TÍTULO: CONSTRUINDO MODELOS ATÔMICOS ILUSTRATIVOS

AUTORES: SANTOS, A. O (IFPB)

RESUMO: A partir do 9° ano do ensino fundamental que os alunos iniciam seus estudos de química, e são várias as novidades trazidas nessa nova disciplina, que acaba despertando a curiosidade deles.É nessa hora que o professor deve usar sua habilidade ilustrativa para conquistar o interesse dos alunos pela Química.Percebendo essa oportunidade de otimizar e contextualizar o conteúdo em estudo, Modelos Atômicos, foram construídos 4 modelos atômicos ilustrativos(Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr).Para isso,1turma de 24 alunos do 9° ano do E.F. de uma escola foi dividida em 4 grupos de 6 , onde cada grupo construiu e apresentou 1 dos modelos atômicos citados acima.Após a apresentação, eles responderam um questionário avaliando a parte educativa e a metodologia alternativa.O resultado foi excelente.

PALAVRAS CHAVES: modelos atômicos, ilustração, metodologia alternativa

INTRODUÇÃO: Assim como uma mãe tem bastante cuidado com os primeiros passos de seu filho no chão, o professor de Química, principalmente, deve ter com os seus alunos que estão iniciando a construção do conhecimento de uma nova disciplina, que por natureza já é considerada muito difícil. Se o aluno não se sentir atraído, encantado nos primeiros contatos que geralmente ocorrem no 9° ano do ensino fundamental, dificilmente ele irá ter um bom relacionamento e desenvolvimento dos conteúdos posteriormente.
É necessário que os educadores de química despertem e percebam que só o método tradicional de ensino já não surte tanto efeito, e que as novas tecnologias e as metodologias alternativas devem ser incorporadas cada vez mais ao cotidiano de nossos alunos para conquistá-los de verdade. E essa conquista pode ser iniciada simplesmente quando o educador propõe uma mudança em sua metodologia de ensino, quando ele contextualiza e ilustra os conteúdos que na maioria das vezes são de uma abstração total.
Pois segundo Bernardelli (2004) para tornar melhor o ensino-apredendizagem de Química deve-se abandonar metodologias ultrapassadas e investir nos procedimentos didáticos alternativos.
Logo nesse trabalho apresenta-se a construção de quatro modelos atômicos ilustrativos, como forma de promover aulas dinâmicas que possam despertar o interesse dos alunos pela disciplina de Química. Fazendo uma aliança entre a parte educativa e a apresentação de uma metodologia alternativa.


MATERIAL E MÉTODOS: Para execução desse trabalho, primeiramente houve a explicação do conteúdo A estrutura da matéria – Modelos Atômicos, durante três aulas de 45 min cada, em dias alternados. Essas aulas foram ministradas para 24 alunos do 9° ano de Ensino Fundamental, em uma escola privada da cidade de Bayeux – PB, de forma expositiva dialógica. Os quatros modelos estudados foram respectivamente o de Dalton, o de Thomson, o de Rutherford e o de Bohr. Depois dessas aulas, a professora de Química, elaboradora desse trabalho, dividiu a turma em 4 grupos de 6 alunos e sorteou os quatros modelos atômicos citados acima entre esses grupos. Após essa divisão de modelos e grupos, foi proposto pela professora que cada grupo construísse seu modelo atômico ilustrativo e apresentasse para toda a turma posteriormente. Para a confecção dos modelos, os alunos poderiam usar qualquer tipo de material, embora a professora tenha dado algumas sugestões e orientações. Uma semana depois, cada grupo teve cerca de 10 min para apresentar para a turma o seu Modelo Atômico Ilustrativo construído. Durante as apresentações percebeu-se que os grupos optaram por utilizar principalmente bolas isopor, arame e tintas coloridas do tipo Guache como materiais, conforme a figura 2 que vai em anexo. Após essa apresentação, foi aplicado o questionário avaliativo com todos os alunos da turma onde existia 4 perguntas referentes a parte educativa (verificando os acertos e erros) e 5 perguntas da parte metodologia alternativa (verificando a aprovação ou Não), totalizando 09 perguntas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a aplicação do questionário avaliativo, foi realizada a coleta de dados para que se pudesse fazer um levantamento do desempenho obtido. Esses dados foram contabilizados separadamente de acordo com o tipo de pergunta, se eram da parte de metodologia alternativa ou da parte educativa, conforme está descrito na metodologia.
Depois da separação, os dados foram organizados em um gráfico, que vai em anexo como Figura 1, onde se encontra o Gráfico1-Questionário Avaliativo – Educativa e Metodologia Alternativa. Durante a apresentação foi notória a troca de informação e o envolvimento de todos os alunos da turma, com seus modelos ilustrativos construídos e também com os dos colegas.






CONCLUSÕES: Diante do exposto ao longo do trabalho e das porcentagens extraídas conclui-se que:
• Com relação à parte Educativa foram obtidos 88,5% de acertos contra apenas 11,5% de erros;
• Foram obtidos 83,3% com relação à aprovação da metodologia alternativa, contra apenas 16,7% de NÃO;
Esse resultado foi considerado excelente, pela educadora elaboradora desse trabalho.


AGRADECIMENTOS: Agradeço a participação dos alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do Educandário Santo Antônio que foram elementos fundamentais nesse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar - um processo alternativo para o ensino de química. Foz do Iguaçu, 2004.