TÍTULO: Laboratório Virtual de Química

AUTORES: SILVA, M. M. (UFCG) ; SANTOS, C. P. F. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG) ; ARAÚJO, E. C. (UEPB)

RESUMO: O Laboratório Virtual de Química objetiva o uso de objetos educacionais que apoiem o aprendizado de Química no Ensino Médio através de roteiros de aulas de química experimental no ambiente virtual aplicados aos alunos de uma escola pública de Cuité–PB. Foi utilizado um software que simula um laboratório de química onde experimentos podem ser realizados no computador. Os temas trabalhados fazem parte do programa de química do 1º ano do ensino médio, com o intuito de reforçar os conteúdos de sala de aula, contextualizando-os por meio de simulação de experimentos.

PALAVRAS CHAVES: laboratório virtual de química, experimentação, química virtual

INTRODUÇÃO: As tecnologias de informação e comunicação estão, a cada momento, permeando mais aspectos de nossa vida cotidiana. A utilização de recursos computacionais no processo de ensino-aprendizagem vem apresentando um desenvolvimento significativo nos últimos anos, em função do desenvolvimento tecnológico e do emprego de novos métodos pedagógicos de ensino. A realidade virtual fornece um conjunto de características que a tornam única como ferramenta com aplicação na aprendizagem. Tendo em vista que cada vez mais a tecnologia vem ganhando espaço na vida dos cidadãos, e sabendo da influência que essa área exerce sobre as outras, o Projeto Laboratório Virtual de Química segue com uma proposta inovadora e ousada, mesclar de uma maneira simplificada conteúdos clássicos vistos em salas de aula de forma tradicional com o mundo da informática, trabalhando também com a Inclusão Digital. O uso de Objetos de Aprendizagem, que são recursos educacionais com o objetivo de apoiar o processo ensino-aprendizagem, como instrumento de facilitação de estudos e de ensinos tem uma enorme vantagem para que haja uma aceleração no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Trabalhar com esses recursos em sala de aula é uma forma de sair da mesmice, da rotina, é criar novas expectativas tanto para o professor quanto para o aluno, é dinamizar cada vez mais, é relacionar os conteúdos programáticos da disciplina com o cotidiano da sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi criado um espaço virtual pra servir como divulgação do Projeto, o website http://laboratoriovirtualdequimica.wordpress.com, essa página da rede foi periodicamente atualizada de acordo com as atividades ocorridas durante o período de vigência do projeto, seguindo a ordem de acontecimentos e de trabalhos realizados por toda a equipe. O trabalho deu-se em três partes: o professor da escola ministrava suas aulas de forma tradicional, na sala com recursos limitados, apenas quadro, giz e com o auxilio do livro didático; o segundo momento se dava com o apoio de outro projeto da nossa instituição (UFCG), o Projeto Química Experimental, coordenado pela Professora Doutora Cláudia Patrícia, que com base nos temas tratados em sala de aula, usava a experimentação, ou seja, levava pra prática o que os alunos tinham visto na teoria em sala, as aulas se davam no laboratório de ciências da própria escola; no terceiro momento O Laboratório Virtual de Química entra em ação, com a proposta interdisciplinar, já que une campos de conhecimentos distintos, a Informática e a Química. O nosso trabalho seguia no laboratório de Informática também da própria escola, o mesmo conteúdo tratado lá no primeiro momento com o professor na sala de aula, depois no laboratório de ciências com a equipe do projeto Química Experimental é levado para o ambiente virtual, uma proposta ousada de inovar o método de ensino da própria escola, experimentos virtuais eram feitos pelos próprios alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao analisar os resultados do projeto, observou-se que uma escola com seus métodos tradicionais pode ter uma nova forma de ensinar e aprender que muito facilita no entendimento de determinados conceitos. O projeto rompeu fronteiras e conseguiu interdisciplinarizar Informática e Química, e fez com que o interesse em estudar por parte dos alunos crescesse cada vez mais. Sendo assim, o uso dessa metodologia deu certo.Realizou-se atividades que despertaram a curiosidade e a criatividade, transformando os alunos, mostrando a cada um deles que eles são a principal importância da existência de uma sala de aula. Outro fato em destaque foi a inclusão digital por parte dos alunos e dos professores da escola envolvidos no projeto.

CONCLUSÕES: A metodologia inserida na escola trouxe bons resultados. O uso do ambiente virtual de maneira interdisciplinar com a Química, dinamizou as aulas e fez com que a monotonia de aulas expositivas deixasse de existir, os alunos se tornaram mais atuantes e o aprendizado é apenas uma conseqüência desse trabalho ora tão árduo e atravessador de barreiras ora dão agradável e satisfatório. Os objetos de aprendizagem usados nos experimentos fez com que os alunos aprendessem de maneira inusitada, divertida.

AGRADECIMENTOS: PROBEX/CES/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUZATO, M. E. K. . Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 2006, São Paulo. Anais do III Congresso Ibero-Americano Educarede. São Paulo : CENPEC, 2006. p. 81-86.