TÍTULO: CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG: UM INCENTIVO PARA VESTIBULANDOS

AUTORES: SOUTO, M.V.M (UFCG) ; LIMA,M.J.S. (UFCG) ; MELO,M.J.M. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; TEIXEIRA,G. (UFCG)

RESUMO: Tendo em vista a necessidade de profissionais licenciados nas áreas de Química e a oferta da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus de Cuité - PB em dispor deste curso, alunos do curso de licenciatura em química do respectivo campus desenvolveram um trabalho de campo com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola publica, cujo objetivo foi levar conhecimento sobre a importância da licenciatura em química na região do curimataú paraibano, bem como mostrar o desenvolvimento do curso, as disciplinas que compunham a grade curricular, o método de avaliação dos professores, materiais didáticos oferecidos pela instituição (UFCG), a fim de despertar o interesse dos mesmos a prestarem vestibular em química, enfocando a atuação do licenciado e a necessidade desse profissional nessa área.

PALAVRAS CHAVES: licenciatura em química, ensino médio e vestibular

INTRODUÇÃO: O Ensino Médio nas escolas públicas, em geral, apresenta deficiências no Ensino de química, que passam, desde a má formação do professor, a falta de material didático, a péssima infra-estrutura, como também a falta de laboratório, além de superlotação de salas e do baixo salário pago aos professores. Antes de iniciar o ensino de ciências, é necessário investir na formação docente, bem como dispor de aparelhamento das escolas, reformas curriculares, prêmios de incentivo ou programas de intercâmbio entre escolas e centros de pesquisa. Em virtude da grande escassez de professores licenciados na região, a UFCG, através de programas de expansão de campus universitários a regiões carentes na área de educação e saúde, criou o campus de Cuité – PB, Centro de Educação e Saúde (CES), com o intuito de formar profissionais destas áreas, devido à necessidade de incluí-los numa política de capacitação, no qual teve como inicio o funcionamento das licenciaturas em química, física, matemática e biologia. Tendo em vista estas necessidades, alunos do curso de licenciatura em química do respectivo campus desenvolveram este trabalho, com o objetivo de mostrar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a importância da ciência química e do curso de Licenciatura em Química, o desenvolvimento do curso oferecido pela UFCG, as disciplinas que compõem a grade curricular, o método de avaliação dos professores e materiais didáticos oferecidos pela Instituição. Levando conhecimento sobre as aplicações da Química no nosso cotidiano, e despertando o interesse dos mesmos a prestarem vestibular em química, mostrando sua importância, bem como a necessidade de profissionais nessa área, fazendo com que os alunos reconheçam a Química como uma ciência indispensável no processo do desenvolvimento humano e social.

MATERIAL E MÉTODOS: Para desenvolvimento das atividades,foi levado 27 alunos do 3 º ano do ensino médio a universidade, onde realizou-se uma palestra no Campus da UFCG-Cuité para expor a importância da Licenciatura em Química em nossa região, utilizando-se um data-show para apresentação de slides sobre a grade curricular do curso, fotos do corpo docente e estrutura local do campus, além de entregar aos mesmos textos expositivos. Em seguida aplicou-se um questionário com seis questões sendo elas: O que é química? Qual dos cursos de Licenciatura oferecidos pela UFCG-Cuité você cursaria? O que falta para despertar o interesse dos alunos? Ensinar Química partindo de situação do cotidiano facilita a aprendizagem?Ensinar Química partindo de situação do cotidiano facilita a aprendizagem? Que profissão você seguiria na área da Química? Com o intuito de saber as intenções profissionais de cada aluno e as concepções que eles apresentavam sobre a disciplina química.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando as respostas dos questionários, observou-se que as aulas de Química são cansativas e rotineiras e que ainda é usado o método mecanicista nas aulas. A maioria dos alunos não sabem o que é química nem tem conhecimento das suas áreas de abrangência, apenas sabem que é importante uma vez que 70% dos educandos fizeram esta alegação. Observou-se também que se o ensino de Química partisse do conhecimento levado do cotidiano, a aprendizagem e o interesse seria maiores vista que 60% dos alunos sentem falta dessa contextualização nas aulas. Pode-se perceber também que a existência das aulas práticas e o incentivo dos professores despertariam um maior interesse e interação dos alunos, pois ao serem indagados sobre estas questões 74% citaram que fica difícil aprender química sem relacionar o conceito com a prática, segundo eles a disciplina apresenta um grau elevado de abstração sendo complicada de se compreender e por esse motivo não vêem a Química como uma ciência integradora e construtora de conhecimento o que vem gerar um desinteresse quase que total pela disciplina. Ao decorrer da palestra analisou-se que ao ser exposto a grade curricular do curso, os alunos tinham certo desprezo as disciplinas de Química, Física e Matemática, por achar difíceis e cansativas, mas houve atenção e curiosidade a respeito das atividades do Químico e as áreas de abrangência da Química, ficando claro não terem conhecimento das vastas áreas de atuação de um químico. Houve também pouco interesse pela área da Licenciatura em Química, o que nos fez ressaltar a necessidade de professores Licenciados na região. Quanto aos cursos de Licenciatura oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grade UFCG – Cuité, o mais cotado foi Licenciatura em Biologia.

CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a falta de interesse dos alunos pela disciplina de Química ou pela Licenciatura nesta área refere-se à falta de conhecimento sobre ciência Química e sua importância e a falta de material didático e aulas práticas, bem como o fato de os professores não incentivarem seus aluno, no qual há um distanciamento entre os conteúdos e a realidade do cotidiano, acarretando no desinteresse desses alunos. No entanto se os professores da ciência Química se comprometessem em expandir seus conhecimentos para os demais com responsabilidade e dedicação, haveria menos preconceito e mais aceitação da Química e dos demais cursos de Licenciaturas pelos nossos jovens.



AGRADECIMENTOS: FNDE/MEC/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação- Fundamentos Teóricos Aplicação à Práticas Pedagógicas. Editora Vozes LTDA – 12ª edição – Petrópolis – RJ

OLIVEIRA, Marta Hohl de Pensamentos e Ação no Magistério –Vigostshy – Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-historico. Editora Scipione.