TÍTULO: O PIBID: RESGATANDO A IMPORTANCIA DA AULA EXPERIMENTAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS DA PARAÍBA.

AUTORES: NÓBREGA, M.D.O. (UFPB) ; SILVA, D. L. (UFPB) ; MELO, E.M.G. (UFPB) ; BRASILINO, M.G.A. (UFPB)

RESUMO: Com o intuito de resgatar a importância das aulas experimentais para os alunos do
ensino médio das escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liliosa de
Paiva Leite e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo
ambas situadas em João Pessoa, PB. O presente trabalho relata, as metodologias
utilizadas pelo projeto PIBID na reativação dos laboratórios de química das escolas e
promoção da aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: química, experimentos, aprendizagem

INTRODUÇÃO: O projeto Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi a princípio
designado com intuito de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura
plena das instituições federais e estaduais de educação superior. 1
Tendo inicio no término de 2008, o programa busca por meio de bolsa aprimorar a
formação dos graduandos de licenciatura plena como também, o mesmo busca fazer uma
interação entre Educação Superior e Educação Básica. O programa visa também
proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas,
tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem
a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Visto que o projeto é desenvolvido em escolas públicas de educação básica de ensino
médio, o mesmo visa conscientizar as escolas que de alguma forma elas podem sim ser
protagonista no processo de formação dos estudantes da licenciatura.
Visa reativar os laboratórios experimentais de química das escolas: Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Liliosa de Paiva Leite, Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo.


MATERIAL E MÉTODOS: Visando trabalhar as atividades em cima dos planejamentos anuais das escolas, marcou-
se reuniões entre professores, supervisores e coordenadores de área.Para isso,
inicialmente foram feitos levantamento de matérias e reagentes que as mesmas possuíam
e que poderiam ser utilizados nas atividades.
Quando os laboratórios já estavam devidamente organizados foram elaborados roteiros
de aulas práticas de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula pelo professor.
Ressaltando a importância da segurança no laboratório, antes de iniciar as aulas
experimentais ministrou-se então uma aula expositiva com entrega de roteiro, contendo
as principais normas e símbolos de seguranças necessárias para o desenvolvimento das
aulas. Em seguida apresentou-se aos alunos as vidrarias disponíveis no laboratório da
escola bem como outros equipamentos utilizados em um laboratório de química. Após já
terem alguns conhecimentos, desenvolveu-se experimentos Tais como:
• Tipos de Misturas;
• Indicadores Naturais de Ácidos e Bases.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A eficiência determinada nas atividades, mostrou a viabilidade do projeto realizado
nas escolas. Durante as atividades que foram sendo desenvolvidas, os alunos
apresentavam interesse, muitos alegaram que aprenderam mais. Queriam saber se no
próximo ano o projeto continuaria, pois com ajuda do mesmo melhoraram suas notas nas
avaliações. Algo muito importante foi que os alunos mudaram de opinião sobre a
química, pois viram que a mesma se encontrava presente em seu cotidiano.

CONCLUSÕES: Com o auxílio do projeto Pibid, confirmou-se que a aula experimental ajuda na
construção do conhecimento, onde a mesma é uma forma de associar a química com o
cotidiano do aluno.

AGRADECIMENTOS: CAPES, UFPB

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SEVERINO, Competência técnica e sensibilidade ético-política: o desafio da formação dos professores. Cadernos
FEDEP, São Paulo, nº 1, 2002. p. 7- 20.