TÍTULO: As Funções Orgânicas e as embalagens alimentícias: Uma proposta para estudar os compostos do carbono no Ensino Médio

AUTORES: FERREIRA, C. L (UFAM) ; HAPUQUE, Q.F.R (UFAM) ; FONSECA, S.A (UFAM)

RESUMO: A disciplina de química no ensino médio atualmente esta sendo vista pelos estudantes como uma disciplina complexa e sem fundamentos aplicados ao seu cotidiano, dificultando dessa forma sua relação com a pratica. Dessa forma o trabalho irá apresentar uma forma de relacionar as funções orgânicas com o convívio diário dos estudantes em casa e mesmo em cantinas escolares. A proposta e fazer com que os alunos façam uma seleção de embalagens dos alimentos que eles próprios consumem diariamente em suas alimentações. Esse tipo de atividade mostrara a importância de se trabalhar conceitos complexos e teorias abstratas com materiais alternativos de ensino, como por exemplo, a seleção de nomes de compostos do carbono que fazem parte das embalagens alimentícias selecionadas por eles.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, funções orgânicas e ensino médio

INTRODUÇÃO: A Química Orgânica é uma divisão da Química proposta em 1777 pelo Sueco Torbern Olof que propôs a teoria dessa força vital. Mas tarde definida por Bergaman, a química orgânica já não era muito adequada até a chegada do químico alemão Fiedrich Kekulé, propor uma nova definição aceita atualmente, que diz que a “A química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do Carbono”. Apesar de ser uma afirmação verdadeira, percebemos que nem todo o composto que contém carbono é orgânico, mas todos os compostos orgânicos contêm carbono (Chassot, 2006).
Preocupado com o fato de que as ciências, em particular a química, seja pouco procurada como carreira cientifica pela população jovem, Fourez (2003, 2000) sugerimos que as disciplinas de ciências, em particular a química devam preparar os alunos para interagirem com outros tipos de ciências e que seus propósitos, não venham a ser estudados, de maneira mais específica e sistemática, em outras situações de ensino, como a graduação.
De acordo com o exposto acima o propósito do referido trabalho foi desenvolver no ano de 2009, em uma turma de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio um desafio de pesquisar os compostos orgânicos que eram consumidos em maiores quantidades.


MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia adotada em sala de aula foi separada da seguinte forma; tínhamos 35 alunos freqüentando, e com esse total fizemos equipes de 5 estudantes; em seguida propomos uma tarefa para eles, de selecionar durante uma semana as embalagens alimentícias que consumiam em maior quantidade, e assim apresentar em sala de aula a relação dos compostos encontrados nas embalagens mas consumidas por eles.
Os estudantes delimitaram 5 embalagens por equipe. O facilitador, fez esclarecimentos sobre os tipos de funções orgânicas e em seguida foi pedido que os discentes fizessem a sua própria listagem dos compostos orgânicos.
A proposta seguiu-se sobre a identificação de 10 compostos, mas conhecidos, e sem seguida discutidos em sala de aula baseado-se no livro didático utilizado. A interpretação conceitual pode ser reconstruída, à medida que o professor e os grupos foram corrigindo os tipos de compostos identificados pelos estudantes, foi dada a oportunidade de refazerem novas listas de compostos orgânicos e dessa forma não ficarem. As embalagens alimentícias, serviram como motivação à pesquisa e ao estudo em grupo, não sendo encarada diretamente pelos estudantes como algo não prazeroso e obrigatório, mas sim como uma atividade diferente da tradicional “lista de exercícios”.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A motivação para este trabalho partiu da percepção de que os estudantes do ensino médio pouco demonstram interesse pelo estudo do conteúdo relativo à Química Orgânica. A química como disciplina curricular tem enfatizado que este é um caso particular de um problema mais amplo: o ensino de química passa por uma série de crises dentre elas as situações sobre as abordagem pela qual o conhecimento científico é apresentado, cuja a formação uma vez fragmentada, baseada na dicotomia teoria-prática não favorece em absoluto uma prática pedagógica centrada na aprendizagem dos estudantes do ensino médio e isto tem feito com que os alunos ingressem na universidade com deficiências nas disciplinas básicas dos cursos, como é o caso de química orgânica. Nesse sentido,
devemos buscar a possibilidade de estabelecer, na prática educativa uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação (FOUREZ, 2003).


CONCLUSÕES: É possível verificar que quando se trabalha com materiais alternativos no ensino de ciências seja de química, física e matemática. As percepções dos estudantes melhoram significativamente, é isso é comprovado nos rendimentos escolares no fim de cada bimestre. Contudo, o que se percebe e que além das dificuldades dos estudantes em compreenderem as atividades e os temas das aulas propostos pelos professores, percebemos também que a maior dificuldade está nos professorem em fazer atividades diferenciadas, associando o aprendizado das ciências com o cotidiano dos estudantes.

AGRADECIMENTOS: Ao Museu da Amazonia e a Universidade Federal do Amazonas por me ceder os dias uteis para participar do evento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: _____
FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Revista investigações em Ensino de Ciências, 2003. WWW.if.ufrgs.br/public/ensino/v8/n2. Acesso em 10 de fevereiro de 2008.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química - Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. 950p.