TÍTULO: Utilização de Recursos Metodológicos no Ensino de Química: Experiências no Estágio Supervisionado e na Monitoria

AUTORES: CAVALCANTE, G. S. (FAFIDAM-UECE) ; QUEIROZ, Z. F. (FAFIDAM-UECE)

RESUMO: O presente trabalho visa mostrar a necessidade e importância da inserção de recursos metodológicos nas salas de aulas, bem como analisar a freqüência, utilização e eficiência de três recursos que visam promover a melhoria no ensino/ aprendizagem de Química. Após realizado um mini-curso utilizando-se recursos audiovisuais e da experimentação para alunos do ensino médio e uma entrevista com alunos do ensino superior, mais precisamente do Curso de Licenciatura Plena em Química da FAFIDAM, avaliando também o estímulo à aprendizagem, a partir do exercício da monitoria. Foi possível comprovar que o exercício da experimentação no mini-curso e o uso dos recursos audio-visuais contribuem significativaa significativa para estimular o interesse dos alunos, refletindo na aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, recursos metodológicos, monitoria

INTRODUÇÃO: A Química é uma das ciências vistas no ensino médio e no ensino superior, e como ciência, segundo o dicionário Aurélio, é um conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência, sendo assim por sua própria definição que observamos a necessidade de praticar, e de experimentar nessa incrível disciplina. Apesar de ser essa disciplina ou matéria fascinante, temos observado rejeição por parte de alguns alunos.
A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana (ARROIO et al., 2006).
Cada vez mais, têm-se percebido a necessidade de serem implantadas mudanças no atual sistema de ensino e, particularmente, também na disciplina de Química. Não é bastante ainda constatar que há necessidade de mudanças. É imprescindível buscar formas realistas e exeqüíveis, dentro do quadro presente, para aperfeiçoar o ensino das ciências. A busca de soluções em face das grandes questões que agrupamos nas decisões sobre os objetivos e os processos do ensino implicam um detido exame das tendências preponderantes, suas origens, possibilidades e limitações tanto no panorama brasileiro quanto no âmbito internacional (KRASILCHIK, 1992).
A experimentação, a utilização de recursos audiovisual e a monitoria são recursos metodológicos que requerem um pouco mais de dedicação por parte do professor e do aluno, mas podem ser exeqüíveis e importantes para o progresso do ensino-aprendizagem de Química.


MATERIAL E MÉTODOS: Durante o Curso de Graduação, foram desenvolvidos dois trabalhos em etapas diferentes, onde em ambas teve-se a oportunidade de se trabalhar aplicando recursos metodológicos no Ensino de Química.

1. Metodologia 1 – sobre experimentação e audiovisual
A primeira parte desse trabalho foi realizada durante a Disciplina Prática de Ensino II, do Curso de Química – Licenciatura Plena, cuja proposta foi realizar um mini-curso fazendo-se uso de recursos audio-visuais. Para isso, foi selecionada primeiramente a escola de Ensino Médio Colégio Estadual Maria Emília Rabelo (CEMER), o qual contém um laboratório de ciências onde foi possível a concretização do mini-curso.
Para realização das atividades propostas, foi feito contato prévio com o Diretor, professores e com Coordenadora Pedagógica através da entrega de ofício.
Inicialmente, ocorreram observações decorrentes da disciplina e logo após foi ministrado um mini-curso A aplicação do questionário e a construção do mini-curso foram promovidos através da Disciplina de Prática de Ensino II, oferecida pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.
1.4.Metodologia do Mini-curso
O mini-curso foi apresentado em Power Point, iniciando com o assunto “Química”, discutindo-se o que seria a Química, como a observaríamos no cotidiano, conhecendo os equipamentos em um laboratório de química e as normas de segurança no mesmo.
Depois, entregou-se uma apostila (Figura 6) produzida pela dupla de ministrantes, contendo os seguintes conteúdos.

2.O Programa de Monitoria no Curso de Química
Foram aplicados questionários aos monitores do Curso de Química da FAFIDAM, observando-se quais as áreas de atuação dos monitores, procurou-se saber o motivo das escolhas de áreas, dificuldades, experiências adquiridas no programa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1. Experiência na prática de ensino: sobre experimentação e o audiovisual
Ao responderem os questionários, e perguntados sobre a existência de um laboratório na escola, todos os alunos afirmaram que existia e que o mesmo era do tipo convencional. Ao serem questionados pela utilização do laboratório no decorrer das aulas de química responderam como veremos no gráfico abaixo.
Com relação à utilização de recursos audio-visuais durante as aulas, a maioria dos alunos respondeu que não eram utilizados nenhum e a minoria utilizava de vez em quando, sem uma freqüência definida.
Todos avaliaram positivamente o mini-curso e afirmaram que os recursos audio-visuais e a relação teoria-prática desenvolvida através das aulas práticas, tidas no laboratório da escola, os motivaram a estudar mais a disciplina de química.

5.2. Experimentação e uso de recurso audiovisual durante o
Mini-curso

Durante o mini-curso, observou-se que os alunos se interessavam pelos experimentos realizados e apresentavam muita atenção pelas explicações das teorias envolvidas, principalmente quando apresentadas com os recursos audio-viasuais utilizados. .
Todos avaliaram positivamente o mini-curso e afirmaram que os recursos audiovisuais e a relação teoria-prática desenvolvida através das aulas práticas, tidas no laboratório da Escola, os motivaram a estudar mais a disciplina de química.
Com a compreensão das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio e por meio de um questionário aplicado, tornou-se possível a percepção da necessidade e da importância de aulas práticas em laboratório e de recursos áudios-visuais, como: data-show, TV/DVD e retro projetor, para a motivação e fixação de conteúdos da disciplina de química.

CONCLUSÕES: Com os resultados adquiridos percebemos a contribuição imprescindível que é a utilização de laboratório (experimentação), recursos audio-visuais e a monitoria como recursos metodológicos para a melhoria do ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Pois, segundo a pesquisa, esses recursos contribuem de maneira significativa para atrair a atenção e estimular o interesse dos alunos, refletindo na aprendizagem e fixação de conteúdos vista por alunos do ensino médio e superior.

AGRADECIMENTOS: Ao PROGRAMA DE MONITORIA DA UECE - PROMAC 2010; Ao Colégio Estadual Maria Emília Rabelo, em Limoeiro do Norte-CE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, A. P. [et al.] Aprenda Química Brincando, vol.1; Secretaria de Educação Básica do Ceará – Fortaleza: SEDUC, 2006.
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GIORDAN, M. Correio e Bate-Papo: a oralidade e a escrita de ontem e hoje. Química Nova na Escola- Educação em Química e Multimídia, N° 8, Novembro 1998.
HAAG, G.S.; KOLLING,V.; SILVA, E.; MELO,S.C.B.; PINHEIRO, M.; Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem, Rev. brasileira de enfermagem. vol.61 nº.2 Brasília Mar./Abr., 2008.
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LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2ºgrau. Série Formação do Professor).


LINS, L. F., FERREIRA, L. M. C., FERRAZ, L. V. & CARVALHO, S. S. de. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0147-1.pdf, 2009.