TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

AUTORES: PACHECO; H. F. (UESPI) ; CARVALHO; R. C. P. S. (UESPI) ; OLIVEIRA; M. L. (UESPI)

RESUMO: Buscou-se analisar, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, a contribuição do curso de formação continuada em ciências para a prática pedagógica dos professores participantes do mesmo. A coleta de dados procedeu-se por meio de questionários, com perguntas abertas e fechadas, a estes professores. O curso propôs inovações pedagógicas, porém, muitas destas não foram socializadas e a maioria dos professores não as utilizou em sala de aula. Assim, pode-se afirmar que o curso não representou de modo significativo uma contribuição para a prática pedagógica, isto é, para a melhoria da qualidade do ensino.



PALAVRAS CHAVES: prática pedagógica, formação inicial, formação continuada

INTRODUÇÃO: O ensino das ciências naturais deve ser um espaço privilegiado para que as explicações sobre os fenômenos da natureza e suas transformações propiciem uma mudança conceitual em relação aos conhecimentos prévios dos alunos, gerando, assim, o aprendizado. Todavia, obter êxitos quanto à concretização do ensino na aprendizagem, é uma afirmação bem distanciada do que se verifica na maioria das salas de aula, o que se observa é um despreparo pedagógico dos professores, que em parte é fruto de sua formação inicial (GIL-PÉREZ & CARVALHO, 2001).
E é com o objetivo de se minimizar tais dificuldades que se ofertam cursos de formação continuada. Contudo, faz-se necessário um estudo para verificar sua influência quando se diz que a formação continuada propõe inovações pedagógicas, socialização de experiências etc. a fim de estabelecer tanto a melhoria da qualidade de ensino em suas vertentes teórico e prática, como da qualidade do aprendizado nas vertentes científicas e pedagógicas nos diferentes domínios de sua atividade entre outros (MENEZES, 1996). Sendo assim, essa pesquisa, objetiva analisar a contribuição do curso de formação continuada em ciências naturais na prática pedagógica dos professores atuantes nas escolas municipais de Teresina (PI).


MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por meio da observação participativa direta das aulas do curso de formação continuada em ciências naturais, ofertado no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, no qual a coleta de dados se deu por meio de questionários - perguntas abertas e fechadas- direcionados aos professores participantes do curso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O curso de formação continuada em ciências naturais pretende a partir das atividades propostas, que o professor reflita sobre os temas abordados, visando seu desenvolvimento em sala de aula concordando com Menezes (1996) que diz que a formação continuada deve ser concebida em íntima relação com a própria prática docente, como tratamento dos problemas de ensino-aprendizagem.
Diante desse objetivo, verificou-se que todos os professores consideram os temas e métodos propostos relevantes para que sejam aplicados em sala de aula, porém, somente 16,7 % dos professores utilizaram essas atividade. Destas, 21,4 % foram utilizadas sem adaptação e 26,2 % foram reajustadas. A partir da utilização das mesmas os professores afirmam que essas contribuíram para a compreensão dos assuntos, além de despertar a curiosidade dos alunos para a busca de novos conhecimentos com relação aos conteúdos estudados.
Com relação aos métodos não utilizados em sala de aula, estes foram justificados, em sua maioria, devido os professores não terem lecionado o conteúdo (Gráfico 1)

Gráfico 1: Justificativa para não utilização dos métodos

** Não foram respondidos pois haviam sido utilizado

Durante as aulas do curso evidenciou--se pontos positivos como inovações metodológicas e pontos negativo que foram: abandono do curso ou falta de assiduidade, não cumprimento de horário, não socialização dos métodos abordados etc., não permitindo que os objetivos do curso fossem atingidos de forma eficiente para promover a qualidade do ensino, pois para uma formação de qualidade, o professor deve procurar renovar sua prática em busca de um ensino de melhor eficiência que resultará na transformação de sua ação docente (LIMA, 2006).




CONCLUSÕES: O curso está cumprindo com sua proposta de atualização quando se refere à apresentação de novas metodologias, porém, ainda muitos professores não estão utilizando os métodos propostos, ressaltando-se que o curso está em fase inicial.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna M. Pessoa de.Formação de professores de ciências tendências e inovações.5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, R. de S. Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. Porto Alegre, março de 2006. Disponível em < http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=25 > Acesso em: 07 de nov. de 2009.

MENEZES, Luiz Carlos de. Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. São Paulo, Autores Associados, 1996.