TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTORES: REIS, S.M. (UERN) ; BENEVIDES, M.G. (UERN) ; PINTO, C. H. C. (UERN)

RESUMO: A partir das análises feitas no ensino fundamental, a idéia proposta teve como finalidade contextualizar o meio ambiente com a escola. O projeto foi realizado em uma escola pública de nível fundamental na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte. Realizando uma ligação entre Educação Ambiental e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a etapa mais importante é fundamentada na interdisciplinaridade. Sendo este um trabalho de sensibilização, onde interagem todos os sujeitos envolvidos: educadores e alunos. Este trabalho desenvolvido teve como objetivo realizar um trabalho de conscientização sobre o tema em questão e criação de um horto, dando enfoque a uma proposta de implantação de projetos educativos

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, consciência ambiental, projetos educativos.

INTRODUÇÃO: Apoiado em estudos sobre meio ambiente, este trabalho pretende oferecer elementos para compreender a Educação Ambiental, principalmente no que tange ao ensino fundamental. O intuito deste projeto é proporcionar uma relação centrada na consciência ambiental, onde a escola um ambiente favorável para se trabalhar conteúdos e metodologias adequadas a esse propósito. A abordagem deste trabalho demonstra a sua preocupação e coloca a interdisciplinaridade como impulsionadora da integração aluno x sociedade. Na escola o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização e comportamentos ambientalmente corretos e devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática ambiental, a escola oferecerá meios para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente, fazendo referência ao Papel da Educação Ambiental nas escolas e para os educadores, tendo como subtópicos: Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Educação Ambiental nos PCN’s, O Educador e a Educação Ambiental, a formação crítica dos Educandos. Cabe ao professor dentro da especialidade de sua área do conhecimento buscar a transdisciplinaridade com alunos e colegas educadores. O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em interação e diálogo. (JACOBI, 2003).

MATERIAL E MÉTODOS: As práticas educativas foram realizadas em uma escola da rede pública na cidade de Mossoró-RN e teve como proposta desenvolver convívio dos alunos com a comunidade escolar focando na consciência ambiental, visando à implantação de projetos, como projetos hortalícios, através do qual, pode-se correlacionar percepção e comportamento da comunidade escolar e da população local em relação ao plantio, uso da água e do solo; avaliou-se e destacaram-se os processos de degradação ambiental e a reflexão sobre o problema, desencadeando uma motivação para a efetiva proteção e melhoria de seu meio ambiente como um todo. A escola pública em questão oferece condições para a inserção de hortas, visto que possui espaço físico ocioso. A metodologia utilizada foi à seguinte:
1. Escolha do melhor local pelos professores;
2. Os canteiros foram construídos de maneira que puderam receber sol
durante a maior parte do dia, e sempre posicionada de maneira a dificultar o escoamento das águas, evitando a erosão;
3. Os canteiros foram protegidos por guias de cimento e placas indicativas com o tipo de cultura e a data do plantio;
4. O plantio e a semeadura foram feitas pelos alunos com orientação dos professores;
5. A limpeza do terreno, a construção dos canteiros e a preparação do
solo foram efetuadas por técnicos contratados pela instituição de ensino;
6. A semeadura e o transplante de mudas, a colheita, a manutenção foram feitos pelos alunos, com acompanhamento dos professores.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a finalidade de realizar transformações sociais e ambientais, foram desenvolvidas atividades de ensino e aprendizagem. A escola através dessa metodologia buscou educar as crianças sobre ciência e preservação ambiental e os alunos sendo incentivados desde cedo a perceber como o universo funciona como as leis da vida se manifestam e isto se dá de forma prazerosa através destas atividades regulares de conscientização, sabendo que houve participação de integral das turmas do ensino fundamental para a realização deste trabalho e de maneira satisfatória. Os assuntos abordados foram desenvolvidos de acordo com as limitações de cada série do ensino fundamental, assim, estabelecendo uma complementaridade entre as séries citadas. A partir da análise de NEIMAN (1999), os conteúdos de meio ambiente devem ser integrados às demais áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregnem toda a prática educativa. É importante ressaltar que esta atividade de criação da horta foi repensada segundo as especificidades de cada aluno, com as necessárias adequações à realidade de cada um, acréscimos e adaptações de atividades e materiais. Propiciaram-se aos estudantes as condições necessárias para exercitar um conhecimento sistemático da questão ambiental, aproximando-os mais da realidade em que vivem. Além do trabalhar com criações de hortas, pretende-se abordar em outro momento a higienização escolar, explorando a coleta seletiva do lixo, o processo de reciclagem, o tempo de vida útil dos materiais, sendo, que os processos citados devem estar relacionados de acordo com o meio onde a comunidade reside.





CONCLUSÕES: O projeto em questão contribuiu para realizar uma Educação Ambiental, identificando dificuldades e oportunidades existentes na realidade dos professores com necessidade de trabalhar este tema nas escolas. No ensino fundamental esta proposta foi muito importante, pois como educadores começamos a conscientizar os “pequenos cidadãos” sobre o meio ambiente, preservando a água, o solo e o ar. Observou-se que a partir da criação desta horta os estudantes estão mais atentos as questões ambientais e assim despertando maior interesse sobre o assunto. Os alunos deste nível estão em faixa etária de mudanças, transformação e devemos formá-los cidadãos conscientes para as questões focadas.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAPRA, Fritjof. Uma nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. São Paulo: Cultrix, 2000.

EICHLER, M.; DELPINO, J.C. Carbópolis, um software para Educação Química. Química Nova na Escola. n.11, xxp., 2000..

ELKONIN, D.B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, xxxp, 1998.

GONÇALVES, Dalva R. P. A Educação Ambiental e o Ensino Básico. Anais do IV Seminário Nacional sobre a Universidade e Meio Ambiente. Florianópilis, Sta. Catarina, 1990.

HELSER, T.L. Safety wordsearch” Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p495, 1999.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e sustentabilidade. São
Paulo, 2003.

NEIMAN, Z. Meio Ambiente Universidade e Ensino Fundamental. Caderno
UniABC- Ciências Biológicas. Ano I. n.6, 1999, p. 35-37.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. IN: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo, Cortez Editora, 4ª Edição, 1996.