TÍTULO: O USO DOS AGROTÓXICOS: Uma Proposta para o Ensino de Química

AUTORES: ANJOS, D. F. DOS (IFMA) ; CORREIA, M. J. M. (IFMA) ; ARAÚJO, J. A. DE (IFMA) ; ARAÚJO, J. A. DE (IFMA) ; DOURADO, E. C. S. (IFMA)

RESUMO: O Ensino de Química é uma ciência que necessita para sua compreensão o desenvolvimento do raciocínio, entretanto, os planejamentos desta ciência ainda permanece no modelo tradicional, o que dificulta a aprendizagem dos discentes. Logo este presente trabalho, proporciona a inclusão de uma proposta como temática o uso dos agrotóxicos como uma importante ferramenta no processo de ensino. A metodologia consistiu em uma elaboração de proposta que abordem o uso dos agrotóxicos como temática para os alunos das escolas públicas da cidade de Bom Jardim. Os resultados obtidos foram que 83% dos alunos gostaram da proposta, pois já que 80% destes nunca estudaram sobre os agrotóxicos. Com essa proposta os aluno e professores ampliaram a formação de pensamentos sobre o uso correto dos agrotóxicos.

PALAVRAS CHAVES: agrotóxicos, ensino de química, bom jardim

INTRODUÇÃO: Os alunos de hoje deve ser conduzido ao desenvolvimento educacional, em harmonia com os fatores que os cercam, aprender a enfrentar e buscar a interpretação dos seus problemas. Desta forma enfrentando com segurança as diversas situações da vida, que determinará a sua conduta em relação à realidade buscando suas próprias decisões. Na escola, as atividades executadas pelos alunos devem ajudá-los, na busca da realização como pessoa e proporcionar atitudes próprias diante dos fatos da realidade da Vida. Neste contexto, o Ensino da Química deve ter relações vivenciadas pelos os alunos, com conteúdo que deverá está contido com o cotidiano dos estudantes e das comunidades, possibilitando a interação do ensino com o uso dos agrotóxicos. Por tanto, um indivíduo, conseguirá posicionar-se sobre os problemas sociais relacionados ao meio ambiente em que vive.
O Ensino de Química deve enfatizar a importância da Educação Ambiental com o uso dos agrotóxicos, que estão cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, para que haja uma mudança de hábitos, posturas e estilos de vida, tornando a aprendizagem uma forma de preservar o meio ambiente onde vivi o aluno. Logo, o presente trabalho consistiu em propor o uso dos agrotóxicos como temática para que professores possam incluir em seu planejamento de aula, ampliando os temas em estudo e enriquecendo o ensino da Química, para que os alunos possam estudar a respeito da utilização correta dos agrotóxicos na agricultura, bem como seus efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana ocasionados pelo não comprometimento com as normas e orientações.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, a metodologia consistiu em uma aplicação de questionário, onde foi avaliação se era necessário a aplicação da proposta aos professores e alunos da escola da rede municipal da cidade de Bom Jardim. Em seguida, elaborou uma proposta para os professores com informações sobre o ensino de química com o uso dos agrotóxicos, assunto que surgiu do contexto vivenciado pelos os alunos no dia-a-dia. Os recursos propostos foram:
Documentários e reportagem sobre o uso de agrotóxicos; Leitura de artigos que abordando a temática; Espaço para discussão e levantamento do cotidiano em relação à temática; Utilização de material como suporte para o esclarecimento de dúvidas; Apresentação de seminários sobre a contaminação dos recursos naturais por agrotóxicos; Estudos sobre a composição química dos agrotóxicos. Logo depois, foram propostos sub-temas para os alunos, abordando a agricultura brasileira, os defensivos agrícolas, os EPI’s para o uso de agrotóxico, as informações contidas nos rótulos, as classificação das formulações e dos agrotóxicos, as classes toxicológicas, os nomes químicos, os princípios ativos, os grupos químicos, as fórmulas empíricas, as estruturas químicas, os efeitos tóxicos, as vantagens e desvantagens do uso, a utilização de controles biológicos naturais, os elementos químicos que compõem as estruturas das fórmulas, e as massas moleculares das formulações. No final, foi aplicado questionário composto por questões onde os alunos responderam si gostaram ou não da proposta do uso dos agrotóxicos para o Ensino de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A avaliação do primeiro questionário mostrou que de 262 alunos de 5ª a 8ª série, 51% não sabiam o que era agrotóxico, apenas 48% sabiam realmente o significava o agrotóxico, revelado no gráfico 1, levando em consideração que 1% dos alunos não responderam nenhuma das alternativas. Em relação às aulas que já tiveram durante os anos de estudos, apenas 19% já estudaram esse assunto em sala de aula, mostrando a necessidade de abordar esse assunto diante da maioria que não estudaram sobre o uso dos agrotóxicos na turma, que corresponde à grande maioria (80%) do total de 626 alunos apresentado no gráfico 1.
A elaboração da proposta foi divulgada diante dos professores e alunos, que se mostraram interessados em abordar esta temática em sala de aula, já que a Química, geralmente é trabalhada como um acúmulo de formas, termos e conceitos completares dissociado da realidade dos alunos, que leva o educando a encarar a disciplina como difícil e distante da realidade. A abordação desta temática ajudou o educando a se conscientizar, frente ao uso correto dos agrotóxicos, promovendo a integração da família na educação escolar, além de incentivar à Educação Ambiental contribuindo com a interação do homem com o meio ambiente. Na segunda avaliação do questionário foi detectado que depois de apresentar a proposta de trabalhar com o uso dos agrotóxicos no Ensino de Química, os alunos despertaram o gosto de abordar a temática em sala de aula, correspondendo 83% do total de 262 alunos de 5ª a 8ª série, e apenas 4% dos alunos não gostaram da proposta de ensino e 3% não responderam a esta questão, representado no gráfico 2. Este trabalho apresentou de forma prática, a necessidade de incluir o uso dos agrotóxicos no Ensino de Química aos alunos da rede pública da cidade de Bom Jardim.





CONCLUSÕES: É necessário ao acesso às informações sobre o uso dos agrotóxicos e a escola exerce um papel fundamental nesta questão. É por isso que a elaboração deste material paradidático proporcionou os docentes, discentes e a comunidade a perceberem a necessidade do uso dos agrotóxicos no Ensino de Química para desenvolvimento de estratégias que os envolveu num processo que estimulou a habilidades e o raciocínio, além de garantir alimentos de qualidade. Portanto o material proposto serviu apenas de ponto de partida. Caberá ao professor buscar mais informações atualizadas no contexto educacional.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARRARO, G. AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma Proposta de Ensino de Ciências e Química, Porto Alegre - RS, 1997. p 95.
SANTOS, M. R. dos. AGROTÓXICOS: UMA UNIDADE TEMÁTICA DE ENSINO, Belo Horizonte - MG, Novembro de 2007. p 42
CAVALCANTI, J. A.; QUEIROZ, I. F. de; SILVA, L. P. d; CELESTINO, R. M. C. S. et. al. UTILIZANDO A TEMÁTICA AGROTÓXICOS EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, Paraná, 2008. p 1.