TÍTULO: MOSTRA DE ALIMENTAÇÃO – PROJETO INTERDISCIPLINAR

AUTORES: PERES, S.R.R. (UNIPAMPA) ; MELLO, L.D. (UNIPAMPA)

RESUMO: Este trabalho descreve um projeto de pesquisa e ação desenvolvido inicialmente na disciplina de química e que culminou em sistematizar uma Mostra de Alimentação para ocorrer anualmente dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Aceguá, em Aceguá (RS). A execução do Projeto na escola demandou um período de dois meses envolvendo várias disciplinas. O trabalho resultou em um evento de dois dias letivos consecutivos com apresentação de palestras, trabalhos realizados pelos próprios estudantes e participação em oficinas. A proposta de trabalho atingiu os seus objetivos, pois proporcionou uma articulação entre os saberes escolares com os saberes sociais. Houve a apropriação do saber de uma maneira prazerosa, compensando a forma linear até então tratados os conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: educação em química, projeto interdisciplinar, alimentos

INTRODUÇÃO: Temas amplos e transdisciplinares como alimentos e educação nutricional podem ser trabalhados nas escolas por meio de estratégias que incluem o ensino através de projetos. O foco da pedagogia de projetos é a necessidade de ir além do âmbito escolar ampliando o processo ensino-aprendizagem, de modo que o cotidiano se torne um laboratório vivo no qual o conhecimento é personificado em melhorias para todos. Tal modelo, necessariamente atrelado à interdisciplinaridade, deve ser amplamente difundido no contexto educacional contemporâneo na tentativa de superar definitivamente o modelo tradicional e tecnicista com que os conteúdos das disciplinas científicas são tratados, como no caso da disciplina de química. Associado a isto, projetos interdisciplinares no ensino médio constituem em metodologias que seguem as orientações das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) que refere-se à contextualização do ensino com a realidade dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: A estrutura do projeto envolveu as seguintes etapas; problematização, escolha do tema, escolha dos sub-temas a serem trabalhados nas disciplinas, pesquisa, sistematização, execução e avaliação. O desenvolvimento do trabalho teve início a partir de um pré-projeto no qual foi delineado o tema alimentação desenvolvido em quase todas as disciplinas da escola, desde as séries iniciais ao nível médio, durante dois meses. Os trabalhos interdisciplinares durante as aulas culminaram no evento realizado na escola (divulgação dos resultados) que demandou 2 dias consecutivos do calendário letivo cuja abordagem consistiu de atividades como palestras, oficinas, apresentação de trabalhos orais e em posters. Na execução do projeto priorizou-se por proporcionar a participação integral dos alunos nas atividades desde a organização (comissão de professores e alunos) até a apresentação dos trabalhos. A avaliação foi feita ao término da atividade, com a participação efetiva de todos os participantes do evento (alunos, professores, funcionários, pais e pessoas da comunidade). O instrumento consistiu no preenchimento de fichas de avaliação contendo questões de marcar, questões para pontuar sobre determinado critério de avaliação estipulado e em perguntas de opinião (LUDKE E ANDRÉ, 1986). Tendo como parâmetros os objetivos propostos no pré-projeto, o modo de apresentação dos resultados teve a finalidade de verificar quais pontos foram destacados positivamente e quais aspectos necessitam de melhorias, uma vez que, pretende-se dar continuidade a este projeto em anos posteriores.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na avaliação foram atribuídos conceitos; fraco, regular, bom, muito bom e ótimo e os dados expressos em termos percentuais. Os critérios estabelecidos nas fichas de avaliação preenchida pela comissão de avaliadores constaram, entre outros, apresentação dos trabalhos e dos integrantes do grupo, interesse, participação nas atividades propostas, relevância dos trabalhos apresentados. Os critérios estabelecidos nas fichas de avaliação preenchida pelos participantes (comunidade em geral) constaram, entre outros, organização, pontualidade, instalações físicas adequadas, relevância dos trabalhos abordados, interesse e participação nas atividades propostas. De acordo com a análise das avaliações obtidas pela comissão, concluiu-se que o evento apresentou como conceitos gerais, muito bom a ótimo, em especial, com relação aos critérios de higiene e organização na apresentação e no critério degustação dos alimentos e socialização. Da análise da avaliação feita pelos participantes, percebe-se que a organização do evento foi muito boa. Observou-se a necessidade de busca por desenvolvimento de trabalhos mais interessantes para os alunos; visto que nem todos mostraram interesse e participação nas atividades, como observado pelo alto percentual do conceito bom obtido neste critério. Considerando a abrangência do projeto, no qual mobilizou toda a escola, muitos pontos precisam ser aprimorados, principalmente em relação ao planejamento dos sub-temas trabalhados entre disciplinas, de forma a proporcionar uma melhor homogeneidade nos conteúdos. Apesar disto, os objetivos propostos para esta edição do evento foram alcançados, como a integração, interesse e facilidade de abordagem dos conteúdos das disciplinas.

CONCLUSÕES: Através deste trabalho, os participantes vivenciaram uma realidade educacional diferente, dinâmica, onde pode-se aproximar comunidade e escola. Houve uma interação não apenas na busca tradicional de transmissão de conhecimentos, mas de uma educação de fato significativa. Cada estudante pode buscar referenciais teóricos que pudessem complementar e até mesmo preencher lacunas até então desconhecidas para muitos. Este tipo de aprendizagem através da vivência de situações novas permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida do futuro cidadão.

AGRADECIMENTOS: A coordenação da pós-graduação Latu Sensu em Educação em Ciências e Tecnologia, Unipampa, Campus Bagé (RS).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.