TÍTULO: NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA: DINÂMICAS E USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS.

AUTORES: QUEIROZ, V.B. (UFC) ; UCHOA, D.K. (UFC) ; BRANDÃO, L.A.E. (SEDUC-CE)

RESUMO: Este trabalho tem como intuito relatar as intervenções dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro de uma escola de ensino médio, com propostas de dinâmicas em sala de aula e uso de softwares educativos. A metodologia utilizada partiu da revisão bibliográfica e pesquisa em endereços eletrônicos, As dinâmicas foram aplicadas em turmas de 1º e 3º série do ensino médio e a exploração do conteúdo virtual com alunos da 3º série. A aplicação de dinâmica torna a aula mais atraente, pois consegue transformar um conteúdo explorado antes somente pelo livro em uma atividade lúdica e a aula virtual veio suprir as limitações de certos livros em abordar o conteúdo estudado, tornando a química uma ciência mais agradável de aprender

PALAVRAS CHAVES: aulas, dinâmicas, modelo atômico.

INTRODUÇÃO: O ensino de química dentro da escola de educação básica chega muitas vezes a ser de difícil compreensão para os alunos devido à abordagem do mundo microscópico. “A apresentação do modelo a partir do experimento permite ao aluno compreender com são construídos modelos em Ciência, ao mesmo que possibilita um entendimento do significado do modelo (SANTOS, 2007)”. A situação piora,quando se utiliza a abordagem do modelo atômico quântico, requerendo uma discussão mais avançada sobre conceitos da física, ainda não estudados pelos alunos.
Para minimizar essa problemática na química, surgem as dinâmicas, uma técnica de ensino baseada na interação de grupos e da metodologia da atividade detalhado pelo docente. Uma de suas vantagens é a complementação dos conteúdos dados em sala de aula.
Com os recursos tecnológicos voltados para a área de educação com o uso de software, ficou acessível para o docente de química usar estas ferramentas e poder explorar modelos atômicos e suas animações, principalmente a partir do modelo de Rutherford, devido as diversas simulações que a própria teoria do cientista aborda. Este trabalho tem como proposta a apresentação de ferramentas no ensino de estrutura atômica para o ensino médio, servindo como sugestão de plano de aula para os professores de química da educação básica.


MATERIAL E MÉTODOS: Foi utilizada uma metodologia de acordo com os seguintes procedimentos: seleção de conteúdos, pesquisa bibliográfica, construção de materiais didáticos, aplicação de dinâmicas em sala, aulas no laboratório de informática utilizando software abordando o conteúdo do trabalho em epígrafe.
Inicialmente foram confeccionadas quatro caixas de papelão contendo em cada objetos que fazem uma analogia aos modelos dos cientistas: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. A caixa era lacrada e apenas com uma abertura que permitisse a entrada de uma mão para o aluno tocar os objetos, imaginar e identificar o modelo contido em cada caixa. Na segunda dinâmica o professor após explanar o conteúdo, escolhe um aluno de cada equipe colocando em sua testa , uma etiqueta com o nome do cientista da teoria, os membros da equipe devem fazer uma mímica de forma que o outro identificasse a teoria e descobrisse o cientista que se encontrava em sua testa. Nas aulas com software educativos, os alunos foram levados para o laboratório de informática da escola e cada dupla de alunos por computador interagiram com os softwares:quimicaonline e labvirt no conteúdo de modelos atômicos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a análise das impressões coletadas dos alunos depois da aplicação das dinâmicas, pode observar que os alunos mostraram-se motivados e interessados em aprender um conteúdo do mundo microscópico de uma maneira não-convencional. Na dinâmica das caixas com analogias dos cientistas, observou-se que os alunos conseguiram através do tato fazer a comparação dos objetos contidos nas caixas com os modelos propostos pelos cientistas, como por exemplo: uma bola de bilhar representando a teoria proposta por Dalton, um sistema planetário feito de cordão representando o modelo de Rutherford. Como essa dinâmica foi feita em equipe, o tempo de resposta dos alunos foi considerada rápida. Enquanto a dinâmica da mímica, por se tratar de outra proposta pedagógica em que envolve os alunos em equipe, observou-se que eles se esforçaram para fazer a mímica que representasse o cientista, pois uma boa imitação significava ponto positivo e para o bom desempenho tiveram que estudar e entender bem a teoria dos cientistas.
Em relação à aula no laboratório de informática, constatou-se que os discentes receberam com boa aprovação a aula no ambiente virtual, muitos alunos elogiaram a atividade por se passar em um ambiente fora da “tradicional sala de aula”. No uso do software tutorial “químicaonline”, eles puderam explorar a teoria dos cientistas e conseguiram visualizar a simulação do experimento de Rutherford. Enquanto o objeto de aprendizagem (OA) do “labvirt” abordava o conteúdo de estrutura atômica de maneira contextualizada, fazendo com que os alunos conhecessem a aplicação no cotidiano.
Com aplicação das dinâmicas em sala de aula e uso de software no laboratório de informática observou-se que os alunos passaram a compreender melhor um assunto que antes era limitado aos livros didáticos.


CONCLUSÕES: Neste trabalho foi possível observar que estas ferramentas no ensino de estrutura atômica no ensino médio tornar am o assunto em questão mais compreensível para os discentes, uma vez que as dinâmicas proporcionam um ambiente favorável à construção do conhecimento, além de gerar uma atmosfera propícia para a contextualização do assunto abordado. O uso de software nesta parte da química torna-se indispensável, já que os livros limitam a analogias e descrição de simulações. Fica clara a necessidade da utilização, por parte do docente, de metodologias alternativas, fugindo do tradicionalismo, ainda presente em algumas escolas.



AGRADECIMENTOS: A Capes , a professora orientadora do PIBID-Química, Maria das Graças Gomes Castilho (docente da UFC) e a Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Santos, Wildson Luiz Pereira dos; (coord.). Química e sociedade.
Volume único. São Paulo: nova geração, 2007.
http://www.quimicaonline.com.br,acessado em 10 de abril de 2010.
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_showatomico.htm,acessado em 10
de abril de 2010.