TÍTULO: Estimulando nos futuros professores do Ensino Fundamental o gosto pelas atividades práticas com materiais de baixo custo

AUTORES: MOREIRA, T.S. (IFPB-JP) ; VASCONCELOS, E. S. (IFPB-JP) ; LIMA, J. F. (IFPB-JP) ; LORENZO, J.G.F (IFPB-JP)

RESUMO: O presente trabalho teve como finalidade estimular nos futuros professores do ensino fundamental o gosto pela experimentação no ensino das ciências, utilizando para isto materiais de baixo custo e de uso cotidiano.
Esses materiais alternativos foram utilizados em uma aula prática sobre destilação simples, numa turma da 1ª série de formação de professores do Instituto de Educação da Paraíba (IEP).
Após a atividade prática, os alunos propuseram a continuidade deste trabalho, sugerindo a construção de outros materiais alternativos.


PALAVRAS CHAVES: ensino de química, laboratório com materiais alternativos, experimento de baixo custo

INTRODUÇÃO: Cabe aos Centros Formadores de Professores uma postura inovadora e articuladora de uma formação inicial que estimule o lado criativo dos futuros professores para que os mesmos sejam elementos articuladores dentro das escolas de Educação Básica para a melhoria do ensino (SANTOS, 2008).
A proposta deste trabalho é construir junto aos futuros professores novas metodologias de ensino a partir da prática cotidiana dos mesmos e das dificuldades geradas pelo confronto entre a proposta curricular e a realidade da sala de aula.
Buscou-se fortalecer as atividades de formação inicial desses professores através de atividades práticas simples utilizando materiais de baixo custo, que poderão ser reproduzidas facilmente, além de estimulá-los a pesquisar e desenvolver novos materiais que tanto os auxiliem na aprendizagem da disciplina ora estudada como na sua futura atividade acadêmica.
Segundo Maximo (1998), essa atitude tende a ser frutífera, na medida em que for capaz de formar o hábito da pesquisa naqueles que se preparam para exercer a profissão docente. Assim, o futuro professor deve ser preparado com base no equilíbrio entre ensinar e ensinar a aprender, inclusive para que seja capaz de proceder de modo semelhante com seus alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a construção do condensador e da lamparina foram utilizados materiais que geralmente são descartados, pois, muitas vezes, são considerados lixo. Os materiais utilizados para a confecção das aparelhagens foram os seguintes: lâmpada queimada de 60W, equipo de soro, garrafa PET de água mineral 500 mL, rolha de cortiça, frasco de geleia, pavio e massa epóxi.
A construção do condensador foi feita do seguinte modo: na garrafa PET foi feito um furo na parte lateral inferior, o equipo de soro foi inserido dentro da garrafa, deixando-o em forma de espiral, passando-o no orifício, que em seguida foi vedado, para a saída da substância destilada; na outra ponta foi inserida a rolha de cortiça, e acoplou-se esta a lâmpada. No caso da lamparina a álcool foi feita uma abertura no centro da tampa do frasco de geleia para a passagem do pavio.
Esses materiais foram aplicados em uma aula sobre destilação simples, numa turma da 1ª série de formação de professores do Instituto de Educação da Paraíba (IEP).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação dos materiais foi realizada no laboratório de Ciências do IEP, e os alunos se mostraram bastantes interessados pela aula (ver figura 1). Ao término da aula, eles mostraram-se motivados a pesquisar e construir novos materiais para o laboratório, propondo para as professoras que houvesse mais aulas utilizando o mesmo método de ensino.
Observou-se que a aula com materiais alternativos facilitou a compreensão do conteúdo abordado, pois os alunos se saíram bem nas atividades que foram propostas, justamente pelo fato de terem uma melhor fixação do conteúdo. No geral, a criação de materiais alternativos num laboratório com poucos recursos, é um importante facilitador no processo de ensino aprendizagem do aluno, além de motivá-los a se interessar mais pela disciplina.






CONCLUSÕES: Todos os materiais utilizados para a montagem da experiência são de uso cotidiano e de baixíssimo custo, sendo a sua montagem bem simples, o que possibilita a sua futura utilização por parte dos futuros professores.
O resultado se mostrou bastante positivo por despertar e estimular o gosto pela experimentação, principalmente na área de ciências, em nossos futuros educadores.


AGRADECIMENTOS: A CAPES, pelo apoio financeiro, e aos coordenadores do PIBID-IFPB/JP, Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos e Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, S. M. Busca e movimento: formação do professor e exigências educacionais contemporâneas. – Rondonópolis, UFMT, 1998.
MÁXIMO, A. C. A atividade de pesquisa como prática educativa: uma avaliação do processo de formação de professores no curso de Pedagogia, Rondonópolis, UFMT, 1998.
SANTOS, M. L. B. e LORENZO, J. G. F. Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, 2008