TÍTULO: Métodos experimentais para uma aprendizagem lúdica e palpável da ciência

AUTORES: ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SILVA, M.V.S. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC)

RESUMO: Pode-se observar nas escolas, principalmente da rede pública, a dificuldade dos
estudantes com as abstrações da química teórica sem um argumento palpável e
desconectado do cotidiano. Desse modo observa-se uma crescente dificuldade no
aprendizado da química e o elevado número de reprovações e abandono escolar. Este
trabalho tem como objetivo estimular professores e alunos sobre um tema que aborda
química com a proposta de responder seus próprios questionamentos através de
experimentos científicos a baixo custo. Dessa forma, mostrando que estes incentivos às
vezes são necessários para mostrar a professores que eles podem fazer a ciência dentro
de sala de aula de uma forma simples e divertida com a ajuda dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem, aprendizagem lúdica e palpável

INTRODUÇÃO: "O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria
situações-problemas" como diz JEAN PIAGET. Desse modo, os próprios professores muitas
vezes surpreendessem com situações-problemas criada pelos alunos que gera uma polêmica
melhorando o aprendizado tanto do aluno como do professor. Afinal, este está sempre
pronto para aprender novos conhecimentos, pois todo dia é uma experiência nova pelo
simples fato de surgir questionamentos a cada assunto que muitas vezes nem paramos para
nos questionar. JEAN PIAGET explica que a criança é um ser dinâmico que a todo momento
interage com a realidade, com o ambiente o que provoca desequilíbrios e reequilibrações
sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento pelo simples ato de
ser desafiado pelo professor.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, trabalhamos com professores. Todos se encaminharam para uma sala com a
idéia de assistir aula. No entanto, abordamos um assunto sobre ciência e pedimos para
que fizessem um questionário. Ao final, separamos em equipes e explicamos que em uma
semana desenvolveriam experimentos de baixo custo que pudessem responder seus
próprios questionamentos. Estes experimentos foram desenvolvidos com a estimulação
dos monitores, ou seja, discussões entre monitor-professor sobre as problemáticas que
poderiam ser encontradas a cada passo do experimento em construção. Ao final,
apresentando um experimento conduzido pelo monitor (através de indagações), mas que
foi realizado exclusivamente com as respostas teóricas dos professores que fez com
que resultasse em brilhantes trabalhos. Este mesmo método foi realizado com um grupo
de alunos. Assim, podemos comparar o desempenho em diferentes períodos de professores
e alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com este trabalho podemos verificar que o professor pode usar sua criatividade para
fazer uma aula ser mais divertida como mostraram nas atividades em que aplicamos, pois
apresentaram poemas, músicas, teatro com o assunto ciência. Além disso, desenvolveram
experimentos de baixo custo que podem explicar o funcionamento de um equipamento que
pode ser complexo para os alunos mas que foi demonstrado de uma forma simples e com
materiais a baixo custo, como por exemplo, um fotômetro. Ao mesmo instante, percebemos
que os alunos desenvolveram mais experimentos que os professores pela simples
curiosidade e ousadia de experimentar todas as idéias que surgem estando certos ou
errados.

CONCLUSÕES: Enfim, esta forma de aprendizagem foi bastante eficaz em nossas análises em relação aos
professores e aos alunos podendo ser observada com suas apresentações no qual perderam
a sua timidez em fazer um teatro com a ciência, poemas, experimentos científicos,ou
seja, foram ousados, souberam usar todas as suas possíveis ferramentas para fazer a
ciência de uma forma diferente. Uma metodologia desafiante em que precisavam responder
suas dúvidas usando a criatividade. Dessa forma, descobrem o quanto são capazes.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Seara da Ciência e a UFC pela a oportunidade de desenvolvermos o trabalho
apresentado

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança . 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 389 p