TÍTULO: Orientação Epistemológica das aulas de Química em Angola vista por alunos da 7ª classe (alunos com 12 anos de idade)

AUTORES: BACA, L. (ISCED) ; ONOFRE, M. T (FMH) ; PAIXÃO, M. F. (ESEIPCB)

RESUMO: O ensino de Química angolano atravessa dificuldades consideradas na percepção dos alunos sobre planeamento e acção dos professores. O objectivo é identificar as percepções dos alunos, para posterior intervenção na qualificação e formação de professores. A pesquisa é exploratória interpretativa, inclui 32 professores entre grupo de experts e de controlo, e alunos da 7ª classe. A hipótese é “os professores experts apresentam um Conhecimento Didáctico valorizador de pedagogias activas, promotoras da aprendizagem dos alunos partindo dos problemas diários da aprendizagem com melhor qualidade”.Os resultados foram processados pela análise estatística dos dados obtidos dos Questionário. Os alunos do grupo de experts explicitam, uma perspectiva didáctica epistemologicamente mais consistente.

PALAVRAS CHAVES: percepção, ensino da química , perspectivas

INTRODUÇÃO: O professor, com o seu saber, estimula nos alunos uma atitude activa e desenvolve neles o cognitivo, afectivo e o psicomotor, para que possam sentir-se envolvidos na construção das suas vidas pessoais e da sociedade.
Quanto à actividade de ensino e sua fundamentação epistemológica, Cachapuz (2000) considera quatro perspectivas, e destacamos somente o ensino por descoberta (EPD) e o ensino por pesquisa (EPP).
No EPD, Cachapuz (2000) considera os alunos aprenderem, por si, qualquer conteúdo a partir de observação; de que é o método científico que leva à descoberta de factos novos, de modo empírico e por generalização indutiva. Na perspectiva do EPP o professor problematiza os saberes, daqueles que têm maior relevância social, considera as ideias prévias dos alunos, organiza o processo de partilha, interacção e reflexão, promove debates sobre situações problemáticas, desenvolve a criatividade dos alunos; estes, assumem um papel de pesquisadores e realizam trabalho experimental; pensam, agem, comunicam-se e partilham opiniões.
O objectivo proposto, consiste em identificar as percepções dos alunos sobre as opções epistemológicas de planeamento e acção de ensino que caracterizam o Conhecimento Didáctico dos Professores de Química da 7ª classe de escolas de Angola.
Apresentamos a análise dos resultados obtidos a partir dos questionários de resposta fechada, aplicados aos alunos de dois diferentes grupos de professores, para comparar o Ensino da Química, dos dois grupos, quanto a orientação epistemológica que sustenta as opções didácticas, segundo percepção dos alunos. Propomo-nos encontrar soluções para ultrapassar problemas que se evidenciam na qualidade do ensino de Química. È importante saber como é que os alunos percepcionam a intervenção do seu professor na sala de aula.


MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho os materiais utilizados foram os consumíveis, como sendo papel e esferográficas para responder aos questionários, giz e quadro. Quanto aos métodos os dados foram recolhidos através dos questionários aplicados aos alunos. A pesquisa é exploratória e interpretativa com estudo multicaso (professores experts e professores não experts) envolvendo o recurso a metodologias de recolha e tratamento de informação de natureza quantitativa que, posteriormente, também será qualitativa. A abordagem tem um cariz quantitativa dos resultados que foi processada com recurso à análise estatística descritiva e inferencial de dados quantificados. Os resultados foram obtidos a partir dos questionários aplicados aos 1404 alunos, distribuídos em 679 alunos do grupo de controlo e 725 alunos do grupo de experts, todos são da 7ª classe. Os professores considerados experts, foram identificados como tal pelos directores e restantes professores de Química das suas escolas Organizaram-se dois textos, identificados de A e B, evidenciando, respectivamente, orientações de EPD e EPP. Os alunos marcaram como primeiro o texto que representa a forma como gostariam que fossem as aulas de Química e como segundo o texto que corresponde à realidade do que acontece nas aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados referentes a opinião dos alunos sobre o texto A, que caracteriza o ensino por descoberta “As aulas de Química deveriam ser dadas nos laboratórios de Química e/ou em aulas com todos os materiais necessários, em que o professor só orientaria os alunos para descobrirem a matéria através de experimentação que se realizaria por pequenos grupos formados na turma. No final, o professor organizaria a discussão entre os vários grupos em relação ao aprendido por cada grupo”.
Os alunos dos dois grupos elegem o texto A como o que melhor representa a forma como gostariam que fossem as aulas de Química com as percentagens mais altas de 42,39% e 43,79% para os grupos de controlo e experts respectivamente.
Para esta questão os resultados revelam similitude nos dois grupos, não obstante haver uma opinião mais acentuada para os alunos dos professores do grupo de experts .

Os dados referem-se ao texto B “Nas aulas de Química o professor organizaria a matéria de modo a que esta interessasse os alunos e conduziria a aula através de questões que a relacionassem com aspectos da nossa vida. Os alunos fariam pesquisas e experiências para saberem mais e para tornarem claras as suas ideias. Trabalhariam muitas vezes em grupo, ajudando-se e haveria, também, debates de modo a que os alunos apresentassem as suas conclusões e opiniões”. O texto B coloca os alunos perante a perspectiva de Ensino por Pesquisa.
Os dados resultantes revelam que, na opinião dos alunos dos professores do grupo de controlo, como realidade das aulas de Química, valora-se em 43,05%, enquanto que para os alunos inqueridos dos professores experts valora-se 43,78% identificam esta perspectiva como a realidade das suas aulas de Química. Também para o texto B os alunos do grupo de professores experts revelam-se com a opinião mais consistente que os de controlo.


CONCLUSÕES: Os resultados relativos à percepção dos alunos sobre as perspectivas do ensino da Química revelam que o texto que representa como deveriam ser as aulas de Química é o A que corresponde a perspectiva de Ensino por Descoberta. O texto B, que corresponde ao Ensino por Pesquisa, na opinião dos alunos, representa a forma como entendem que têm sido as suas aulas de Química.
À identificação das aulas na perspectiva do actual Ensino Por Pesquisa, antes de avançarmos alguma hipótese, analisaremos, por observação e entrevistas, num estudo já em desenvolvimento, as práticas pedagógicas dos professores envolvidos no estudo aqui apresentado, com os alunos que responderam ao questionário do presente estudo.


AGRADECIMENTOS: Agradeço muito humildemente aos organizadores do evento e aos meus professores Fátima Paixão e Marcos Onofre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A (2000). Formação de professores. Ciências. Perspectivas de Ensino. Centro de Estudos em Educação em Ciências. Porto