TÍTULO: A contribuição da atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

AUTORES: CAVALCANTE, L (UFRN) ; NASCIMENTO, L. A (UFRN)

RESUMO: Um tema amplamente pesquisado por várias décadas, porém sempre atual é a educação. Esta traz muitos desafios aos que nela trabalham e aos que se dedicam à sua causa. Lousa , explicações, dúvidas, exercícios, correções e avaliações e alunos desinteressados ou com dificuldade de assimilação do conteúdo fazem parte do cotidiano e das preocupações de professores e pedagogos. Mas, como fazer com que os alunos tenham maior vontade de aprender, de estar na aula mesmo após o seu término, alunos querendo voltar à escola porque lá é um lugar bom para passar o dia. Estes são exemplos de uma realidade desejada não somente pelos pais, mas, principalmente pelos educadores.

PALAVRAS CHAVES: atividade lúdica, bingo, tabela periódica

INTRODUÇÃO: Um tema amplamente pesquisado por várias décadas, porém sempre atual é a educação. Esta traz muitos desafios aos que nela trabalham e aos que se dedicam à sua causa. Lousa , explicações, dúvidas, exercícios, correções e avaliações e alunos desinteressados ou com dificuldade de assimilação do conteúdo fazem parte do cotidiano e das preocupações de professores e pedagogos. Mas, como fazer com que os alunos tenham maior vontade de aprender, de estar na aula mesmo após o seu término, alunos querendo voltar à escola porque lá é um lugar bom para passar o dia. Estes são exemplos de uma realidade desejada não somente pelos pais, mas, principalmente pelos educadores. Contrapondo-se a esse desejo, é possível questionar-se sobre o que os educadores fazem para proporcionar este prazer de aprender no aluno.
Segundo NEVES (2002), as escolas difundem um ensino enciclopédico, imaginando que quanto maior for a quantidade de conteúdos transmitidos aos alunos, mais estes se desenvolveriam, o que não é verdade. Para serem assimiladas, as informações devem fazer sentido, a aprendizagem deve ser instigante e atrativa. A questão é: que maneira, que recurso pode ser utilizado para facilitar a compreensão do conteúdo e tornar a vivencia em sala de aula mais prazerosa? A resposta é: a utilização de estratégias educativas como a atividade lúdica.
Originária do latim, a palavra lúdico quer dizer “jogo” e faz referência à brinquedos e divertimento. A pedagogia tem mostrado que a inserção de atividades lúdicas (com “jeito” de brincadeira, porém, com objetivo e metodologia adequada à obtenção daquele) tem se mostrado uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem em sala de aula.


MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho teve início com observação da falta de receptividade do conteúdo das aulas de Química na turma de 2ª série da CADE, localizado em Parnamirm da Cidade no estado do Rio Grande do Norte . Verificou-se que os alunos apresentavam dificuldades no aprendizado por falta de estímulo ao estudo do conteúdo e concentração advindos dos próprios estudantes. Este indicativo despertou a vontade de ajudar a efetivar o aprendizado de química no alunado. A dificuldade seria a realização desta atividade de uma maneira que fosse atrativa, instigante e que houvesse a participação em massa dos estudantes além de ser dentro do assunto em estudo (tabela periódica). Recorreu-se então a estudos sobre a utilização de atividades lúdicas em sala de aula, sua eficiência; e a utilização de atividades como o jogo de bingo que foram as estratégias que mais se adequaram aos objetivos propostos.
A atividade foi realizada da seguinte forma:
Preparação: Para cada aluno é dado um conjunto de 5 elementos químicos, solicitando-os que façam uma pesquisa sobre o símbolo, número atômico e sua aplicabilidade no dia-a-dia. Estas informações devem ser escritas em pedaços de cartolina do tamanho de uma folha A4.
1ª etapa: Apresenta-se aos alunos um filme sobre a história da tabela periódica a fim de proporcionar aos alunos uma forma diferente e dinâmica de se introduzir o conteúdo. Em seguida faz-se uma atividade com os alunos sobre o reconhecimento das aplicações dos elementos químicos no nosso cotidiano. Cada aluno vai fixar na parede, no formato da tabela periódica os pedaços de cartolina com as informações pesquisadas explicando o que encontrou em sua pesquisa.
2ª etapa:Faz-se uma aula explicando-se as propriedades periódicas dos elementos e, ao final da aula,o professor distribui palavras-cruzadas

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As pesquisas bibliográficas, conversas informais, observações e experiência nos propuseram os seguintes resultados:

Ø Resultados gerais
- Por envolver de forma ativa os alunos, as aulas terão um menor nível de dispersão favorecendo o aprendizado.

Ø Na construção da Tabela Periódica:

– Os alunos memorizarão uma maior quantidade de elementos do que o fariam em uma aula tradicional.
– Desenvolverão e/ou exercitarão seus métodos de pesquisa.

Ø Na realização do jogo de bingo

– As diferentes formas de se “cantar” os elementos químicos fará com que os alunos utilizem diferentes estratégias para descobrir o elemento e verificar se o mesmo estava em sua cartela, forçando-os a ter uma maior concentração no jogo e familiarização com a tabela periódica, o objetivo da atividade.
– Poderá ser utilizado como método avaliativo






CONCLUSÕES: Esta atividade pretende fazer com que os alunos enxerguem a tabela periódica como uma ferramenta e também servirá como um exercício prazeroso de memorização dos elementos, sua aplicação no cotidiano e suas propriedades periódicas. Assuntos de química apresentados de uma maneira diferente faz com que os alunos percam o preconceito de que“química é difícil” promovendo uma melhor aceitação do conteúdo.
É evidente que a tabela periódica não deve e não precisa ser memorizada.Porém, conhecer alguns detalhes da classificação periódica e as informações que ela nos fornece não deixa de ser algo deseja.

AGRADECIMENTOS: AO Centro Avançado de Ensino (CADE) , que colaborou e muito com a aplicaçao deste trabalho e jutamente com o CTAED e a UFRN

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, A.: Ludicidade como instrumento pedagógico; Disponível na web em www.cdof.com.br/recrea22.htm; Pesquisado em 13 de março de 2007.
BERNADETE, L.; BISPO, R.; SANTOS, S.; A importância do ato de brincar; UFBA: 2002.
CASTORINA, J.A.; FERREIRO, E.; LERNER, D.; OLIVEIRA, M.K.; Piaget-Vygotsky – Novas contribuições para o debate.; Série Fundamentos, 6ª ed., 4ª impressão.; São Paulo: Ática, 2002.
DALLABONA, S.R.; MENDES, S.M.S; o lúdico na educação infantil: jogar, brincar uma forma de educar.; Revista de divulgação técnico-científica do ICPG; Vol. 1, nº 4, jan-mar: 2004. ISSN 1415-6396.