaços de madeira, mangueiras, copos etc. A partir desses materiais foram confeccionados um destilador, suporte universal, sistema de filtração a vácuo e um sistema de titulação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível observar que os alunos desenvolveram os experimentos com desenvoltura, e os mesmo utilizaram as aplicações praticas em sala de aula, como forma de enriquecer seus trabalhos acadêmicos. Foi possível observar também que experimentos simples podem ajudar bastante o ensino de Química do ensino médio,e fazer com que nossos alunos superem as dificuldades existentes. Outro ponto positivo no desenvolvimento de experimentos de química a partir de materiais de baixo custo, é que os alunos participam diretamente da construção dos equipamentos, e consequentemente da construção do conhecimento. Esse comportamento prova que o envolvimento dos alunos na produção do conhecimento, ou seja, quando este deixa de ser um mero espectador, têm-se uma aprendizagem significativa, como sugere mais uma vez GUIMARÃES.

CONCLUSÕES: Com o desenvolvimento de experimentos simples podemos orientá-los a como é desenvolver uma experiência com vínculos científicos. Assim, os alunos do curso técnico integrado em alimentos do IFRN Campus Pau dos Ferros melhoraram seu desempenho em sala de aula.
O principal objetivo do mini-curso é mostrar que, fato da região não ter laboratório disponível a todos, não faz com que os nossos alunos não desenvolvam ciência e aprendam também os assuntos teóricos com a pratica, de forma simples e dinâmica, tudo isso com Materiais Alternativos podemos desenvolver ciência de maneira simples e pratica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.

INEP. Estatísticas da Educação Básica. Disponível em: http://www.inep.gov.br.

SOUZA,Karina Aparecida de Freitas Dias de.CARDOSO Arnaldo Alves.A formação em Química discutida com base nos modelos proposto por estudantes de pós-graduação para o fenômeno de dissolução.Quim. Nova, Vol. 32, No. 1, 237-243, 2009.

XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.)