TÍTULO: Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química

AUTORES: OLIVEIRA. L.M.S. ( I.C-IFRN) ; REGO, F.W.R. (IFRN)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância dos jogos didático-pedagógicos na educação, já que eles auxiliam na aprendizagem e facilitam o ensino de química. Partindo desse principio, foi feita uma pesquisa com 80 alunos do 1º ano do IFRN-Pau dos Ferros e constatou-se que parte desses alunos tinham dúvidas em relação aos modelos atômicos. Com base nesses dados foi desenvolvido o "Ludo Atômico", um jogo de perguntas e respostas sobre os modelos atômicos, onde grupos de até 4 alunos atuam como peças do jogo, percorrendo um tabuleiro gigante e respondendo perguntas contidas em algumas casas. Durante a aplicação do jogo notou-se uma maior interação entre os alunos e com o passar do tempo, percebeu-se uma melhora significativa na assimilação do conteúdo, o que reforçou sua eficácia.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem, modelos atômicos, jogos didáticos.

INTRODUÇÃO: Desmotivados pelos métodos tradicionais de ensino, os alunos rotulam as aulas de química como “chatas” e até desnecessárias. É papel do professor utilizar metodologias diferenciadas que motivem o aluno e despertem neles o interesse pelas aulas, a fim de tentar quebrar esse estigma que é atribuído ao ensino de química. Apoiando-se nas ideias de VYGOTSKY, que os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, e de FIALHO, que a exploração do aspecto lúdico, pode se tornar uma técnica facilitadora na elaboração de conceitos, no reforço de conteúdos, na sociabilidade entre alunos, na criatividade e no espirito de competição e cooperação, concluímos que os jogos didáticos se apresentam como alternativa eficaz no processo de aprendizagem, propondo atividades que levam o aluno a por em prática seus conhecimentos sobre determinado conteúdo ou contribuindo para a aquisição do mesmo. Tendo consciência da importância e da eficácia dos Jogos didáticos no ensino de química, este trabalho teve como objetivo propor um jogo didático voltado para o ensino dos modelos atômicos, com o intuito de facilitar a aprendizagem e a compreensão do conteúdo de forma dinâmica e prazerosa. O jogo criado foi o "Ludo Atômico", baseado em um antigo jogo indiano, é um jogo de perguntas e respostas sobre os modelos atômicos, onde grupos de até 4 alunos atuam como peças do jogo, percorrendo um tabuleiro gigante e respondendo perguntas contidas em algumas casas. O primeiro a completar o percurso será o vencedor.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi feita uma pesquisa entre 80 alunos de duas turmas do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN – Campus Pau dos Ferros, sobre qual conteúdo gerou maior dificuldade de assimilação. Concluiu-se 52,5% dos entrevistados tinham dúvidas em relação aos modelos atômicos. Com base nessas informações foi desenvolvido o jogo didático "Ludo Atômico" para auxiliar na aprendizagem desses alunos. Esse jogo foi confeccionado com os seguintes materiais: TNT (tecido não tecido), cola quente, cola branca, tinta guache, cartolina guache, cartolina dupla face, régua e tesoura. O jogo é iniciado quando os 4 participantes se colocam em suas posições iniciais e define-se quem será o primeiro participante, este arremessará o dado e caminhará o números de casas sorteado, se parar em uma casa identificada com uma interrogação, o participante deverá escolher um envelope e responder a pergunta contida nele (Exs.:"Quem foi o primeiro a afirmar que a matéria podia se dividir em partículas cada vez menores"?, “As primeiras experiências de descargas elétricas em gases a pressão reduzida contribuíram para a descoberta de qual partícula?"), ao acertar a resposta, o participante terá algum beneficio (Exs.:Jogue novamente, caminhe 2 casas...) e ao errar, será punido (Exs.:fique uma rodada sem jogar, volte 1 casa...). O dado é passado para o segundo participante em sentido horário que dará sequência ao jogo. Será declarado vencedor quem completar o percurso primeiro. Por se tratar de um jogo simples, as únicas regras são respeitar o sentido horário do jogo e seguir as instruções contidas nos envelopes. É importante que os envelopes sejam substituídos a cada início de jogo, para evitar a repetição de perguntas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar da participação na atividade ter sido facultativa, cerca de 90% da turma demostrou interesse e participou ativamente do jogo. Como esta foi uma atividade comunicada com antecedência, os estudantes se prepararam e conseguiram responder a quase todas as perguntas que lhes foram feitas, alcançando uma media se acerto superior a 85%, constatou-se também uma maior segurança dos alunos em relação aos seus conhecimentos referente ao conteúdo, pois mesmo quando não tinham certeza da resposta, arriscavam, já que não tinha sobre eles o peso de uma avaliação "formal". È importante salientar que nenhuma pergunta ficou sem resposta, e quando surgia alguma duvida referente a mesma, era feito um debate com intuito de esclarecer as questões levantadas pelos alunos . Percebemos também, que ocorreu uma maior interação entre os estudantes, além do interesse de inserir tal metodologia em outras matérias.





CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, comprovamos a eficácia do jogo didático "Ludo Atômico" no processo de aprendizagem dos alunos, pois o mesmo conseguiu atrair a atenção dos alunos, fazendo valer sua parte lúdica, e cumpriu o seu papel educativo, servindo para o aluno testar seu conhecimento em relação ao conteúdo estudado anteriormente.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRN-Campus Pau dos Ferros, pelo apoio financeiro. Ao meu orientador Ulysses Vieira da Silva Ferreira (PQ-IFRN).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989
FIALHO, N.N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: IBPEX, 2007