TÍTULO: EAD E ODA NAS AULAS PRÁTICAS DE QUIMICA

AUTORES: TAVARES, J.M. (IFBA) ; SOUZA, A. C. (IFBA) ; MACHADO, A. L. (IFBA)

RESUMO: Esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino para uma disciplina prática, utilizando ferramentas do Ensino a Distancia (EAD). Foi utilizado o método para Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA), conhecido como Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e através deste recurso de apoio de ensino presencial foi criado o programa das unidades. Foram efetuadas as adaptações necessárias para que a matéria fosse ministrada de forma semipresencial. O texto apresenta ferramentas avaliativas em aulas on-line e presenciais no laboratório, usando as interfaces de registro, como: diários, fóruns de discussões, chats, objetos digitais de aprendizagem e as ferramentas de monitoramento de participação do discente nas atividades no laboratório de Química, wiki e vídeos aulas.

PALAVRAS CHAVES: ensino a distancia; laboratório; semi- presencial

INTRODUÇÃO: A tecnologia está invadindo todas as esferas da comunicação humana, inclusive a unidade de ensino. No entanto, com o grande acesso as diferentes abordagens dos conhecimentos que a internet possibilita foi surgindo uma exigência por parte dos indivíduos que não toleram mais os métodos tradicionais (Ferreira & Rezende, 2003; Cruz et al., 2006). Os cursos e as universidades virtuais crescem a cada dia, pois para lecionar através da EAD, o investimento é bem menos do que os métodos presenciais de ensino (Morgado, 2001, Silva, 2006; Levy, 1999, Mercado, 2008).
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O Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) é qualquer recurso digital que pode ser reutilizado para assistir à aprendizagem e distribuído pela rede, sob demanda, em diversas granularidades (Wiley (2000). A vantagem desses objetos digitais é permitir a construção de contextos digitais para os conteúdos que serão explorados. Esses contextos fazem uso de uma série de ferramentas midiáticas, tais como música, desenhos, gráficos, simulações, jogos etc. A contextualização permite aos discentes traçar mais facilmente uma relação entre determinado conteúdo e suas aplicações práticas e enxergar a interdependência das várias disciplinas (SOUZA et al., 2004; Souza, 2006).
O ciberespaço é um fato, pois abre um leque de oportunidades e favorece a troca de informações, ressaltando o surgimento de um novo tempo, onde a web estará cada vez mais presente na vida dos seres humanos (Marques, 2004; Silva, 2006; Wiley, 2000).
Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino para a disciplina “Práticas Laboratoriais”, considerada estritamente presencial, utilizando o Ensino a Distancia (EAD) de forma semi-presencial com auxílio do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) Moodle e dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA).


MATERIAL E MÉTODOS: As práticas laboratoriais são técnicas que poderão ser utilizadas em disciplina que inclui um laboratório químico e foi elaborada através de uma adaptação do programa da disciplina presencial com os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem. A plataforma utilizada é o Moodle 1.8 (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), desenvolvido na linguagem PHP e com o Banco de Dados MySql. Através deste recurso de apoio de ensino presencial foi criado o programa das unidades, incluindo chats, wikis, fóruns e vídeos aulas. Os objetos digitais também serão utilizados já que fomentam novas formas de auxilio ao processo de ensino-aprendizagem e contém um editor que possibilita a produção entre outros interatores de objetos digitais de aprendizagem (ODAs).
Para evitar possíveis desacertos entre os discentes, todas as equipes obtiverão informações gerais que foram mencionadas na unidade inicial.
Cada equipe terá que entregar os relatórios on-line das experiências semanais, sendo que as discussões serão realizadas, utilizando os recursos wikis, chats e fóruns de discussões. Os relatórios terão que conter a capa, objetivos gerais e específicos, metodologia utilizada, resultados e discussões, conclusão, bibliografia e anexo. No entanto, nos relatórios terão que ter um glossário da equipe, assim como sugestões de sites e vídeos.
O programa da disciplina contém links, pelo qual o aluno poderá acessar e participar conforme solicitado.
As aulas práticas serão realizadas no laboratório em horário pré-estabelecido e de acordo com o programa das experiências semanal. Toda a turma poderá trocar informações, utilizando o recurso chat. O discente deverá elaborar relatórios, enriquecer o glossário, assistir vídeos – aulas, como também participar dos fóruns de discussões.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O programa proposto criado através dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle potencializa a uma aprendizagem colaborativa. (Figura 01). Associar EAD com uma disciplina prática promove a uma aprendizagem significativa, já que são utilizados os diversos recursos como: 1) Diários: onde aluno registra os resultados das experiências; 2) Fóruns de Discussões: Ferramenta assíncrona onde alunos e professores podem trocar informações e experiências sobre um determinado assunto do programa ou assunto pré-estabelecido; 3) chats: ferramenta síncrona, onde alunos podem debater assuntos. No programa proposto o chat acontecerá á noite, onde o docente poderá discutir o assunto de forma mais criteriosa; 4) Objetos Digitais de Aprendizagem: recursos ou animações digitais reutilizáveis em diversos ambientes de aprendizagem que auxiliam o processo de ensino aprendizagem. Desta forma, o docente atuará como um moderador, permitindo focalizar um tema, ou mesmo vários que estejam interligados, e avaliar com mais objetividade o assunto em foco.
Os docentes poderão tambem controlar a participação dos discentes durante as discussões de forma presencial e virtualmente. Assim, o processo avaliativo on-line funciona como um colaborador, já que existe a necessidade do aluno estudar e contribuir sempre, quase que diariamente, o que poderá aumentar bastante a gama de conhecimentos adquiridos.
Esta proposta de trabalho que envolve uma metodologia semi- presencial, pela qual favorece para que o docente tenha várias funções, já que ele terá que ser dinâmico e perceber a aprendizagem do aluno. Assim, o aprendizado via web encoraja a uma maior participação e engajamento do aluno na disciplina, através das diferentes atividades presenciais e virtuais.




CONCLUSÕES: O resultado desta pesquisa mostrou que é possível ministrar aulas laboratoriais, utilizando os recursos propostos pela EAD, utilizando a web como uma ferramenta de ensino. Assim, o ciberespaço é uma realidade, já que surgiu para facilitar a troca de conhecimentos e mostrar um inicio de uma nova era que é aquela, onde a web estará presente na vida das pessoas querendo ou não. A Educação só tem a ganhar, pois está encarnando uma nova realidade, onde novos critérios de avaliações terão que ser adotados devido ao grande conteúdo informacional que o discente poderá adquirir em tempo real.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Senac


pelos esclarecimentos e pelo software do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle 1.8 e ao IFBA pelo i

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CRUZ, D. M.; BARCIA, R.M.; B. L. C.; FIALHO, F.A.P.; BENAKOUCHE, T. O Professor Midiático A Formação Docente Para A Educação A Distância no Ambiente Virtual da Videoconferência. Disponível em: <http://lakh.unm.edu/handle/10229/21214htm> Acesso em: 19 nov. 2009.
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SOUZA, C. A.; SPANHOL, F. J.; LIMAS, J.C.O.; CASSOL, M. P. Tutoria Na Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm> Acesso em: 13 out.2009.
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