TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O ENSINO DO ASSUNTO INTRODUTÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: ARAÚJO, S.M.F. (IFPB) ; OLIVEIRA, N.F. (IFPB)

RESUMO: Este trabalho foi aplicado numa escola estadual localizada na cidade de João Pessoa-PB e tem por escopo evidenciar a necessidade de realização de uma avaliação com função de diagnóstico numa turma da 2ª série do ensino médio ainda em iniciação.Foi aplicado, primeiramente, um exercício de sondagem sobre o assunto hibridizações do átomo de carbono a fim de diagnosticar em que nível de conhecimento a turma encontrava-se e, após a ministração do assunto, um exercício contextualizado com o intuito de verificar o nível atual em que os alunos encontravam-se.Percebemos que quando diagnostica-se os níveis de conhecimento dos alunos e promove-se o requisitos necessários, estes adquirem um conhecimento estruturado e sequencial possibilitando a aquisição de novos níveis sem grandes dificuldades.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, diagnóstico, nível de conhecimento.

INTRODUÇÃO: A avaliação deve ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que o aluno se encontra tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no processo de aprendizagem (LUCKESI, 1990).
Tendo isso em vista, buscamos proporcionar aos alunos da 2ª serie do ensino médio da Escola Estadual Cônego Luiz Conzaga de Oliveira a superação do nível inicial de conhecimento sobre o assunto hibridização do átomo de carbono, levando-os a compreender melhor os próximos assuntos da parte introdutória sobre química orgânica a serem ministrados na disciplina, diagnosticando cada grau de conhecimento que a turma adquiria ao realizar ações planejadas e propondo atividades a fim de que avançassem para um nível mais elevado de conhecimento.


MATERIAL E MÉTODOS: Foi aplicado, inicialmente, um teste de sondagem sobre o assunto hibridização do átomo de carbono, o qual já havia sido ensinado na série anterior, com o escopo de constatar o nível de compreensão do assunto. Verificado o grau em que se encontrava a turma, partiu-se para a revisão do assunto, utilizando-se aulas expositivas.
Em seguida, procedemos à aplicação de um exercício contextualizado sobre o assunto, dividido em níveis de complexidade, a saber: compreensão do conceito de hibridização, aplicação do conceito de hibridização sp3, aplicação do conceito de hibridização sp2 e sp, e nível de julgamento da hibridização que melhor explicava as ligações feitas por um dado átomo de carbono indicado em um certo composto. Todas as questões foram contextualizadas, ou seja, o aluno buscou apoio no enunciado da mesma (MORETTO, 2001).



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao proceder a análise do teste de sondagem verificamos que todos os alunos não conseguiram explicar o fenômeno da hibridização do átomo de carbono, nem mesmo o sentido do termo hibridização. Após as aulas e aplicação do exercício contextualizado constatamos a superação da fase inicial em que a turma localizava-se e a facilidade em compreender, dos alunos, e de ensinar, dos professores, os assuntos posteriores de química orgânica uma vez que o nível de conhecimento da turma estava propício para tal situação, satisfazendo a condição de diagnóstico descrita por Luckesi. Constatamos, ainda, que o exercício contextualizado reforçou e esclareceu ainda mais o assunto, sendo mais um indicador do grau de aprendizagem adquirido pelos alunos, para que,então, o conteúdo avançasse.

CONCLUSÕES: Ao analisar os resultados obtidos, concluímos ser de extrema importância a verificação do nível de conhecimento dos alunos ainda em fase inicial de aprendizagem na disciplina de química para que estes não levem consigo dúvidas para outras séries, comprometendo sua aprendizagem. Concluímos, ainda,que o diagnóstico das necessidades dos alunos iniciantes no 2° ano do ensino médio teve uma imensa contribuição para o desenvolvimento destes na disciplina de química, mais especificamente no estudo introdutório da química orgânica.

AGRADECIMENTOS: A DEUS E AO PIBID/CAPES/FNDE/IFPB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LUCKESI,C.C.Prática docente e avaliação.Rio de Janeiro.ABT,1990.
MORETTO,VASCO PEDRO.Prova um momento privilegiado de estudo - não um acerto de contas.Rio de Janeiro.DPeA,2001.