TÍTULO: SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ALGUNS ASPECTOS DA QUÍMICA DO CARBONO.

AUTORES: CAMPOS, A.F. (UFRPE) ; BASTOS, M.F.P. (UFRPE)

RESUMO: O ensino por situação-problema (SP) é considerado uma estratégia didática que pode contribuir para a mobilização de conhecimentos, procedimentos e atitudes, ou seja, desenvolver competências nos alunos. Nesse sentido, elaboramos e aplicamos uma SP tomando como base teórica as orientações de Meirieu (1998) a fim de discutirmos com os alunos do primeiro ano médio de uma escola pública em Recife-PE alguns aspectos da química do carbono, dando ênfase aos compostos de carbono liberados na reação de combustão e suas relações com o ambiente.
Após o término do trabalho, percebemos que o processo de resolução da SP pelos alunos contribuiu para que estes compreendessem o que foi proposto na SP, seguido de motivação e interesse pelos alunos.


PALAVRAS CHAVES: situação-problema; química do carbono;

INTRODUÇÃO: Na perspectiva das orientações curriculares oficiais o aprendizado de química no ensino médio deve pretender que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa as transformações químicas, relacionando-as com o avanço tecnológico, observando suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Nesse sentido, essas orientações e diversos pesquisadores como, Meirieu (1998), Perrenoud (2001), Silva e Nuñez (2002) e Macedo (2002) sugerem a utilização de situações-problema como forma de desenvolver nos alunos competências como: comunicar-se e argumentar; defrontar-se com problemas, compreendê-los e enfrentá-los; participar de um convívio social que lhes dê oportunidades de se realizarem como cidadãos; fazer escolhas e proposição; tomar gosto pelo conhecimento, aprender a explorar. De acordo com Meirieu (1998), situação-problema é uma situação didática em que o aluno se defronta com um obstáculo sendo que a superação do obstáculo proporciona a aprendizagem.
Sob essa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar uma situação-problema que leva em consideração a química do carbono, em particular, os compostos de carbono liberados na combustão completa e incompleta e sua conseqüência ambiental, aos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Recife-PE, a fim de investigarmos como se deu a aprendizagem e interesse dos alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Sujeitos da pesquisa
22 alunos de uma escola pública da cidade de Recife-PE, divididos em 08 grupos para o desenvolvimento do trabalho.
Etapas da pesquisa
- Elaboração de uma SP, com base em Meirieu(1998), sobre os compostos de carbono liberados na combustão e suas relações com o ambiente, descrita a seguir: “Um grupo de 12 estudantes entre 14 e 15 anos cursando o 1º ano do ensino médio numa cidade pequena que se localiza no interior de Pernambuco foi encarregado pela professora de química da sua escola de pesquisar o desenvolvimento automotivo que ocorreu na cidade durante um período de 10 anos. O grupo passou uma semana levantando dados na prefeitura e constatou-se que o número de veículos utilizados nesta cidade aumentou 90% neste período. Além disso, percebeu-se através da secretaria de saúde da cidade um aumento considerável de pacientes no posto de saúde com doenças respiratórias como: asma, bronquite, pneumonia; danos no sistema nervoso central, danos no sistema cardiovascular, etc. Será que existe alguma relação entre o desenvolvimento automotivo da cidade e o aumento de problema de saúde dos moradores? Justifique. Caso exista, que soluções o grupo de estudante pode sugerir para a melhoria da saúde da população nesta cidade?”
- Elaboração do experimento: queima de uma vela.
- Utilização dos textos intitulados “sujeira no ar: combustão, poluição e automóveis”; “poluição e desenvolvimento: uma parceria que não dá certo”, extraídos do livro Química e Sociedade (2005) pesquisassem sobre o processo de combustão nos veículos automotivos; identificassem quais são esses produtos (compostos de carbono); como cada produto liberado prejudica a saúde; o que podemos fazer como cidadão para diminuir este tipo de poluição.
- Intervenção didática e avaliação da SP.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente a SP foi lida pelos grupos dos alunos. Pode-se perceber que eles se sentiram conflitados, como esperado, pois tinham algumas idéias, mas não sabiam como resolver a SP. Diante disso, uma vela foi acesa e tampada com copo de vidro transparente. Depois de alguns segundos a vela apagou sendo iniciada uma discussão sobre a atividade. Algumas questões foram levantadas: Por quê a vela apagou? Sabendo que o ar que respiramos é uma mistura de vários gases, qual deve ser o gás responsável para que a vela continue acessa? Qual deve ser a condição necessária para que um material pegue fogo? Nesse instante forram introduzidos os conceitos de combustível(a vela) e comburente(O2), combustão completa e incompleta sendo dada ênfase a combustão nos veículos automotivos, como caminhões e ônibus que queimam óleo diesel e quando seus motores não são bem regulados produzem fuligem(C) prejudicial a saúde. Em seguida os alunos leram os textos, discutiram e elaboraram uma resposta a SP.
Analisando de uma maneira geral as respostas dos grupos à SP, todos afirmaram que existe uma relação entre o desenvolvimento automotivo e o aumento de problema de saúde das pessoas. Os grupos 1, 3, 4 e 8 apresentaram uma resposta bastante coerente contudo, não relatou quais eram as substâncias produzidas no processo de combustão. Os grupos 2, 5, 6 e 7 relataram as doenças causadas por conta das combustões. Grande parte dos grupos sugeriu soluções muito semelhantes para diminuir ou acabar este tipo de combustão, como utilizar um combustível menos poluente, usar um conversor catalítico, regular os carros.
Os grupos 6 e 7 atingiram todos os objetivos, escrevendo o processo de combustão, seus produtos, problemas causados por estes produtos e sugestões para a melhoria deste problema.


CONCLUSÕES: A estratégia didática de resolução de situação-problema mostrou-se bastante eficaz, pois contribuiu para que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento, O conflito tido como obstáculo para a aprendizagem estimulou o raciocínio, o interesse e participação dos alunos, como esperado.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus e a minha família pelo apoio dado e a Professora Drª Angela F. Campos, pela sua ajuda, paciência e ensinamentos ao longo deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACEDO, L. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: editora Artmed, 2002. cap 5 p. 113-135.
MEIRIEU, P. Aprender....Sim, mas como?. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
MÓL, G.S.; SANTOS, W.L.P. Química e sociedade: volume único, ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005. P.399 e 400.
NUÑEZ, I.B.; SILVA, S.F. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes reflexões teórico-metodológicas. Química Nova, v.25, n.6B p. 1197-1230, 2002.