TÍTULO: A temática plásticos como recurso facilitador para o Ensino de Química

AUTORES: SILVA, M. D. B. (UEPA) ; SILVA, H. N. C (UEPA) ; COSTA, D. G. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA)

RESUMO: O trabalho teve como objetivo relacionar os conteúdos de química com o cotidiano do aluno, considerando a temática plásticos como um assunto para a abordagem de vários conceitos químicos. Na 1ª etapa da pesquisa foi aplicado um questionário para investigar a concepção dos alunos acerca dos plásticos, na 2ª etapa foi realizada uma palestra sobre o tema. Logo após foi aplicado um 2° questionário, para comparação e análise dos resultados. No 1° questionário 94,5% afirmaram não saber de qual material é constituído os plásticos. Após as explicações, 71,5% responderam que o petróleo é a matéria prima para fabricação e que este pode ter natureza sintética ou orgânica. A partir da pesquisa, pudemos afirmar que a Temática Plásticos é um assunto importante para compreensão dos conteúdos de Química.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, plásticos, ensino aprendizagem

INTRODUÇÃO: Um dos grandes desafios no Ensino de Química tem sido a distância entre o aluno e o conhecimento repassado para os mesmos. Alguns conteúdos inseridos no currículo escolar não contemplam as exigências de assuntos contextualizados presentes na educação atual. Por muitas vezes o professor não repassa de forma adequada à transmissão de certos conceitos, separando a teoria apresentada em sala de aula da aplicação prática que ela possui. “Dessa forma acaba-se por não tornar a disciplina mais fácil de ser entendida e perde-se a oportunidade de associá-la com os avanços tecnológicos que afetam diretamente nossas vidas” (RIBEIRO et al., 2009). Já existe entre os professores de Química, o conhecimento de que a contextualização é motivadora para o ensino de Química, e quando aliada aos conteúdos, desperta no aluno um forte interesse a respeito do tema ministrado. A Temática Plásticos foi escolhida como uma das opções para o Ensino de Química, tornando-se possível trazer para próximo do aluno inúmeros conceitos atrelados a esse material que é extremamente necessário para a sociedade moderna, mas que causa impactos ao meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo levar ao aluno da escola pública, palestras e experimentos com assuntos de química geral e orgânica que podem ser trabalhados dentro da referida temática, uma vez que existe uma variedade de conteúdos que podem ser trabalhados através da temática.

MATERIAL E MÉTODOS: No presente trabalho tivemos como instrumento de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de questionários para os estudantes da Rede Pública de Ensino da cidade de Belém/Pará. A pesquisa foi realizada na Escola Magalhães Barata, tendo como objeto de estudo 18 alunos da 3ª série do Ensino Médio. O trabalho foi dividido em duas etapas: a 1ª consistiu em averiguar a compreensão dos alunos sobre a Temática Plásticos, e a 2ª etapa da pesquisa realizamos palestras e experimentos objetivando demonstrar a proximidade do tema com a realidade dos alunos. As palestras abordaram os seguintes assuntos: história e evolução dos plásticos, identificação universal dos plásticos, processos de produção, utilização dos plásticos no cotidiano e os impactos ambientais causados pela crescente utilização dos plásticos. Foram realizados quatro experimentos, extraídos do livro Química na Cabeça, uma vez necessitávamos de materiais de baixo custo para a execução do experimento. Ao término das palestras e experimentos aplicamos um questionário para verificar se houve ou não a melhoria da compressão da temática pelos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos questionários aplicados aos alunos da 3º Série na 1ª etapa da pesquisa, verificamos que quando questionados sobre a constituição dos plásticos, 55,5% não souberam responder, 17,0% afirmaram que o plástico é um material orgânico e 27,5 % responderam que o plástico é um produto sintético. Sobre as matérias primas, 94,5% não sabiam as fontes utilizadas para a sua produção, somente 5,5% afirmaram que o petróleo é a matéria - prima. Também foi verificado que na escola investigada não existem projetos que tratem da temática. A partir destes resultados realizou-se uma 2ª etapa com palestras e experimentos sobre a temática abordada, para melhorar a compreensão dos alunos, e também mostrar para os mesmos que este tema está diretamente interligado com a realidade de vida. Na 2ª etapa da pesquisa foi aplicado um novo questionário, onde se pode perceber que 78,50% afirmaram que o plástico é um material sintético. A cerca das matérias primas utilizadas para a produção dos plásticos, 71,50% responderam que o petróleo é a fonte dessa produção. Por fim, percebemos que a realização de palestras e experimentos sobre temas do cotidiano, são ferramentas eficazes para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

CONCLUSÕES: A partir da pesquisa, pudemos afirmar que a temática Plásticos é um assunto importante para a compreensão dos conteúdos da disciplina Química, assim como o emprego de aulas práticas é um método eficaz no processo ensino aprendizagem, pois os alunos têm contato direto com o que é estudado em sala de aula. Verificou-se a necessidade de haver atividades extracurriculares na escola estudada, pois desta forma a teoria pode ser aproximada a realidade do aluno, rompendo a idéia de que a Química é um disciplina que tem como objetivo ensinar somente cálculos, fórmulas e conceitos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Direção e aos alunos da Escola Magalhães Barata que nos cederam espaço e tempo para que a pesquisa fosse realizada com êxito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, C.K.G.; OLIVEIRA, C.B. 2009. O uso dos laboratórios didáticos no ensino da química. Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.