TÍTULO: Memória no Laboratório: Utilização do lúdico facilitando a aprendizagem sobre Materiais de Laboratório no Ensino de Química

AUTORES: SILVA, J.L. (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a aplicação de um jogo didático como método facilitador do conhecimento à Química do Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de um conteúdo químico ‘Materiais de Laboratório’ para a confecção do lúdico, tendo em vista o aprimoramento das aulas de Química, com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga Oliveira, João Pessoa - PB. A utilização do jogo possibilitou o desenvolvimento do raciocínio, argumentações a partir da metodologia lúdica, além de motivar o ensino-aprendizagem dos discentes.

PALAVRAS CHAVES: jogo didático, ensino aprendizagem, química.

INTRODUÇÃO: A proposta de se inserir atividades lúdicas no ensino da Química demonstra a preocupação em tornar o estudo da disciplina atrativo e de fácil compreensão bem como a necessidade de se encontrar formas alternativas de abordar os conceitos científicos garantindo a aquisição do conhecimento pelo aluno.
O aluno de Ensino Médio como agente ativo do processo ensino-aprendizagem, tem a possibilidade de desenvolver o raciocínio, argumentações a partir da metodologia lúdica, estabelecendo relações entre as regras do jogo e os conceitos da Química.
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a construção e utilização de jogo relacionado ao estudo da Química em sala de aula, e no laboratório de Química.


MATERIAL E MÉTODOS: O Jogo Memória no Laboratório confeccionado pelas alunas do curso de Licenciatura em Química do IFPB, abordando o conteúdo de Materiais de Laboratório, foi aplicado durante a aula de Química no 2º semestre de 2009, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira (CLGO), João Pessoa - PB. Na respectiva aula, os discentes colocaram em prática tudo o que haviam aprendido sobre o assunto teórico, já citado, ministrado em sala de aula e nas aulas práticas.
A Memória no Laboratório é composta por 38 peças, sendo 19 pares. Onde uma peça de cada par tem uma figura e a outra o nome correspondente. Tudo elaborado com materiais de baixo custo e fácil aquisição.
Neste jogo podem participar no mínimo dois jogadores. A regra básica do jogo de memória é que cada jogador deve procurar o par para a primeira peça levantada. Encontrando o par, o jogador pega para si as duas peças e repete a jogada até não mais completar o par. Quem juntar mais peças ganha o jogo.
Este jogo foi utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem, nas aulas de estágio.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As figuras 1 e 2, ilustram o jogo e a participação dos alunos.

Figura 1: Memória no laboratório Figura 2: Alunos

O jogo, Memória no Laboratório, foi uma ferramenta de grande utilidade no ensino do conteúdo de Materiais de laboratório, tendo em vista que a escola mencionada não possui uma grande variedade de materiais de laboratório. E para integrar os alunos aos mesmos, foi utilizada essa metodologia lúdica, onde se obteve um excelente resultado.






CONCLUSÕES: Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado. Utilizar jogos com os alunos do Ensino da Química é significativo na efetivação da aquisição dos conhecimentos e na consolidação da educação.

AGRADECIMENTOS: Ao CLGO, ao IFPB campus João Pessoa e a Capes pela bolsa do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, C., Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências, 1998.

CUNHA, M. B., Jogos Didáticos de Química, Santa Maria, Grafos, 2000.