TÍTULO: Casa da Física: Construção de Kit de Química pelos alunos de ensino médio.

AUTORES: HAPUQUE, Q.F.R (UFAM) ; FERREIRA, C. L (UFAM)

RESUMO: Hoje, as práticas de experimentos demonstrativos são bastante difundidas e incentivadas por suas várias contribuições, algumas cientificamente provadas, para o ensino tanto da Química como das ciências em geral. O objetivo deste trabalho consiste em discutir a importância de atividades práticas como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem em Química, aos alunos do ensino médio.Através de materiais alternativos o aluno atua na construção de experimentos para a montagem de kits de química para uma escola pública de Manaus. Este projeto foi desenvolvimento pelo Programa Ciência na Escola - PCE.





PALAVRAS CHAVES: materiais alternativos, ensino de química, ensino médio

INTRODUÇÃO: A prática de demonstração químicas em sala de aula, quando bem executadas, exibem muitas contribuições á prática do docente. No ensino de química, a vivência de situações reais é de grande importância para a compreensão e correlação dos diversos conteúdos. Sabendo-se da importância de atividades experimentais, este trabalho traz como objetivo a construção de kits de Química.
Os experimentos podem ser apresentados de diversas maneiras, para ilustrar ou construir diversos tipos de conhecimentos, descrevendo os sistemas químicos em uma escala macroscópica de fácil visualização aos alunos, onde a percepção e impacto visual se tornam importantes, possibilitando uma interação entre as transformações químicas e os conceitos vistos em sala de aula.


MATERIAL E MÉTODOS: Um grupos de alunos confeccionam vários experimentos de química e em seguida foram agrupados em uma caixa chamada de Kit de Química.
Os experimentos do kit de química podem ser utilizados de duas maneiras: demonstrativo ou construção de conceitos.
Na primeira metodologia, a aula transcorre normalmente apresentando-se os conceitos a serem estudados e o experimento tem apenas a incumbência de ilustrar ou justificar o fenômeno ou conceito apresentado. Em outro metodologia o professor utiliza o experimento como meio de formação de conceitos, coleta-se dados e observações experimentais que servirão de base para a formulação de um determinado enunciado ou para a construção de uma determinada teoria a ser apresentada.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experimentação permite que os alunos manipulem objetos, materiais, idéias e negociem significados entre si e com o professor durante a aula (Figura 1). É importante que as aulas práticas sejam conduzidas de forma agradável para que o aluno possa troca idéias e conceitos sobre a experiência que esta sendo realizada e consiga discutir resultados. Através dos kits de química o professor pode desenvolver uma aula dinâmica e interativa com os alunos, pois os experimentos são de fácil manipulação e construção.Despertando assim em outros alunos a vontade de construir experimentos e levando os alunos a notar com maior clareza os efeitos dos fenômenos químicos envolvidos e relacioná-los ao seu cotidiano.



CONCLUSÕES: A atuação do aluno na confecção de kits de química facilitar o processo de entendimento e possibilitando o acesso do aluno á prática científica, muitas vezes entendida como sendo uma atividade complexa, facilitando e dinamizando a prática docente e a aprendizagem do aluno.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a FAPEAM pelo apoio financeiro e a Estação Ciência Casa da Física pela Infraestrutura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUZA, L. C; SANTIAGO, L. D; SILVA, P. S; MEDEIROS, R. S; DANTAS, M. C; AMARAL, K. C. O. G. Aulas experimentais de química: aos estudantes de nível médio nas escolas públicas. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.
SILVA, A. M; BANDEIRA, J. A. A Importância em relacionar a parte teórica das aulas de química com as atividades praticas que ocorrem no cotidiano. 5º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2006.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982