TÍTULO: A influência do projeto PIBID para a formação dos licenciandos em Química do IFRJ-Campus Nilópolis

AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ)

RESUMO: Resumo: O Campus Nilópolis do IFRJ é uma instituição que atua em vários níveis de ensino, desde o Ensino Médio até o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.Está inserida numa área de baixa renda, altos índices de violência e carência de professores das áreas exatas. Neste contexto a formação de professores em Licenciatura em Química é vista como fundamental para atender as demandas da localidade em que a instituição se insere. Em função disso, o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) começou a ser desenvolvido em 14 escolas da Baixada Fluminense em três Municípios. Este trabalho descreve como estas atividades estão sendo desenvolvidas e como estão influenciando de forma marcante a formação dos futuros professores de Química do IFRJ.

PALAVRAS CHAVES: pibid, licenciatura em química, formação de professores

INTRODUÇÃO: Introdução:O curso de Licenciatura em Química tem a finalidade básica de formar professores reflexivos, aptos a integrar o processo de educação básica, de maneira dinâmica, responsável e com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, relacionados com o conhecimento científico, tecnológico e principalmente químico. Para a formação do professor, é imprescindível que oportunidades de participação em situações práticas de ensino-aprendizagem, nos seus diferentes níveis lhes sejam oferecidas. Estas situações passaram a ser vivenciadas pelos nossos licenciandos nas atividades do PIBID. Através deste projeto estamos desenvolvendo junto à comunidade escolar aulas experimentais de Química através do trabalho com materiais alternativos e de baixo custo para aulas práticas, e pelo desenvolvimento pelos licenciandos de jogos educativos e atividades lúdicas para o ensino de vários temas da Química. Através deste projeto o licenciando do IFRJ passou a refletir sobre o comportamento profissional que a sociedade espera do educador, estando sempre atualizado com os novos conhecimentos científicos e educacionais que são desenvolvidos e testados. Além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, investindo no aprimoramento contínuo de sua formação, buscando o auto-aperfeiçoamento e o desenvolvimento dos sensos de investigação e de criatividade direcionados para o Ensino de Química. O licenciado passou a associar o Ensino de Química a todas as formas de desenvolvimento humano, buscando interdisciplinaridade do conhecimento, a contextualização deste conhecimento, além de atualidade e qualidade de ensino. Adaptar-se ao meio ao qual está inserido, com habilidades para desenvolver e aplicar material didático e instrucional com os recursos disponíveis.

MATERIAL E MÉTODOS: Material e métodos: As atividades do PIBID IFRJ estão sendo desenvolvidas em 14 escolas públicas (estaduais e municipais) da Baixada Fluminense, em três municípios: Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita, onde equipes de seis alunos por escola e um coordenador (professor da escola), desenvolvem o projeto. Inicialmente reuniões quinzenais foram realizadas entre o coordenador, o professor supervisor e os bolsistas, com o objetivo de apresentar o projeto e posteriormente fornecer subsídios teóricos para o desenvolvimento do projeto. Nestas reuniões os alunos desenvolveram os jogos, os experimentos e os roteiros, juntamente com os professores das escolas conveniadas, participantes do projeto e o professor coordenador. Os licenciandos apresentaram primeiramente nesta reunião, a aula que será aplicada aos alunos (experimental ou jogo). Numa terceira etapa as atividades são aplicadas nas escolas, para os alunos e as reuniões servirão então para dirimir dúvidas, aprimorar o trabalho, avaliar os resultados e analisar as estratégias. Para cada turma serão destinados dois alunos responsáveis pela apresentação das aulas práticas e a dinamização dos jogos, juntamente com o professor regente da turma e o professor coordenador do projeto. Os alunos serão responsáveis pela confecção, compra de material necessário, elaboração do roteiro de laboratório e montagem dos jogos, colaboração na aula experimental sobre o experimento em questão, bem como monitorar a participação dos alunos. Semestralmente são confeccionados relatórios, onde são apresentadas as atividades desenvolvidas durante aquele período.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados e discussões: Além de promover a relação entre a nossa instituição e as escolas públicas de ensino médio e fundamental da região, estamos desenvolvendo no nosso educando o conhecimento da realidade das escolas públicas e dos seus alunos. Estimulando a criatividade no momento da preparação de suas futuras aulas de Química. Estimulando no nosso educando a capacidade de elaborar experimentos, seja através de Kits comerciais, ou através da montagem de Kits utilizando materiais alternativos. Os licenciandos estão também desenvolvendo a capacidade de comunicar corretamente os projetos e os resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita. Promovendo a capacidade de adaptação dos licenciandos ao meio no qual está inserido, com habilidade para desenvolver e aplicar material didático e instrucional com os recursos disponíveis. Os licenciandos desenvolvem a capacidade de atuar em equipe e aumentam o seu conhecimento Químico através das discussões que são realizadas nas reuniões, sobre as atividades que são desenvolvidas. Porém o mais importante é o grande envolvimento da maioria dos licenciandos na realidade de cada escola, e a certeza de que estão se formando na área em que realmente querem atuar. A partir das atividades desenvolvidas nas escolas, os licenciandos realizam pesquisas de interesse e participação dos alunos, quando a aula é experimental ou quando usam algum recurso lúdico, como os jogos. Essas pesquisas, vem sendo apresentadas em eventos que abordam o tema Ensino de Química, e esta é mais uma experiência nova para muitos dos nossos licenciandos, a participação em eventos científicos.



CONCLUSÕES:
Dada a relevância da prática dos professores, entendeu-se que a intervenção sua na formação poderá resultar em melhorias no ensino da Química, além de atender à proposta do PIBID. Esta proposta parte do pressuposto que o professor deve ser sujeito de sua própria formação (NÓVOA, 1992). Deste modo, o que está sendo alcançado é a colaboração entre instituição formadora e escolas parceiras, a fim de fomentar a pesquisa da prática profissional e a proporcionar o desenvolvimento de recursos e métodos que sustentem uma educação de qualidade, superando dificuldades pedagógicas reais.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pelo fomento, ao IFRJ-Campus Nilópolis pelo fomento de parte das bolsas oferecidas no projeto e as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.