TÍTULO: O PAPEL DA ESCOLA NA BUSCA DA COSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS E REFLEXÕES

AUTORES: SILVA, E. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG)

RESUMO: O trabalho destaca o caos ambiental que o planeta vem passando e afirma que as ações do homem sobre os recursos naturais são as principais causas da degradação do meio ambiente. Mostra-se uma alternativa de tentar formar uma sociedade consciente, minimizar a degradação ambiental e preservar o futuro das próximas gerações a implantação de disciplinas ambientais em nossas escolas e a efetivação da interdisciplinaridade em todos os aspectos e sentidos. É relatado no mesmo as atividades realizadas e experiências vividas por alguns alunos e professores de uma escola pública da Paraíba e da UFCG em uma gincana. Essa gincana teve como tema geral o meio ambiente e teve como meta difundir a conscientização ambiental a partir de atividades dinamizadoras efetuadas dentro e fora da escola.

PALAVRAS CHAVES: meio ambiente. degradação ambiental. conscientização ambiental

INTRODUÇÃO: A cada dia que passa a preocupação com as questões ambientais vem aumentando. Estudiosos tentam encontrar respostas precisas para as catástrofes ambientais evidenciadas atualmente e buscam soluções para minimizar tais problemas. As catástrofes ambientais evidenciadas atualmente são conseqüências do desmatamento das nossas florestas, da poluição do solo e dos rios, da liberação de gases do efeito estufa e entre outros. Os cientistas perceberam que essas formas de se degradar o meio ambiente se tornaram mais intensas e presentes à medida que a população do planeta veio aumentando e que os processos industriais foram se intensificando. Diante desse contexto, o homem é apontado como o principal responsável pelos impactos e danos ambientais que o planeta vem sofrendo. Afinal de contas, como sabemos, é o homem quem incentiva e explora os recursos ecológicos de modo inadequado e sem nenhuma forma de controle ou preservação. Este artigo surgiu a partir da aplicação de uma gincana realizada numa escola pública e foi idealizado através de idéias baseadas no projeto PIBID e da nossa preocupação em preservar o meio ambiente. O mesmo tem como intuito fazer algumas reflexões sobre o caos ambiental que o planeta vem sofrendo e propor formas de minimizar a degradação do meio ambiente. Mais precisamente, a nossa proposta enfatiza a necessidade de se introduzir em nossas escolas oficinas de educação ambiental, o papel da escola na busca pela conscientização ambiental e a importância da interdisciplinaridade na construção do conhecimento e na formação dos cidadãos.

MATERIAL E MÉTODOS: A partir da problemática ambiental em evidência na atualidade e da nossa preocupação em preservar o meio ambiente, surgiu-se a idéia de se efetuar uma gincana na cidade de cuité. Durante as atividades da gincana os alunos tiveram a oportunidade de interagir de forma mais intensa uns com os outros e com o meio. O planejamento da gincana foi feito por um grupo de alunos do projeto PIBID e com a participação e orientação de um professor da Escola. Os competidores da gincana foram os alunos do 3º ano. Foram distribuídos troféus, chocolates e pontos em algumas disciplinas. Ao mesmo tempo, fizemos questão de deixar bem claro para os alunos que o mais importante não era a possibilidade deles acumularem pontos para as disciplinas ou conseguirem obter premiações, mas sim, a contribuição de todos com a preservação do meio ambiente e com a formação de uma sociedade consciente e ativa. A programação da gincana foi elaborada e organizada durante várias reuniões e encontros. Destacou-se em nossos encontros a importância da gincana para formação de uma sociedade mais consciente, justa e crítica. Dialogamos á respeito do papel da escola na busca pela conscientização ambiental e discutimos os impactos ambientais provocados pelo homem e as possíveis alternativas de tentar minimizá-los. A gincana teve como tema geral o meio ambiente. Nessa perspectiva, as atividades efetuadas na gincana foram elaboradas e baseadas de acordo a temática ambiental e possibilitaram um contato mais direto dos alunos com os espaços naturais existentes na escola. Além do recolhimento de latinhas e garrafas, os alunos tiveram que participar e executar várias outras atividades no dia da gincana.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização da gincana e os nossos encontros possibilitaram a construção de uma visão crítica com relação aos problemas ambientais e nos incentivou a propor alternativas que possibilitem viver com mais dignidade e enxergar um futuro mais promissor para o nosso planeta. Não podemos mais, de forma alguma, agir sobre os recursos naturais da mesma forma que estamos agindo atualmente. Nessa perspectiva, a busca pela formação de uma sociedade ambientalmente consciente se torna essencial e necessário. Só vamos contornar essa situação crítica e preocupante se mudarmos primeiramente a nossa forma de pensar e, conseqüentemente, de agir sobre o meio em que vivemos. Essa mudança de atitude deve ser tomada urgentemente, pois o planeta não vai esperar por muitos anos e quando a situação se tornar pior do está dificilmente o homem vai poder voltar atrás. É por isso que precisamos valorizar as ações de educação ambiental. Temos que reerguer as nossas florestas, executar a coleta seletiva de lixo, reciclar e efetuar a compostagem. A formulação de leis ambientais mais rigorosas e a busca por um desenvolvimento sustentável também são fundamentais. Se o ensino for visto de modo simplista e tradicional dificilmente vamos difundir a conscientização ambiental. A tendência de se forma uma sociedade mais ecologicamente consciente é muito maior em escolas que se preocupam com a preservação ambiental e valorizam as ações de educação ambiental do que em escolas que simplesmente transmitem os conteúdos isoladamente. Precisamos romper com esse tipo de metodologia de ensino.

CONCLUSÕES: A importância das ações de educação ambiental com a aplicação da gincana provocou o interesse dos alunos e professores em se promover à preservação ambiental tão necessária, pois os mesmos se envolveram de forma interdisciplinar, dinâmica e em pleno contato com o meio. As ações de educação ambiental devem ser promovidas tanto dentro quanto fora dos ambientes escolares, ou seja, temos que possibilitar uma conexão entre a escola e os acontecimentos e fenômenos que ocorrem fora dela na busca pela conscientização ambiental da sociedade e ir a busca dessa conscientização.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

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SOARES, Bernado Elias Ferreira; NAVARRO, Marli Albuquerque; FERREIRA, Aldo Pacheco. Desenvolvimento Sustentado e Consciência Ambiental: natureza, sociedade e racionalidade. Revista Ciência e Cognição. V. 2; ano da publicação 2004; p. 45.