TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DIANTE DAS NOVAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTORES: QUEIROZ, G. D (UEPA) ; SILVA, M. D. B (UEPA) ; COSTA, D. G. (UEPA)

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo estudar o Livro Didático diante das novas
propostas experimentais do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, assim como
analisar o processo de escolha desses livros nas escolas do município de Tucuruí -
Pará. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas algumas reflexões sobre os
conteúdos, experimentos e informações a partir do olhar de cada autor. O instrumento de
pesquisa foi um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos professores
e alunos das escolas Telles de Menezes e Dulcimar Mesquita Brito Botelho. Por fim,
ficou patente que os professores devem ser consultados no momento da escolha dos livros
didáticos através das Secretarias de Educação por entenderem que é um instrumento de
ensino relevante para as escolas.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências, ensino fundamental, livro didático,

INTRODUÇÃO: São muitos os pontos de vista pelos quais o Livro Didático pode ser analisado como:
aspectos metodológicos, experimentais e ideológicos que tem atraído a atenção de
incontáveis trabalhos desenvolvidos nas últimas décadas. Neste sentido existe a
necessidade de se compreender de fato qual o papel do professor frente à escolha do
Livro Didático, os critérios avaliativos e os demais parâmetros estabelecidos,
levando-se em consideração que estes professores, devem participar de todo o processo
de escolha. Sabe-se que o Livro Didático é imprescindível, sobretudo no Ensino de
Ciências. Assim, surge a necessidade de se conhecer a origem dos mesmos, considerado
como um instrumento de ensino de grande relevância, desde que elaborado, avaliado e
utilizado com consciência. Daí a importância de se conhecer a História do Livro
Didático, a política do mesmo no Brasil, a partir do momento em que se cria no Estado
Brasileiro na década de 30, em vista de uma política educacional mais progressista.
Cruz (2001), diz que para que possamos entender melhor a crise do ensino, é
necessário buscar seus fundamentos também na crise que permeia o campo da produção do
conhecimento histórico, pois na verdade, a primeira é, em grande parte, decorrente da
segunda. Para o professor que se utiliza do livro didático, este deve estar voltado
para o contexto do aluno, para que o mesmo possa dar sentido a teoria ensinada. O
presente trabalho torna-se relevante uma vez que incentiva a participação dos
Professores de Ensino Fundamental do município de Tucuruí-Pa, no momento da escolha
dos Livros Didáticos, pois estarão se atualizando para que possam desenvolver suas
atividades frente às necessidades do processo ensino aprendizagem na atualidade.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com professores e alunos do Ensino de Ciências da 5ª série
do Ensino Fundamental, no município de Tucuruí - Pará. Para tanto foi aplicado um
questionário e posteriormente foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa. É
importante ressaltar que as questões partiam das mais simples para as mais complexas.
O questionário foi aplicado nas escolas Telles de Menezes e Dulcimar Mesquita Brito
Botelho, para os professores de Ciências e alunos da 5ª série, turma A. Em seguida
foram analisados os Livros Didáticos: Carlos Barros e Wilson Paulino. Ciências: o
meio ambiente, 5ª série. Editora Ática, 2007 e José Luiz Carvalho da Cruz. Projeto
Araribá: Ciências / obra coletiva. Editora Moderna. 5ª série.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os resultados da pesquisa, foi detectado que os professores
pesquisados, utilizam o Livro Didático como recurso de ensino em suas aulas de
Ciências, “O Livro Didático é um recurso bastante usual no ensino. Ele somente não é
mais popular que o giz e o quadro-negro, o lápis e o caderno (...). Porém nem todos
os professores estão satisfeitos com os livros didáticos disponíveis para o ensino”
(FRACALANZA, 1986). Os docentes acreditam que a escolha do Livro Didático deve ser
realizada por eles, através de uma consulta pela Secretária de Educação, uma vez que
são eles que conhecem as dificuldades existentes na região. Para os alunos, o que
mais chama a atenção em um Livro Didático são as imagens, figuras ou fotografias,
seguida de conteúdo, e a realização das experiências contidas nos livros de Ciências.
No que se refere à utilização do livro pelos 08 professores pesquisados, todos
afirmaram que utilizam como recurso de ensino em suas aulas de Ciências, mesmo
havendo alguns conteúdos que não são condizentes com a região. Quanto às atividades
experimentais, 07 professores avaliam como boas e apenas 01 diz que é ruim. Com
relação ao uso do Livro Didático pelos alunos, dos 39 pesquisados na escola Telles de
Menezes, 31 disseram que usam, enquanto 08 alunos afirmaram não fazer uso do mesmo.
Já na escola Dulcimar Mesquita Brito Botelho, dos 40 alunos pesquisados, 38 disseram
que utilizaram e somente 02 afirmam que não fazem uso do livro didático. Quanto às
atividades experimentais, dos 79 alunos pesquisados nas duas escolas, 63 disseram que
realizam as atividades experimentais contidas nos livro, enquanto 17 afirmaram que
não desenvolvem estas atividades.

CONCLUSÕES: Após a realização deste estudo, infere-se que a produção, escolha, utilização e
avaliação do Livro Didático envolvem uma complexidade de agentes. A escolha desses
livros, numa perspectiva democratizada deve estimular a definição de critérios que
instrumentalizem a escolha e fomentem a discussão sobre os caminhos da educação. Faz-se
necessário que os professores de Ciências do Município de Tucuruí - Pará, tenham
interesse pela escolha dos livros a serem utilizados durante o ano, uma vez que são
eles os usuários e orientadores de importante recurso para o Ensino de Ciências.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRACALANZA, H. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau.—São Paulo: Atual,1986.