TÍTULO: TABELA PERIÓDICA: Proposta Lúdica útil no processo de ensino e aprendizagem

AUTORES: ROCHA; I. F. (IFPB) ; AMORIM; E. M. J. (UFPB)

RESUMO: Neste trabalho focaliza jogos didáticos sobre Tabela Periódica, no intuito de proporcionar melhoria no ensino de Química de forma lúdica. Teve como objetivo a elaboração de jogos que possibilitasse agregar conhecimentos e estimular o interesse dos alunos pela Química. No entanto, utilizou-se dos jogos educacionais visando favorecer o ensino-aprendizagem da Tabela Periódica em Química, numa turma de 1° ano do ensino médio de uma escola pública em João Pessoa-PB. Por meio desta, a avaliação se deu através de questionários e observações. Os resultados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: jogos, tabela periódica, proposta

INTRODUÇÃO: Segundo Soares (2004), a utilização do lúdico em ensino de química e ciências é uma das propostas de nosso grupo de pesquisa . O jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. O aluno desafiado busca com satisfação a superação de seu obstáculo, pois o interesse precede a assimilação. Então o aprendizado adquirido pelo jogo se torna significativo, obtendo o mesmo sentido da situação por ele simulada.
A participação em jogos contribui para a formação de atividades sociais como respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal.
Uma forma de ensinar Química de maneira diferenciada são os jogos, pois através deles o aluno aprende e se interessa mais pelo conhecimento, ao passo que sem os jogos os alunos consideram a disciplina como difícil e decorativa. É permissível também que os jogos sejam usados como instrumento de avaliação. Nesse sentido os jogos tem como objetivo oferecer aos alunos uma aprendizagem prazerosa e eficiente.


MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente a metodologia a ser trabalhada consistiu na definição do assunto, depois foi feita pesquisa bibliográfica, em seguida a construção do jogo e por fim a aplicação da atividade lúdica e a avaliação. Foram feitas duas etapas: na primeira etapa foi aplicado o Bingo Químico constituído por cartelas contendo o símbolo e o nome dos elementos químicos e selecionados 50 elementos químicos para as peças, a segunda etapa o jogo da memória, onde uma das cartelas continha os símbolos químicos e a outra o nome do elemento. O jogo foi realizado numa turma de 9° ano do ensino médio da escola pública em João Pessoa-PB, estando presentes 20 alunos participantes. Foi aplicado um questionário (pré) para uma análise do grau de conhecimento do determinado assunto. A turma foi dividida em dois grupos para a realização da segunda etapa, cada grupo com um jogo da memória, assim deu-se início ao jogo. Os jogos tinham como objetivo uma contribuição para que os alunos associassem os símbolos e os nomes dos elementos químicos da tabela periódica.
Após a aplicação dos jogos tornou-se necessário a realização de uma avaliação da atividade lúdica e do conhecimento através da aplicação de um questionário (pós). Neste trabalho utilizaram-se os jogos, visando favorecer o ensino-aprendizagem da Tabela Periódica.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O instrumento de avaliação continha três questões abordando o assunto sobre a Tabela Periódica. Analisando os dados coletados antes do jogo, observou-se que três alunos acertaram a primeira questão e nove alunos acertaram a terceira questão, confrontando os dados obtidos dos questionários (pré e pós) houve um crescimento visível na aprendizagem e compreensão do aluno com o assunto, conforme mostra o gráfico da figura 1. Através dos resultados dos questionários e da opinião sobre os jogos em sala de aula, observou-se que os jogos despertaram a curiosidade dos alunos a respeito dos elementos químicos e seus símbolos, tornando-se mais significativa à aprendizagem. Quando foram solicitados para justificar a sua resposta, os alunos responderam que os jogos serviam de estímulo para o estudo, onde 40% dos alunos justificaram que ficava mais fácil de aprender, para 20% acharam o jogo bom 30% despertou curiosidade e 10% classificaram como regular, conforme o gráfico da figura 2.





CONCLUSÕES: Finalmente, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que a introdução da atividade lúdica na aprendizagem da Tabela Periódica foi positiva e bem aceita, pois o jogo se mostrou interativo no processo de ensino e aprendizagem, assim os jogos, surge como uma ferramenta complementar interessante para a construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Soares, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogos em Ensino de Química.. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2004.