TÍTULO: Conceitualizando Reações Químicas por Abordagem de um Tema Transversal

AUTORES: SANTOS, CPF (UFCG) ; JAVIER, LAT (UFCG) ; SILVA, TTL (UFCG) ; OLIVEIRA, TP (UFCG) ; SILVA, AM (UFCG)

RESUMO: Conceitualizar reações químicas por uso de temas do cotidiano é uma prática que promove um maior interesse dos alunos, através de uma interação mais dinâmica, que busca a compreensão por uso de seus conhecimentos prévios. A proposta pedagógica apresentada tem o propósito de educar para o desenvolvimento sustentável, através da educação ambiental. A metodologia foi aplicada a duas turmas, uma de 8° e uma de 9° ano, em uma escola de educação básica da cidade de Cuité-PB, a fim de prover avaliação do método, através do caráter comparativo e quantitativo, junto às formulações dos esquemas de reação, bem como de questionário proposto aos discentes para resolução. Os resultados obtidos indicam o uso dessa ferramenta didática como proposta pertinente ao processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: reações químicas, educação ambiental, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: Promover o estudo das reações químicas como uma interação entre átomos não é tarefa fácil, pois o modo de aplicação de alguns conteúdos na química é trabalhado muitas vezes de forma inconcisa, expondo conceitos, porém não os explorando da maneira adequada, tornado-se esta uma ciência de difícil compreensão e muitas vazes abstrata, distante da realidade do aluno. Entretanto, desde 1996 foram institucionalizadas no Brasil as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), visando uma reforma significativa no ensino básico (ZYLBERSZTAJN, 2008).
Uma das propostas mais relevantes deste trabalho é a possibilidade de adotar novas metodologias de ensino e de avaliação que estimulem os estudantes. O conhecimento químico a ser trabalhado como base para o entendimento de situações do cotidiano deve ser abordado em um nível adequado ao desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Para Ausubel (apud MOREIRA, 1982), as estratégias de ensino devem ser orientadas no sentido de possibilitar um aprendizado significativo, propondo assim um ensino “ancorado” aos conhecimentos prévios.
Utilizando-se das implicações atribuídas ao aquecimento global, o referido trabalho busca desenvolver uma atividade que procura expor alguns conceitos iniciais sobre reações químicas de uma forma dinamizada, acentuando as ações e os efeitos que são recorrentes para a promoção do efeito estufa.
Apoiados nos conceitos de reagentes e produtos, as referidas implicações foram organizadas e representadas a partir de figuras, que demonstraram suas capacidades de causas e conseqüências, respectivamente, formando esquemas de reação. Com base nesse processo, pretende-se despertar o interesse dos estudantes, analisando seu comportamento frente a formulação de suas próprias reações.


MATERIAL E MÉTODOS: Com o objetivo de proporcionar ao aluno não só a compreensão de conceitos referentes às reações químicas, mas também a sensibilização às conseqüências promovidas por essas reações junto à atmosfera do planeta, optou-se por trabalhar através de esquemas sob a forma de reações químicas. Para esse fim, foram utilizados impressos de figuras que representam ações e conseqüências pertinentes ao aquecimento global, fixados sobre cartolina na forma de cartões, como componentes envolvidos no processo de reação. Os referidos cartões foram então organizados sobre um quadro de zinco, por uso de ímãs. A atividade foi proferida como forma de aprendizagem e demonstração a duas turmas do ensino fundamental 8° (turma 1) e 9° ano (turma 2), com 18 e 19 alunos, respectivamente, de uma escola da educação básica do município de Cuité-PB, sendo comumente aplicada a metodologia tradicional com aulas expositivas. Visando despertar um maior interesse dos estudantes, foi sugerida a proposta da auto-formulação das novas reações, sendo utilizadas as mesmas figuras em ambas as turmas, onde cada aluno teria de formar seu próprio esquema de reação, como mostra a figura 1. No intuito de quantificar o aprendizado dos discentes, foi proposto um questionário aos alunos, que permitisse, em primeira instância, despertar o raciocínio em um âmbito de relações com o tema em questão.
Para executar o conjunto de atividades citado, foram necessárias duas aulas de sessenta minutos para cada uma das referidas turmas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos através dos dados coletados, assim como uma comparação percentual são apresentados na figura 2. O maior índice de acertos apresentado aos alunos do 9º ano, reportados a notas entre 6 à 8 e 8 à 10 pode ser atribuído ao maior conhecimento prévio que esses discentes detêm, bem como um nível de complexidade um pouco mais elevado dessas informações, por se tratar de uma turma do último ano do ensino fundamental.





CONCLUSÕES: Com o auxílio das figuras tidas como componentes de uma reação química, verificou-se uma melhor aprendizagem dos estudantes ao objeto de estudo. Esta ferramenta permitiu uma aula mais dinâmica e interativa, atraindo, dessa forma, a atenção dos alunos aos conceitos por meio de atividades práticas.
Promover a aceitação e intervenção desta metodologia de ensino demonstra a necessidade em elaborar e executar novas propostas pedagógicas que visem aproximar a ciência da vida cotidiana dos estudantes e contribuir, portanto, com o processo ensino-aprendizagem.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. 2008. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para as Ciências do Ensino Médio: Uma Análise a Partir da Visão de Seus Elaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, 13: 257-274.

MOREIRA, M.A. e MASINI, E.F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.