TÍTULO: DOMINÓ QUÍMICO: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

AUTORES: MELO, M. J. M. (UFCG) ; LIMA, M. J. S. (UFCG) ; SILVA. A. C. (UFCG) ; SILVA, E. S. (UFCG) ; SANTOS, E. S. (UFCG) ; ARAÚJO, L. L. S. (UFCG) ; PORTO, T. N. V. (EEEFMOV-CUIT) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG)

RESUMO: Tendo em vista as dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem em Química, sendo discutido por muitos educadores para a sua melhoria, o presente artigo relata uma atividade desenvolvida por alunas bolsistas do projeto PIBID de química da UFCG, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Cuité – PB, no qual se utilizou o dominó químico de funções oxigenadas com o intuito de poder enfatizar a importância do lúdico no ensino-aprendizagem, relacionando o jogo com o ensino de maneira prazerosa e interessante, além de ajudar os alunos a memorizar cada função oxigenada relacionada ao seu radical respectivo.

PALAVRAS CHAVES: funções oxigenadas, lúdico, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: A química é vista por muitos alunos do ensino médio como complicada, devido à sua complexidade e abstração, considerando-se que há uma grande dificuldade em sua aprendizagem, fato atribuído aos inúmeros nomes, símbolos e equações que lhes são apresentados. Tem-se a necessidade da utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares. Uma alternativa para a dinamização das aulas é a inserção de atividades lúdicas, como estratégias simples, utilizando experimentos, jogos e outros recursos didáticos para dinamizar o processo de aprendizagem em química. Pode-se esperar que a construção do conhecimento se torne mais significativa, se a forma como for trabalhado envolver relações com interpretação de mundo. Este artigo relata uma atividade desenvolvida por alunas bolsistas do projeto PIBID de química da UFCG, no qual se via a necessidade da construção de um jogo didático com materiais de baixo custo, a fim de ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem de química na escola com turmas assistidas pelo referido projeto. Com o intuito de aprimorar os conteúdos químicos abordados em sala de aula, contribuindo para aperfeiçoamento da pratica docente, foi elaborado um dominó de química sobre funções oxigenadas, aplicado na turma do 3º ano do ensino médio da Escola. Este trabalho enfatiza a importância do lúdico no ensino-aprendizagem, relacionando o jogo com o ensino, além de ajudar os alunos a memorizar cada função oxigenada relacionada ao seu radical respectivo, bem como a nomenclatura das moléculas, levando os alunos a questionarem sobre a utilização dos jogos didáticos por meio de perguntas sobre essa ferramenta no ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi feito uma revisão geral sobre funções orgânicas oxigenadas, mostrando as principais funções oxigenadas seguidas de exemplo de cada uma delas. Após essa abordagem o jogo de dominó químico foi apresentado aos alunos, no qual foi confeccionado com pedaços pequenos de madeira, cortados na serralharia, tinta para madeira, goma laca incolor, verniz geral incolor e papel adesivo. Apresentou-se também as regras do jogo, o qual é semelhante ao jogo do dominó tradicional, contém vinte e oito peças,cada peça contém de um lado o nome da função ou molécula e do outro lado a estrutura ou radical da função oxigenada. Para iniciar o jogo, dividiu-se a turma em quatro grupos, escolhendo entre eles um líder que iria manipular as peças enquanto que os demais iam apenas auxiliando no decorrer do jogo. As peças foram colocadas viradas sobre uma carteira, embaralhando-as, em seguida foram distribuídas sete peças de dominó para cada jogador, sendo que o primeiro jogador foi escolhido aleatoriamente, onde o professor indica uma peça qualquer e quem estivesse com a peça iria iniciar o jogo, seguindo no sentido horário, na qual a peça lançada teria que ter o seu encaixe na próxima peça do jogador adversário, e assim por diante, o jogador que não tivesse a peça passaria a vez para o jogador seguinte, e assim por diante até o termino do jogo, ou seja, quando o jogador vencedor tiver baixado sua ultima peça. E por fim, foi aplicado um questionário de acordo com a atividade desenvolvida, que continha apenas quatro questões, objetivando descobrir a opinião dos alunos sobre a utilização do lúdico em sala de aula e se este permite o aprimoramento e conseqüentemente uma maior compreensão do assunto funções oxigenadas, conteúdo abordado anteriormente nas aulas de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao apresentar o jogo do dominó de funções oxigenadas, notou-se uma grande curiosidade por parte dos alunos de como funcionaria o jogo, mas diante das dificuldades que eles tinham em relação ao assunto abordado em sala de aula em diferenciar algumas das funções, foi necessário fazer uma revisão prévia sobre o assunto antes da utilização do jogo, observando ainda essas dificuldades. Após esta abordagem, dividiu-se a turma em quatro grupos, sendo escolhido um líder para a manipulação das peças, no qual as regras foram expostas sendo necessárias. A familiarização das peças levou certo tempo e houve algumas dificuldades durante o jogo, sendo necessário assessorá-los em alguns momentos, a fim de ajudá-los na memorização de cada função oxigenada relacionando ao seu radical e estrutura a sua nomenclatura. O uso do jogo comprovou-se que há um entusiasmo e curiosidade dos mesmos, despertando o interesse dos alunos a participarem das aulas de maneira significativa, além de motivá-los a descoberta de tais saberes o que os leva a uma maior aprendizagem. Ao analisar as respostas dadas pelos alunos no questionário aplicado junto aos alunos do 3º ano do ensino médio, o qual continha quatro questões sobre a avaliação que eles faziam em relação ao jogo, destacando suas principais dificuldades na manipulação das peças, foi possível perceber tais dificuldades como relacionar a que função os radicais pertenciam, saber a nomenclatura de alguns das moléculas que era associado ao um grupo funcional. Após uma semana a professora realizou uma avaliação sobre o respectivo conteúdo, as notas foram bastante elevadas, comprovando assim que o jogo como forma de ferramenta nas aulas, possibilitou uma melhora no ensino aprendizagem.



CONCLUSÕES: O uso do dominó foi muito interessante na aplicação de conteúdos de química, pois favoreceu uma melhor assimilação, ajudando-os na memorização de símbolos e fórmulas, de uma forma mais leve. As atividades lúdicas são consideradas uma prática privilegiada para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade, como também instrumentos motivacionais do ensino-aprendizagem em química.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES /FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo. Química: Química orgânica, v. 3. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. Disponível em : www. Pucpr.br/ eventos / educere2008/anais/pdf/293_114.pdf. Acessado em 13 de abril de 2010.
NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se química (2008). Disponivel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. acesso em 15 de abril de 2010.
REGO, T. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.