TÍTULO: Feira de ciências com atividades lúdicas como facilitadora da aprendizagem

AUTORES: OLIVEIRA, G.S. (UFCG) ; SANTOS, A.F. (EEPF-PICUI) ; GOMES, M.E.M. (UFCG) ; SILVA, G.M. (UFCG) ; SILVA, J.F. (UFCG) ; SILVA, J.F.S. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG)

RESUMO: Neste trabalho, damos um destaque especial aos temas relacionados à química na realização de eventos educativos como facilitador na aprendizagem. As Feiras de Ciências constituem o mais completo processo de divulgação científica, além de incentivá-las, optamos por esse evento para transmitir cultura científica e sua utilização como facilitadora da aprendizagem de química. O objetivo dessa feira de ciências não foi mostrar um mero conjunto de sugestões experimentais para as tradicionais feiras anuais das escolas e sim como uma ferramenta à ilustrar os conceitos em sala de aula no dia-a-dia utilizando a idéias dos alunos para a montagem, estudo e aplicação dos experimentos com a utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo.

PALAVRAS CHAVES: feiras de ciencias, ensino de quimica, experimentação

INTRODUÇÃO: A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas sejam na mídia sobre os temas atuais que envolvem o crescimento da ciência, na escola e com pessoas na sociedade. A sugestão de elaboração orientada da feira de ciências como estratégia de ensino foi contribuir para melhoria na aprendizagem de Química ajudando a motivar os alunos a participarem das aulas, tornando-as mais dinâmicas e, conseqüentemente, tendo como resultado uma aprendizagem mais significativa. As Feiras de Ciências se encaixam no contexto do ensino não formal, é uma ação preciosa e complementar do processo educacional o qual nós bolsistas e professor supervisor e coordenador deste projeto somos grandes entusiastas. Poder levar informação das mais variadas formas aos alunos das escolas onde o projeto atua é um objetivo importante, porque a Ciência faz parte da formação do cidadão consciente. A concretização experimental dos fenômenos em estudo é possível de inúmeros modos, entre os quais é preciso escolher os que se destacam pela economia de recursos, clarezas das relações entre os fatores relevantes e vigorosa penetração na consciência inteligente do aluno, estes foram os aspectos discutidos durante as reuniões que antecederam a feira de ciências com os 54 alunos de 2° e 3°ano divididos por grupo de pelo menos 4 alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos participaram ativamente realizando suas atividades dentro do prazo de 30 dias durante as reuniões semanais com resolução de problemas e realização do evento que foi considerado o melhor realizado na escola.As pesquisas e entrevistas foram realizadas com alunos e professores de química. Num segundo momento foi solicitado a preparação de um texto do gênero científico: relatório. Nos relatórios os quais foram apresentados os resultados dos trabalhos feitos pelos alunos. Esta produção foi acompanhada por um conjunto de ações que obedeceram a um delineamento quantitativo e qualitativo. Foi estabelecido pelos bolsistas um conjunto de procedimentos metodológicos para coleta de informações com base na interpretação do experimento envolvido. Todos os experimentos realizados durante a feira de ciências foram elaborados utilizando materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Estes dados foram as bases para a construção das respostas para as principais questões desta pesquisa. Ao longo das reuniões fomos introduzindo passo-a-passo as idéias dos alunos e adaptamos um conjunto de experimentos didáticos que foram demonstrados em sala de Aula antes do evento . Com os relatórios analisamos de forma detalhada os as conclusões e assim os resultados obtidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos foram satisfatórios tendo em vista que o objetivo de estimular e facilitar o aprendizado dos alunos durante todo o processo de elaboração do evento. Entre os alunos que participaram diretamente do evento concluiu-se que foi unânime a aprendizagem significativa durante preparação e realização dos experimentos e explicação dos mesmos durante o evento, os alunos mostraram-se motivados para a realização do 2° Ano da feira de ciências em 2010 realizado por alunos e bolsistas. Eles reconheceram não ter previamente a explicação para observações numa atividade experimental e que após a preparação dos mesmos obtiveram resultados melhores no seu aprendizado.O que se pode ressaltar a olhos vistos é que 90% responderam a pergunta: “De que forma as aulas de química poderiam ajudá-lo a compreender as transformações ocorridas no mundo?” respondendo que as atividades extra classe e as atividades lúdicas relacionadas ao ensino de química aplicada pelos bolsistas tem melhor influencia na aprendizagem que acontece de forma divertida e dinâmica, porém seria e produtiva através de exemplos com o que ocorreu no momento.





CONCLUSÕES: As participações dos alunos nas aulas teóricas de Química se enriquecem quando ele vivencia experimentalmente o assunto em estudo. Reciprocamente, ao realizar um experimento o aluno é motivado a adquirir os conhecimentos teóricos que explicam os fenômenos observados. A elaboração de montagens experimentais, durante o ano letivo e posterior apresentação nas Feiras de Ciências, estimula e facilita o aprendizado do aluno. Por isso, esse trabalho se reveste de fundamental importância. Certamente, será um complemento eficiente aos livros de teoria e exercícios existentes.

AGRADECIMENTOS: PIBID/FNDE/CAPES/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se química (2008). Disponivel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. acesso em 15 de abril de 2010.