TÍTULO: MULTIMÍDIA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: ANDRADE, R. B. DE (UFPB) ; OLIVEIRA, A. M. DE (UEPB) ; SILVA, G. N. DA (UEPB) ; ALMEIDA, J. B. S. (UEPB) ; GONÇALVES, E. M. DE A. (UEPB) ; LIMA, L. A. (UFPB)

RESUMO: O ensaio experimental no ensino de química é recurso de grande utilidade no processo de
aprendizagem dos conteúdos, é um dos momentos em que se aproximam teoria e prática na
disciplina. Os softwares computacionais direcionados para química podem contribuir
também para a aprendizagem em química. O presente trabalho trata da utilidade de
software nas aulas de química e suas relações com a aprendizagem da mesma. Para
realizar o presente trabalho, fez-se necessário a consulta de diversas fontes
bibliográficas como livros, revistas, artigos. As pesquisas bibliográficas foram a
partir de leitura analítica do material selecionado. Observou-se entre ostros pontos
que softwares como os citados no trabalho podem proporcionar um melhor entendimento
sobre os conceitos mais complexos da química.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, softwares, aprendizagem

INTRODUÇÃO: Recursos computacionais quando usados adequadamente podem ser um grande aliado no
processo de aprendizagem dos conteúdos de química. As demonstrações de moléculas em
três dimensões, feitas durante as aulas de química, ajudam significativamente a
aprendizagem, contribuindo de maneira efetiva na qualidade do ensino. Com os avanços
computacionais, surgi uma grande aliada da aprendizagem. Dentro desse âmbito a mídia
digital fornece novos espaços e formatos que ajudam a ampliar os conhecimentos em
química. Neste trabalho, são comparadas algumas ferramentas em relação ao seu
potencial como também seu uso para o ensino de Química. A introdução da informática
no currículo pode ajudar as escolas a melhorarem o quadro tradicional de ensino-
aprendizagem. Dentre os conteúdos de Química, o estudo das estruturas moleculares é
um dos que mais apresentam dificuldades para a aprendizagem do aluno, estas
explicações, às vezes, se restringe ao recurso de quadro, giz e livros. Com o
propósito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo relativo à
Estrutura Molecular, por exemplo, surgiram softwares como o Chem 4-D Demo e o
ACD/ChemSketch 3.5.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado durante o período de agosto a setembro de 2009, com 164
alunos da Escola Estadual Almirante Antonio Heráclito do Rego da cidade de Barra de
Santana/PB. Inicialmente foram escolhidos dois softwares educacionais como
instrumentos de análises o Chem 4-D Demo e o ACD/ChemSketch 3.5, um dos motivos da
escolha por estes softwares foi o fato de serem gratuitos e compatibilizado com o
editor de texto utilizado no colégio. Os assuntos escolhidos na pesquisa foram
ligação química e química orgânica, depois foram aplicados exercícios para averiguar
o nível de aprendizagem, em seguida foram desenvolvidas atividades com os softwares
na sala de informática da escola. O trabalho foi concluído com entrevista pessoal
relacionado às facilidades e dificuldades durante as aulas, com alunos que usaram os
softwares e com alunos que não usaram os softwares nas aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os resultados das entrevistas e questionários dos alunos, o uso dos
softwares ajudou muito na compreensão dos assuntos estudados, mas também foram
encontradas algumas dificuldades, como a falta de softwares em português. A escolha do
programa deve ser feita de acordo com as necessidades que se deseja ter no final do
processo de aprendizagem. Observou-se que os alunos se interessam mais nas aulas quando
estão sendo usados componentes computacionais. Quase todos os estudantes possuem
contato com computador, mas quando o assunto é o uso de internet, apenas cerca de 57%
afirmam ter contato.

CONCLUSÕES: A cada dia que passa o mundo sofre várias mudanças no tocante aos avanços dos softwares
e em nosso particular os voltados para área da educação, o professor e a escola são
peças fundamentais e devem estar mais do que preparados para utilizarem tais
ferramentas, caso contrário não adiantaria todo esse avanço das tecnologias na
educação. Observou-se ainda que os alunos que não utilizaram os softwares durante as
aulas apresentaram um rendimento menos em comparação com os alunos que fizeram uso dos
mesmos.

AGRADECIMENTOS: Aos estudantes, ex-estudantes de química da UEPB e UFPB que tornaram possível este
trabalho; ao CNPQ, pela bolsa concedida; ao LQQC da UFPB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo, Química. São Paulo: Moderna 6. Ed. 2004.

GIORDAN, Marcelo. O Papel da Experimentação no Ensino das Ciências, Química Nova na Escola, n. 10, p. 43 - 49, nov., 1999, disponível em: <http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/pdf/n10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2010.

SILVA, Cassandra R. O. Bases Pedagógicas e Ergonômicas para Concepção e Avaliação de Produtos Educacionais Informatizados, 1998, Tese de Mestrado - Faculdade de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 1998, disponível em:<http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/>. Acesso em: 10 mar. 2010.

SOUZA, Marcelo P. de et al. Desenvolvimento e aplicação de um software como ferramenta motivadora no processo ensino-aprendizagem de química. Workshop Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UFAM – 2004.