TÍTULO: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA CONTRIBUI PARA UM ENSINO DE QUALIDADE

AUTORES: SILVA, M.V.S. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC)

RESUMO: A busca de metodologias alternativas é essencial para um ensino de qualidade, pois desperta o interesse dos alunos e melhora o rendimento dos alunos em avaliações escolares. Neste trabalho, realizamos uma pesquisa com diferentes alunos de escola pública no decorrer das aulas práticas com a finalidade de verificar a contribuição destas aulas para o aprendizado. Dessa forma, verificamos que a aula prática facilita bastante o entendimento e contribui para um bom rendimento nas avaliações escolares. Além disso, as aulas experimentais além de contribuir para avaliações contribuem para a vida por certos assuntos relacionar com o cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: medotologias alternativa,aulas práticas

INTRODUÇÃO: Atualmente, observa-se que o ensino da química muitas vezes pode ser difícil tanto para os professores como para os alunos por manter um sistema tradicional de ensino usando apenas métodos de lousa e exercícios o que pode tornar as aulas muito repetitivas e desestimulantes. Neste caso, a utilização de aulas práticas faz com o que os alunos tenham uma nova visão do que foi visto na teoria estimulando a curiosidade e facilitando o entendimento. As atividades experimentais podem ser utilizadas para despertar o interesse dos alunos, cativando-os para aceitar os temas propostos pelos professores e ampliando a capacidade para o aprendizado desta ciência.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido com vários alunos de diferentes escolas públicas com abordagens teóricas e práticas de química onde os próprios alunos desenvolvem as práticas. No decorrer das aulas, aplicamos um questionário com o intuito de analisar a opinião do aluno com relação ao nível de aprendizagem de acordo com a metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa realizada em sala de aula com diferentes alunos mostrou que as aulas experimentais contribuem para o aprendizado em torno de 95,3% e de acordo com os alunos estas aulas facilitam o entendimento da aula teórica em torno de 96,9%. Além disso, notamos que a interação do aluno-professor melhora em 100% trazendo, assim, um resultado satisfatório para ambos.

CONCLUSÕES: Enfim, de acordo com a pesquisa realizada no decorrer das aulas experimentais notamos que a evolução no rendimento dos alunos foi excelente afinal esta metodologia também facilita para que memorizem e não esqueçam facilmente o assunto abordado por ter sido algo que foi vivenciado. Portanto, concluímos que é possível melhorar e aperfeiçoar a forma de abordagem dos conteúdos de química na escola, tornando a aula mais atrativa aos alunos e consequentemente, melhorando o nível de conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Seara da Ciência e a UFC pela a oportunidade de desenvolvermos o trabalho apresentado

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Andrade, Z.M.; Chagas, M.A.A.; Manual de tópicos de química experimental I, 2003 – Seara da Ciência