TÍTULO: A importância do “aprender a fazer” na vivencia dos licenciandos de Química na disciplina Didática I.

AUTORES: AMORIM, D.C.G. (IF SERTÃO-PE) ; COSTA, B.R. (IF SERTÃO-PE) ; PEIXINHO, C.M. (IF SERTÃO-PE) ; DAMASCENO, I.C. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, J.L. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA, J.E. (IF SERTÃO-PE) ; FERRAZ, P.P. (IF SERTÃO-PE)

RESUMO: O projeto vivenciado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química do IF SERTÃO PE, com o objetivo de refletir sobre a importância da Didática na formação do professor para uma prática pedagógica fundamentada teoricamente e articulada com a realidade foi embasado em estudos de textos, discussões, seminários e resenha de filme. A atuação docente foi avaliada através de observações e análise de professores que fizeram parte da trajetória dos alunos . Para subsidiar o “aprender a fazer” os alunos planejaram aulas integrando os conteúdos, objetivos, métodos e avaliação. As aulas foram executadas, filmadas e avaliadas pelos próprios colegas e Professora contemplando a importância do “saber fazer” através do preparo didático envolvendo os âmbitos: teórico e metodológico.

PALAVRAS CHAVES: didática, ensino de química

INTRODUÇÃO: Nos cursos de Licenciatura em Química do IF SERTAO - PE observa-se uma resistência dos licenciandos em relação as disciplinas pedagógicas, julgadas como de menos importância e portanto relegadas a segundo plano.
O projeto teve como objetivo a valorização da sala de aula como espaço educativo que deve ser utilizado de forma criativa e preparo dos alunos para um compromisso docente de planejamento e organização da aula, inovação e estímulo à pesquisa, neste sentido é contundente a afirmação de MARTINS:(2008, p. 27), “ torna-se fundamental que a escola prepare um trabalhador intelectualmente ativo, criativo, produtivo e, para tal, volta-se a discutir a importância de centrar o fazer e as práticas de interação entre professores e alunos no aprender a aprender.”
O Projeto teve como primeira etapa o embasamento teórico através de resenha do filme “Escritores da Liberdade”, pesquisa sobre o histórico da didática, identificação das tendências pedagógicas na prática dos professores e o perfil de um professor ideal .
Na segunda etapa, estudamos sobre aspectos importantes como a estruturação didática da aula, características, métodos e avaliação. Utilizando os PCNs de Química, revendo os livros didáticos, exercícios e questões de provas, foi realizada a atividade prática de planejar uma aula para ser apresentada em classe, filmada e avaliada pela Professora orientadora e colegas.
A culminância do projeto foi a apresentação do CD com todo material produzido em classe através dos estudos e discussões, os planos de aula, exercícios e provas e a edição das aulas filmadas o que oportunizou a consolidação da reflexão sobre a importância da didática na formação do professor e o seu aprender a fazer e saber fazer.

MATERIAL E MÉTODOS: No decorrer do semestre letivo de 2009.2, o projeto foi realizado na turma do 3º período de Licenciatura em Química tendo como foco uma abordagem dialética que desafiasse o licenciando a refletir sobre as influencias recebidas na sua própria formação e prática pedagógica. Todos os alunos da classe estiveram envolvidos no processo, ao todo 11 alunos.
Através de resenha de filme “Escritores da Liberdade” foi possível refletir sobre a necessidade de um compromisso com a docência que envolve não só o “dar uma aula”mas o interagir com os alunos em seu contexto sócio-cultural. As discussões de texto fundamentaram o conhecimento da trajetória histórica da didática no Brasil e suas influencias na atualidade. A observação de práticas pedagógicas de professores articulando com as tendências pedagógicas proporcionou uma avaliação mais criteriosa. Os seminários realizados amadureceram as argumentações e embasamentos. A elaboração de plano de aula, organização e apresentação da aula serviu como construto da pratica com todo o subsídio teórico-metodológico. A edição da filmagem, distribuição das tarefas para a realização da culminância, oportunizou o envolvimento de todos os alunos conforme suas habilidades o que fortaleceu o trabalho em grupo a descoberta de outros talentos ainda não vivenciados na sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as pesquisas observou-se nos professores a presença dominante da tendência tecnicista principalmente na questão da avaliação da aprendizagem. MELO, ( 2008, p.161) afirma que “nenhuma pessoa admite que um bom professor possa “não ter didática”, porém nos cursos de formação esta costuma ser uma disciplina “fria”, ou seja, uma disciplina de importância menor”.
Com relação ao perfil do professor ideal, foram destacadas algumas características tais como: domínio de classe e do conteúdo, saber avaliar, saber fazer uso de recursos tecnológicos, abertura com o aluno para romper a pedagogia do medo e a utilização da pesquisa e aplicação prática dos conteúdos. È neste sentido do rompimento com o tecnicismo e abertura para uma visão mais humanista da educação que FREIRE diz, ( 2002, p. 34)
Creio que uma das qualidades essenciais que uma autoridade docente democrática deve ter em suas relações com as liberdades dos alunos, é a segurança em si mesma. È a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.
Durante a apresentação das aulas os alunos vivenciaram as emoções de estar sendo filmado, vencerem o medo, ansiedade, nervosismo. Perceberam que não só saber o conteúdo é suficiente é preciso ter método para ensinar de acordo com a realidade dos alunos.
Para o fechamento do projeto foi organizada uma festa de confraternização com a presença dos professores da Coordenação de Licenciatura em Química, apresentação de música e dança pelos alunos e professora orientadora, finalizando com a entrega do CD com todo o material produzido.

CONCLUSÕES: O objetivo de valorização da sala de aula como espaço educativo foi planamente alcançado, os alunos aprenderam sem medo. Desenvolveram a auto-confiança, a pesquisa, o trabalho em grupo, capacidade de avaliar para melhorar . Perceberam a importância de desenvolver a competência pedagógica juntamente com a competência acadêmica, bem como o trabalho interpessoal para a maturidade emocional,destacando a pessoa do professor como determinante para o sucesso na sala de aula. A didática foi trabalhada de uma forma que desmistificou o pensamento geral e acima de tudo a realidade do “aprender a fazer".

AGRADECIMENTOS: A todos os professores e alunos da Licenciatura em Química do IF Sertão - PE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, v. 3. Brasília, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.