TÍTULO: O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: LIMA, R.A. (UNIR) ; BENARROSH, P.F.P.M. (FSL)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma atividade para o ensino da tabela periódica para que dessa maneira o estudo desta, ofereça conteúdos mais significativos para o educando. A metodologia empregada foi realizada com 50 alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Porto Velho, na qual foi aplicado questionário para saber as opiniões dos alunos sobre a importância da tabela periódica e a partir daí se pensasse numa alternativa para o estudo da mesma. Foram desenvolvidas aulas expositivas dialogadas para que os alunos pudessem construir o conhecimento necessário sobre a tabela periódica. Como resultado, observou-se que o aprendizado em química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico.

PALAVRAS CHAVES: educação. atividade lúdica. química

INTRODUÇÃO: O estudo da tabela periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender as pro¬priedades periódicas e aperiódicas. Na maioria dos casos, eles não sabem como a utilizar e acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes (GODOI et al. 2010). A utiliza¬ção desta tem mostrado resultados promissores, mas essa atividade fica na dependência de a escola dispor de uma sala de informática ou pelo me¬nos de alguns computadores (TRASSI et al. 2001). O ensino da química e, em particular, o tema tabela perió¬dica, praticado em um grande número de escolas, está muito distante do que se propõe, isto é, o ensino atual privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que se torna abstrato para o educando. A elaboração da tabela perió¬dica tal qual é conhecida hoje é um bom exemplo de como o homem, através da ciência, busca a sistematização da na¬tureza. A tabela reflete, assim, de forma bastante intensa, o modo como o homem racio¬cina e como ele vê o universo que o rodeia (TRASSI et al. 2001). Pesquisas diversas mostram ainda que, mesmo com a criação de programas nacionais que avaliam a qualidade do livro didático, muitos deles apresentam erros conceituais, figuras ou esquemas impróprios que conduzem à formação de ideias in¬corretas, causando problemas graves à aprendizagem pos¬terior de outros con¬ceitos (TIEDEMANN, 1998; MEGID NETO & FRACALANZA, 2003). Diante da importância do assunto tabela periódica e as propriedades periódicas este trabalho teve como objetivo apresentar uma atividade para o ensino da tabela periódica a partir da distribuição eletrônica, para que dessa maneira o estudo desta, ofereça conteúdos mais significativos para o educando.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia empregada foi realizada com 50 alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Porto Velho, na qual foi aplicado questionário para saber as opiniões dos alunos sobre a importância da tabela periódica e a partir daí se pensasse numa alternativa para o estudo da mesma. Foram desenvolvidas aulas expositivas dialogadas para que os alunos pudessem construir o conhecimento necessário sobre a tabela periódica, impacto ambiental dos elementos químicos e a relação que estes tem com a organização de uma cidade. A atividade foi feita segundo os objetivos de descobrir a lei periódica a partir das configurações eletrônicas dos elementos químicos e construir uma representação da tabela periódica que enfatizasse a lógica da configuração eletrônica dos elementos. Dessa maneira, o foco principal deste trabalho foi o desenvolvimento de uma atividade em que a tabela periódica é apresentada como se fosse uma cidade, onde cada elemento químico representasse um bairro, e as casas e prédios de cada bairro representavam um subnível.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado, observou-se que o aprendizado em química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico, sem enfatizar demais propriedades periódicas, uma vez que as dificuldades citadas pelos alunos foram as mais diversas. Pois já se sabe que a memorização indiscriminada de símbolos, fórmulas e nomes de substâncias não contribuem para a formação de competências e habilidades desenvolvidas no ensino de química deverão capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim para o desenvolvimento do educando como ser humano e cidadão. Porém, foi possível detectar duas opções predominantes uma em que os alunos citaram que é muito difícil compreender a tabela periódica devido ao grande volume de informações para serem decoradas e a outra sem que os alunos relatem a dificuldade que tem em compreender o que o professor está explicando. A grande maioria dos alunos, afirmaram não conseguir subsídios teóricos que comprovassem com eles conseguiam perceber o estudo da tabela periódica inserida no seu cotidiano. Porém, a minoria se limitou apenas em afirmar que os elementos químicos estão presentes em tudo que está a nossa volta. Dentre os conteúdos de química, o estudo da tabela periódica é um dos que mais apresenta problemas para a aprendizagem do aluno, devido a sua natureza abstrata. O aluno não consegue associar o estudo da tabela periódica com o mundo real, pois está acostumado a explicações que se restringem ao recurso de quadro e livros. A partir desta elaboração da atividade com a tabela periódica, notou-se uma maior participação e interesse pelo conteúdo, melhorando assim o ensino-aprendizagem.

CONCLUSÕES: Portanto, cabe ao professor de química levar ao aluno um estudo da tabela periódica que traga conteúdos mais significativos, métodos de preparação, propriedades, aplicações e correlações entre esses assuntos para uma maior efetivação do ensino com a prática relacionada.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TIEDEMANN, P.W. 1998. Conteúdos de Quími¬ca em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, 5, 2: 15-22.
GODOI, T.A.F.; OLIVEIRA, H.P.M.; CODOGNOTO, L. 2010. Tabela periódica: um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Revista Química na Escola, 32, 1: 22-25.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. 2003. O Livro Didático de Ciências: Problemas e soluções. Ciência & Educação, 9, 2: 147-157.
TRASSI, R.C.M.; CASTELLANI, A.M.; GONÇALVES, J.E.; TOLEDO, E.A. 2001. Tabela periódica interactiva: um estímulo à com¬preensão. Acta Scientiarum, 23, 6: 1335-1339.