TÍTULO: História de vida: implicações do ambiente escolar sobre a escolha da docência em Química

AUTORES: GONDIM, M.S.C. (UFU) ; AMAURO, N. Q. (UFU)

RESUMO: O presente estudo aborda as influências exercidas pelo ambiente escolar nos alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia do ano de 2010 em sua escolha profissional. Para tanto, utiliza-se de análise de conteúdo de suas histórias de vida como fonte de reflexão e análise, tendo como referencial os estudos de Tardif relativos aos saberes docentes. A interpretação dos resultados evidencia o ambiente escolar como fator marcante na vivência dos alunos e na escolha da docência em Química como profissão.

PALAVRAS CHAVES: história de vida, ambiente escolar, formação profissional

INTRODUÇÃO: O estudo do conteúdo dos relatos de histórias de vida apresenta-se como um caminho possível, dentre muitos outros, para se compreender o sentido que os atores sociais dão às suas próprias práticas e aos acontecimentos de que são protagonistas, bem como uma alternativa para fazer a mediação entre as ações e a estrutura, ou seja, entre a história individual e a história social.
De acordo com Dominicé (1988), a história de vida é uma forma de se aproximar a educação formal às vivências dos alunos. Logo, a história de vida passa pela família, é marcada pela escola e orienta a formação profissional.
Neste contexto, nossa pesquisa direciona-se para as respostas dos atores e seus interesses relacionados à escolha profissional que, neste estudo, são explicitados nos relatos escritos destes.
Partindo dessas evidências e do objetivo de nossa pesquisa, optamos por desenvolver os estudos fundamentados em duas das cinco categorias propostas por Tardif (2008): (1) saberes pessoais dos professores, adquiridos junto à família, ao ambiente e à educação no sentido lato, e; (2) saberes provenientes da formação escolar anterior, adquiridos na escola primária e na secundária. Com relação às demais categorias propostas pelo autor supracitado, os dados obtidos não se enquadram por se tratarem de alunos do primeiro semestre do curso de licenciatura em Química, ainda sem vivência escolar como profissional.


MATERIAL E MÉTODOS: Nosso trabalho foi realizado a partir do relato escrito de história de vida dos alunos matriculados na disciplina Iniciação à Química I, oferecida no primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia do ano de 2010.
Tal relato foi desenvolvido partindo da leitura extraclasse do primeiro capítulo do livro “Tio Tungstênio – memórias de uma infância química” (SACKS, 2002), no qual o autor narra as suas relações com a Química quando criança, destacando principalmente o seu fascínio com os metais e a influência de sua família.
Após a entrega dos relatos, realizamos uma análise de conteúdo dos trinta (30) relatos escritos produzidos pelos licenciandos. A autorização dos alunos para a utilização dos relatos escritos foi obtida a partir de um termo de consentimento. Em seguida, os relatos receberam um código numérico aleatório para nossa discriminação e identificação. O extrato apresentado preserva a escrita original dos autores, seus erros gramaticais e ortográficos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo Tardif (2008), os saberes adquiridos no processo de escolarização influenciam as escolhas e as práticas docentes. Ao realizarmos nossa análise, percebemos a predominância deste aspecto – o ambiente escolar, mais especificamente, aquele anterior ao ingresso na universidade, que foi o de maior influência/prevalência na escolha profissional – e também o aspecto relativo à influência da família. Nesse trabalho, pretendemos ressaltar e analisar questões relacionadas ao ambiente escolar.
Neste sentido, os relatos dos alunos evidenciaram a influência dos professores de Química sobre o interesse desses em tornar-se profissional desta área. Em consonância com Catani, Bueno e Sousa (2000), educadores compreensivos, humanos e atenciosos marcam positivamente a história de vida e podem alterar as atitudes de seus alunos. Desta forma, vemos a aprendizagem relacionada à afetividade, referindo-se às posturas, às crenças e às práticas dos professores diante dos alunos.
Além da influência do professor, percebemos também fatos e acontecimentos marcantes pautados no emprego de uma metodologia de ensino que relaciona os conhecimentos químicos escolares com fatos do dia-a-dia do aluno. Estes aspectos ficam evidenciados no relato a seguir.
"Quando eu tive noção do que era a Química, percebi que ela se mostrava em tudo, desde a preparação de um bolo até a ferrugem de um prego. Minha mãe sempre contava que minha avó fazia sabão para lavar a roupa, mais eu nem imaginava todo o processo que se é necessário para se chegar ao resultado final até que um dia em uma experiência feita em laboratório da escola, orientado por uma professora eu compreendi, todas as etapas para chegar ao sabão sólido." (aluno 6).


CONCLUSÕES: Embora os alunos tivessem como referência um texto em que o autor (SACKS, 2002) em momento algum menciona a escola, percebemos a característica marcante do ambiente escolar nos relatos dos alunos, que denota a influência deste na escolha profissional.
Em suma, os estudos desenvolvidos partindo das histórias de vida dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química apontam para a influência positiva de práticas educativas voltadas para a afetividade, bem como da inter-relação entre os conhecimentos formais e os conhecimentos dos alunos sobre a escolha da docência em Química.


AGRADECIMENTOS: Aos alunos do primeiro período de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia do ano de 2010.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CATANI, D. B.; BUENO, B. A. O.; SOUSA, C. P. de. 2000. “O amor dos começos”: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 111: 151-171.
DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. 1988. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.) O método autobiográfico e a formação. Lisboa, Ministério da Saúde. Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação Profissional, 131-153.
SACKS, O. W. 2002. Tio Tungstênio: memória de uma infância química. São Paulo:
Companhia das Letras.
TARDIF, M. 2008. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes. 9a.
ed.