TÍTULO: ANÁLISE DA TEORIA ATÔMICA DE DALTON DE UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, PERÍODO DE 1975 A 2005, PARA O ENSINO MÉDIO À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS.

AUTORES: SILVA, F.C.V. (UFRPE) ; ALMEIDA, M.A.V. (UFRPE)

RESUMO: Nos últimos anos a história e a filosofia da Ciência vêm sendo introduzido em materiais didáticos. As recentes reformas de ensino apontam para a necessidade da contextualização histórica e deve-se começar por esses materiais. O presente estudo teve como objetivo fazer uma leitura de várias edições de um livro de Química do ensino médio e identificar possíveis evoluções quanto à abordagem histórica e à natureza da ciência da Teoria Atômica de Dalton contida nesses manuais. Para Tal foi realizado uma pesquisa qualitativo-descritiva tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliografia e levantamento de textos históricos. Os resultados revelam erros historiográficos gravíssimos, além disso nota-se que a idéia ingênua de existir um método cientifico ainda esta presente nos livros.

PALAVRAS CHAVES: livro didático, teoria atômica de dalton, história e filosofia da ciência

INTRODUÇÃO: A História e Filosofia da Ciência apresentam múltiplas dimensões e nos últimos anos, vem sendo introduzida em materiais didáticos utilizados em sala de aula. O livro didático tem papel destacado no ensino, na qual serve como guia para a elaboração de aulas e muitas vezes é o único meio onde o estudante tem contato com o conteúdo a ser estudado. (ASSIS; RAVANELLI, 2008). Uma das razões para isso é a pressão de órgãos governamentais, tais como a Secretaria de Educação Básica, responsável pela avaliação desses livros, dentro do Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Fundamental e Médio (SILVA, PIMENTEL 2008). Os editais destes programas apontam para a importância da apresentação da ciência como construída historicamente, bem como a necessidade do material didático enfocar a evolução das idéias científicas, explicitando o caráter transitório e de não-neutralidade do conhecimento científico (BRASIL, 2007). A história da Química mostrada nos livros didáticos aparece imersa num contexto simplificado, na qual os cientistas parecem ter poucas, se é que alguma, das marcas de genialidades (BIZZO, 1992). Este trabalho analisa como a história da Teoria Atômica de Dalton é apresentada por um livro didático voltado para o Ensino Médio, durante um período de 30 anos (1975 – 2005). Em particular, analisamos como as contribuições de John Dalton são abordadas do ponto de vista da qualidade das informações históricas e das idéias sobre a natureza da ciência que estes relatos históricos induzem. É importante considerar que a natureza do conhecimento científico na atualidade ultrapassa a visão empirista/positivista ao assumir que o conhecimento científico é uma construção humana e, portanto não representa a verdade sobre a natureza como afirma positivismo/empirismo.

MATERIAL E MÉTODOS: Procurou-se uma obra que permitisse uma analise temporal de pelo menos 30 anos, por isso escolheu-se os livros de Química Geral para o Ensino Médio do autor Ricardo Feltre. As versões escolhidas estão compreendidas entre os anos de 1975 e 2005 para que se possa fazer uma comparação entre as edições mais antigas e as mais novas que podem ter sofrido as influencias do novo ensino médio. Os exemplares analisados e classificados em seis diferentes edições são apresentados na referência de 1 a 6 que serão mencionados pelas letras A, B, C, D, E e F. Para a análise dos livros didáticos foram adotados alguns critérios ao longo de três categorias que ficaram assim definidas:
1) como os livros didáticos apresentam a natureza da ciência;
2) a qualidade das informações históricas apresentadas;
3) como é apresentada a contextualização histórica e a relação com a natureza da ciência.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com análise em relação à primeira categoria, o livro A apresenta a natureza da Ciência de maneira positivista, utilizando-se de analogias quando se refere a Teoria Atômica de Dalton. O livro B apresenta uma visão empírico-positivista quando afirma que o conhecimento científico é construído após a realização de experimento e obtenção dos dados através da observação. O livro C, D e E e F mantêm a visão empírico-positivista do livro B mencionado. Pela analise dos livros na segunda categoria, todos os livros mostram erros historiográficos e a ocultação de fatos importantes para o desenvolvimento da teoria atômica de Dalton, mostrando o que podemos chamar de historia Wig que mostra apenas os chamados vencedores. Na análise dos livros de acordo com a terceira categoria o que observamos é que a natureza empírico-positivista está impregnada em todas as versões. A maneira como a história da construção da Teoria Atômica é apresentada bem como a própria biografia de John Dalton, nos levam a crer, que o conhecimento científico só é valido quando efetuamos um numero exaustivo de observações. A experimentação é utilizada para comprovar os dados observados e após comprovado utiliza-se da teoria para guiá-los.

CONCLUSÕES: O livro didático deve ser encarado como um importante instrumento de apoio ao professor e aos alunos, porém não deve ser utilizado como uma fonte que contém a verdade absoluta. As análises mostram que ele pode apresentar imprecisões e incorreções ao longo de seu conteúdo. Com essa analise percebemos que apesar de Dalton ter sido mais racionalista do que empirista, pois já tinha concepções prévias através do conhecimento dos trabalhos de Newton, os livros apresentam visão equivocada em relação da natureza da Ciência presente na criação de sua teoria que se repete em todos os livros analisados.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASSIS, André Koch Torres; RAVANELLI, Fábio Miguel de Matos. Reflexões sobre o conceito de Centro de Gravidade nos Livros Didáticos. Ciência & Ensino, São Paulo, v. 2, n. 2, p.183-918-1-PB, 2008.

SILVA, Cibelle Celestino; PIMENTEL, Ana Carolina. UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ELETRICIDADE PRESENTE EM LIVROS DIDÁTICOS: O CASO DE PRESENTE EM LIVROS DIDÁTICOS: O CASO DE BENJAMIN FRANKLIN. Cad. Bras. Ens. Fís, São Paulo, v. 25, n. 01, p.141-149, abr. 2008.

BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: ONDE TERMINAM OS PARALELOS POSSÍVEIS? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasilia, v. 11, n. 55, p.29-35, 1992.

BRASIL. MEC/ FNDE. Programa Nacional do Livro do Ensino Médio para o ano de 2007- PNLEM/ 2007. Brasilia: FAE, 2005.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS NA ANÁLISE:

1 - FELTRE, Ricardo; YOSHINAGA, Setsuo. Química: Segundo Grau. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1975.

2 - FELTRE, Ricardo. Química Geral. 2ª ed. Sao Paulo: Editora Moderna, 1982

3 - _________. Química Geral. 3. ed. Sao Paulo: Editora Moderna, 1988

4 - _________. Química Geral. 4. ed.Sao Paulo: Editora Moderna, 1994

5 - _________. Química Geral. 5. ed. Sao Paulo: Editora Moderna, 2000.

6 - _________. Fundamentos da Química: Volume Único. 5. ed. Sao Paulo: Editora Moderna, 2005