TÍTULO: EQUILÍBRIO QUÍMICO NA VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO RIO DE JANEIRO

AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ) ; MAGALHÃES, V.H.P. (IFRJ)

RESUMO: Resumo: Este trabalho tem como objetivos identificar como os conceitos sobre Equilíbrio Químico foram aprendidos pelos alunos de uma escola do Ensino Médio do Rio de Janeiro e como o material didático pode influenciar neste processo. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário aos alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio, análise do material didático utilizado e entrevista com professores da disciplina, que trabalharam os conteúdos de Equilíbrio Químico em suas turmas. Muitos alunos relacionam o estado de equilíbrio químico à ausência de alterações no sistema. Isto parece ter origem na forma como o conceito é abordado nas aulas de química e nos livros didáticos, no caso da escola apostilas, com pouca ênfase em aspectos conceituais e qualitativos.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: equilíbrio químico, ensino de química, material didático

INTRODUÇÃO: Introdução: Este trabalho tem como objetivos analisar através de entrevistas e questionário, de que forma o conceito de Equilíbrio Químico foi aprendido por alunos do ensino médio e conhecer a opinião dos professores de Química, sobre a abordagem do conceito em materiais didáticos. Este conceito tem sido apontado por muitos autores — e também por muitos professores — como problemático para o ensino e a aprendizagem (Maskill & Cachapuz,1989). Ao que parece, esse conceito tem grande riqueza e potencial para o ensino de química, uma vez que articula muitos outros temas, tais como reação química, reversibilidade das reações, cinética etc. Em geral, as abordagens encontradas nos livros didáticos, tendem a enfatizar aspectos quantitativos relacionados ao conceito, em detrimento de uma abordagem qualitativa. (Machado & Aragão,1996). Ou seja, percebe-se que muitos alunos são capazes de calcular constantes de equilíbrio a partir das concentrações de reagentes e produtos e conseguem prever se “o equilíbrio se desloca no sentido de favorecer a formação de reagentes ou de produtos”, mas uma investigação que buscasse perceber como compreendem o que ocorre em um sistema no estado de equilíbrio no nível atômico-molecular, revelaria que essa compreensão fica muito comprometida. Neste trabalho, vamos apresentar um estudo realizado numa escola privada de ensino médio com o objetivo de observar como os estudantes compreendem, a nível atômico-molecular o que ocorre em um sistema em estado de equilíbrio químico.O professor deve destacar que algumas abordagens nos livros apresentam modelos para facilitar o processo de aquisição de conhecimento, mas que são modelos e não a fiel representação da realidade, uma vez que o conteúdo tratado é abstrato.

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais e métodos: O trabalho aqui apresentado resulta de uma investigação que envolveu uma classe da terceira série do ensino médio de uma escola privada na zona norte do Rio de Janeiro. Para termos acesso às idéias dos alunos, aplicamos um questionário semi-esturutrado com questões sobre compreensão básica dos conceitos de equilíbrio químico. Além disso, realizamos entrevista com os professores para saber suas opiniões sobre o material didático usado pela escola em relação ao conceito de Equilíbrio Químico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Resultados e discussão: Ao analisarmos as idéias dos estudantes sobre o estado de equilíbrio químico, foi possível perceber que muitas dessas idéias estavam associadas ao que eles entendiam sobre a definição da palavra equilíbrio. Desta forma, muitos alunos relacionam o estado de equilíbrio químico à ausência de alterações no sistema, o que inclui a concepção de que a reação não acontece mais.(Gorodetsky & Gussarsky, 1987). A pesquisa foi feita em uma turma composta por 11 alunos divididos em 5 alunos e 6 alunas. Desse grupo 63.6% dos alunos obtiveram em suas respostas 20% (uma questão) de acerto, 18.2% dos alunos obtiveram 40% (duas questões) de acerto e outros 18.2% dos alunos obtiveram 60% (três questões) de acerto. Os professores de química lecionam nas três turmas do Ensino Médio e utilizam como material didático, apostilas de um determinado sistema de ensino. Informou que não agrega nenhum outro material as aulas, visto que o objetivo da escola é preparar os alunos para o vestibular. Quando o professor foi questionado sobre a qualidade do material para ensinar o conceito equilíbrio químico, respondeu:“- Para o vestibular está bom!” Ao analisar a apostila utilizada e verificou-se que os conceitos que envolvem equilíbrio químico não são apresentados em um capítulo específico. É relevante ressaltar que o questionário é composto por perguntas básicas para o entendimento do conceito equilíbrio químico. No entanto, na turma em que o questionário foi aplicado nenhum dos alunos tinha conhecimento sobre tal conceito. É indubitável que o processo de aprendizagem de alguns conceitos da Química, é difícil e demanda que muitos fatores, tais como material didático, contextualização, metodologia, estejam em consonância para que a aprendizagem seja significativa.


CONCLUSÕES:

Conclusão: A concepção de igualdade apareceu relacionada, muitas vezes, à percepção de que ‘algo’ no equilíbrio químico é igual. Parece haver uma dificuldade em se diferenciar o que é igual do que é constante. Para os alunos, no estado de equilíbrio químico não existem mais reagentes, para outros, a reversibilidade é até possível, mas para que os reagentes sejam formados ao longo da reação, é preciso que todos tenham se transformado em produtos. Isto parece ter origem na forma como o conceito é abordado nos materiais didáticos, com pouca ênfase em aspectos conceituais e qualitativos.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GORODETSKY, M. & GUSSARSKY, E. The roles of students and teachers in misconceptualization of aspects in chemical equilibrium. Proceedings of the Second International Seminar of Misconception and Educational Strategies in Science and Mathematics, Nova Iorque: Cornell University, 1987, v. III, p. 187-193.

MASKILL, R. & CACHAPUZ, A.F.C. Learning about the chemistry topic of equilibrium: the use of word association tests to detect developing conceptualizations. International Journal of Science Education, v. 11, n. 1, p. 57-69, 1989.

MACHADO, A.H., ARAGÃO, R.M.R., Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n0. 4, p.18-20 1996.