TÍTULO: PRODUÇÃO DE MANUAIS PARA AULAS PRÁTICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

AUTORES: MESQUITA, D. W. O. (UFAM) ; BARROS, I. C. L. (UFAM) ; PEDROZA, G. R. (UFAM) ; MÁXIMO, A. C. (UFAM)

RESUMO: A produção de material didático para aulas práticas dos cursos de Química da UFAM teve como objetivo o planejamento de atividades experimentais enriquecendo o conhecimento sobre a natureza da ciência química aos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química e demais cursos superiores oferecidos pela UFAM, buscando a elaboração de modelos de aulas práticas mediante a confecção de manuais de laboratório que facilitem relacionar conceitos adquiridos em sala de aula com a prática laboratorial. Foi também objeto de preocupação que os experimentos fossem de fácil execução, sem desmerecer o seu valor didático. Como metodologias utilizadas foram feitos levantamentos bibliográficos para que se elaborassem os novos manuais respeitando a especificidade das ementas de cada uma das disciplinas.

PALAVRAS CHAVES: química, experimentos, manuais.

INTRODUÇÃO: Na história observa-se que a utilização de conhecimentos químicos vem de tempos imemoriais nas mais diferentes civilizações, muitos “processos e tecnologias” eram associados à Química como conhecemos hoje (CHASSOT, 1995). No início do século XIX, D. João VI chegou ao Brasil trazendo consigo materiais relacionados à Ciência, bem como pessoas com habilidade no manuseio desses. Em vista disso, surgiram as primeiras instituições científicas no país. A grande quantidade de Alvarás, Decretos, Leis, Decisões, Resoluções e Carta Régias emitidas por D. João VI deram forte contribuição para o avanço da ciência no país, uma vez que demonstravam que a ciência só se justificaria socialmente se, em vez de ser puramente especulativa e teórica, tivesse imediatas aplicações práticas, tanto para o aumento da riqueza do Estado como para a melhoria das condições de vida (SANTOS, 2004). É fato que nos cursos de Química, a experimentação desperta o interesse entre os discentes, isto porque os experimentos realizados ajudam a enfocar a atenção nos comportamentos e propriedades de substâncias químicas e auxiliam, também, no desenvolvimento do conhecimento, na conscientização, bem como na motivação dos estudantes (ARROIO et al., 2006). Nesse sentido, o presente trabalho propôs a produção de materiais didáticos, com a finalidade de serem utilizados nas disciplinas experimentais oferecidas pelos cursos de química do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, foi selecionada uma aluna bolsista do curso de Licenciatura em Química através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI/UFAM), que atuou no projeto por dois anos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a confecção dos manuais propostos foi feito um levantamento bibliográfico de experimentos químicos levando em consideração as especificidades da ementa das disciplinas por área: Geral, Inorgânica, Físico-Química, Analítica e Orgânica. Além dos manuais elaborados para as disciplinas experimentais, produziu-se ainda um manual esclarecedor quanto à segurança e boas práticas de laboratório. Levou-se em consideração como ponto de partida os experimentos adotados no departamento ao longo dos anos. Foi também objeto de preocupação que os experimentos fossem de fácil execução, contudo sem desmerecer o seu valor didático e que pudessem ser selecionados de forma a se adequarem aos laboratórios de química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entretanto o projeto exerceu também o papel de auxiliar na viabilização de novos experimentos, sendo proposto ao Departamento a aquisição de novos materiais e reagentes. Neste caso, maior ênfase foi dada à disciplina de Química Geral Experimental, justificada pelo fato desta subsidiar a maioria das disciplinas dos outros cursos, fornecendo ferramentas para as disciplinas posteriores, já que ela prevê uma formação inicial sobre os princípios fundamentais da química, essenciais para o entendimento de conteúdos das disciplinas de química inorgânica, analítica, físico-química e orgânica. Além disso, as atividades experimentais desenvolvidas nesta disciplina auxiliam no desenvolvimento de habilidades básicas necessárias ao trabalho em laboratório.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o levantamento bibliográfico e obediência aos critérios já mencionados, foram propostos os manuais, respeitando a seqüência de conteúdos estabelecida nas disciplinas teóricas correspondentes. Em Química Geral aborda-se técnicas básicas de laboratório e aspectos qualitativos e quantitativos das reações químicas, além de noções de segurança e introdução ao tratamento de dados experimentais. Em Química Inorgânica a ênfase se dá em propriedades macroscópicas relacionadas com a estrutura eletrônica dos átomos e compostos relacionados, bem com aspectos da química de coordenação. Em Físico-Química os experimentos baseiam-se em aplicações em termodinâmica química, equilíbrio químico, propriedades coligativas e cinética química de reações, sendo oferecida uma abordagem do tratamento de erros e métodos de mínimos quadrados. Em Química Orgânica são abordados métodos de purificação e separação de compostos orgânicos, métodos físicos de identificação desses compostos, sínteses modernas de compostos orgânicos e reações de polimerização e saponificação. Por fim, em Química Biológica, têm-se a introdução à prática de bioquímica, estudo de pH e de tampões aplicados à bioquímica, fotocolorimetria, cromatografia e eletroforese, reações de caracterização de ácidos aminados, entre outros. Houve uma preocupação de padronizar todos os manuais elaborados, para tanto formulou-se um padrão em conformidade com as orientações do Departamento de Química da UFAM. O projeto foi concluído com os manuais impressos. Isso só foi possível devido o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da mesma Universidade. O manual das disciplinas experimentais de Química Analítica, foram elaborados em um trabalho anterior pelo professor Dr. Genilson Pereira Santana (SANTANA & SOUZA, 2004).

CONCLUSÕES: A produção de manuais para as aulas práticas das diferentes disciplinas experimentais dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química permitiram uma maior uniformização nessas aulas, mesmo quando ministradas por diferentes professores. Entretanto, esses manuais, que foram elaborados levando-se em consideração os conteúdos necessários para formação do Químico e, como já mencionado, respeitando-se a especificidade das ementas de cada disciplina, não podem ser considerados um fim em si mesmo e os professores ministrantes têm liberdade para modificá-los conforme a necessidade de cada turma.

AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI/UFAM) pelo apoio financeiro e ao corpo docente do Departamento de Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; SILVA, A. B. F. 2006. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, 29(1):173-178.

CHASSOT, A. I. 1995. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola, 1:20-22.

SANTANA, G. P. & SOUZA, A. K. F. 2004. Roteiro de Práticas: Química Analítica. Manaus-AM: Departamento de Química – UFAM.

SANTOS, N. P. 2004. Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro – Primeira Tentativa de Difusão da Química no Brasil (1812-1819). Química Nova, 27 (2):342-348.