TÍTULO: CARTILHA QUIMICANDO: ATIVIDADES LÚDICAS INFLUÊNCIANDO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

AUTORES: SILVA, J. F. S. (UFCG) ; SILVA, J.F (UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SILVA, G. M. (UFCG) ; OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) ; SILVA, E. C. A. (UFCG)

RESUMO: O presente trabalho analisou a importância da aplicação de jogos lúdicos para uma experiência na construção, elaboração e aplicação dos conceitos no ensino de química, através do jogo QUIMICANDO (1ª edição – Soluções), envolvendo cruzadinhas, jogo dos sete erros, caça-palavras, entre outros, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Picuí no estado da Paraíba. O resultado foi proveitoso, podendo-se observar que após a aplicação do jogo em sala, os alunos melhoraram suas concepções a respeito do assunto, e além de visualizar nas atividades lúdicas o conceito, aumentou o interesse e a interatividade durante as aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: conceitos químicos; atividades lúdicas; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Vários estudos mostram que o ensino de química é tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade dos alunos. A Química torna-se uma matéria monótona, fazendo com que os próprios estudantes questionem o porquê de estudá-la. Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional é a utilização de jogos e atividades lúdicas, onde os jogos são vistos como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Observa-se também que o objetivo dos jogos ou das atividades lúdicas não se resume apenas a facilitar que o aluno memorize o assunto abordado, mas sim a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, ao pensamento e, conseqüentemente, à (re)construção do seu conhecimento. Tendo em vista que vários assuntos trazem certas dificuldades, essas atividades lúdicas facilitariam a aprendizagem por sua própria acepção, pois os mecanismos para os processos de descoberta são intensificados, onde, o lúdico é um importante instrumento de trabalho no qual o mediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades, quando bem exploradas, oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo. No geral, as atividades lúdicas não levam a memorização do assunto abordado, mas, induzem os alunos a raciocinar e refletirem. Esse trabalho foi desenvolvido através de jogos lúdicos, para verificar seu valor como elemento de resgate do processo de aprendizagem dos alunos e como recurso mediador/facilitador da construção do conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: Após aplicação dos jogos tornou-se necessário a realização de uma pesquisa e avaliação dos jogos e atividades lúdicas através da aplicação de um questionário para um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio formado por 48 pessoas que participaram das atividades, onde o questionário possuía 3 questões sobre os jogos e atividades desenvolvidas e os alunos deveriam avaliar os jogos e dar as suas opiniões e sugestões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação a 1ª pergunta do questionário, quando se perguntou se a visão sobre SOLUÇÕES continuou sendo a mesma depois de aplicada a Cartilha QUIMICANDO, obtiveram-se os seguintes resultados: 29,2% do alunos afirmaram que continuavam tendo a mesma visão sobre o assunto abordado; 60,4% afirmaram que adquiriram mas conhecimento e 10,4% afirmaram que provocou mais dúvidas. Já a 2ª questão perguntava se a Cartilha QUIMICANDO, aplicada sobre SOLUÇÕES, foi satisfatória e obtiveram-se os seguintes resultados: 2,1% afirmaram que a Cartilha precisava ser melhorada; 14,6% disseram que foi regular; 58,3% afirmaram que estava bom e 25% afirmaram que estava ótima. Quando foi feita a 3ª pergunta questionou se a Cartilha QUIMICANDO deveria continuar a ser aplicada para “reforçar” o aprendizado nas aulas de Química, obtiveram-se os seguintes resultados: 66,7% afirmaram que estava ótimo se continuasse; 8,3% disseram que era regular; 12,5% disseram que era bom e 12,5 afirmaram que precisava melhorar. Então, pode-se concluir que, os alunos da 2ª série do Ensino Médio gostaram da Cartilha QUIMICANDO.





CONCLUSÕES: A atuação docente no ensino de química ainda está parada no modelo tradicional onde prioriza-se a transmissão de fórmulas e conceitos que devem ser memorizados através de exercícios escritos e avaliados em provas tradicionais, que não revelam se o aluno construiu um determinado conceito, mas apenas se memorizou, claramente resumidos nas respostas dos alunos. A partir das análises dos resultados obtidos, pode-se concluir que a introdução de jogos no cotidiano escolar é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem tornando mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: