TÍTULO: Avaliação do rendimento escolar

AUTORES: FERNANDES,D.D.S. (UEPB) ; COSTA,G.B. (UEPB) ; BEZERRA,A.F. (UEPB) ; OLIVEIRA,G.P. (UEPB) ; BARROS,R.A. (UEPB) ; XAVIER,M.B.C. (UEPB) ; ANSELMO,G.C.S. (UFCG)

RESUMO: Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória sobre o rendimento escolar, que é obtido através da avaliação feita, como "prova", visou-se saber a importância da avaliação escolar como indicador da aprendizagem do aluno e aplicar a idéia de que avaliação deve ser feita para aprimorar os conhecimentos do aluno e não para deixa-los traumatizados. Desta forma observamos de imediato a reação de desespero dos alunos quando se ouve a palavra avaliação e se constata que eles só estudam quando se tem “prova” marcada.


PALAVRAS CHAVES: avaliação, educação, ensino.

INTRODUÇÃO: No século XXI, os avanços tecnológicos aumentam cada vez mais e as exigências refletem na sociedade, que acaba exigindo da população uma melhor qualificação. Sendo assim, o processo de ensino – aprendizagem é ponto chave para uma ascensão da qualidade, principalmente na hora de avaliar, pois esta avaliação acaba por atestar uma “qualificação”, que muitas vezes não atendem as necessidades do mercado. Então é preciso analisar as formas/métodos que a população esta sendo avaliada.
Quando se pensa em discutir avaliação é preciso ter em mente que esta etapa do processo de ensino/ aprendizagem encontra-se relacionada com toda a prática escolar. A sociedade reserva às constituições escolares o poder de atribuir notas e certificados que hipoteticamente, atestam o conhecimento de cada um de seus alunos, tornando grande a responsabilidade de como/quem avalia. Neste sentido, há uma grande necessidade de educadores que possam avaliar e que façam conexão, com o conteúdo trabalhado e a prática pedagógica de avaliação.


MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em virtude da importância da avaliação escolar como instrumento que poderá auxiliar o trabalho docente e como indicador da futura aprendizagem do aluno. Na coleta de dados foi aplicado um questionário entre os estudantes do lócus da pesquisa.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa questionou aos alunos qual é a resposta imediata quando o professor decide marcar uma avaliação 64% dos alunos pesquisados afirmam que é melhor o professor marcar a avaliação para outro momento.
O respectivo trabalho demonstra que apenas 20% dos alunos estariam preparados para realizar a avaliação no momento em que o professor marca.
No concernente ao trabalho com avaliação escolar dados evidenciaram que 71,2% dos alunos afirmam que a avaliação é fundamental no processo escolar. Contrariamente 14,4% dos alunos pesquisados indicam que a avaliação é desnecessária no processo escolar.
Quando questionados se costuma estudar mesmo quando não tem prova. A pesquisa mostrou que apenas 10% do alunado pesquisado costumam estudar sempre, mesmo em momento que não haja avaliação. Por outro lado 60% dos alunos nunca procuram estudar com antecedência, a menos que haja uma avaliação marcada.







CONCLUSÕES: A partir da analise empreendida ao longo do estudo concluiu-se que, a prática de provas e exames exclui parte dos alunos, por basear-se no julgamento, a avaliação pode incluí-los devido ao fato de proceder por diagnóstico e, por isso, podem oferecer-lhes condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Texto na integra, Lei nº9. 394 de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Saraiva.

[2] LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições/Cipriano Carlos Luckesi. -18.ed.-São Paulo:Cortez,2006.