TÍTULO: O lúdico no ensino de química: uma alternativa para aprendizagem

AUTORES: SANTIAGO,L.P. (IFCE) ; DE ANDRADE,T.P. (IFCE) ; DE PAIVA,D.M. (UECE) ; GOMES,R.O.A. (IFCE)

RESUMO: Neste trabalho são apresentados os resultados e discussões de uma investigação realizada com o objetivo geral: compreender como os jogos podem ser utilizados no ensino de química. Definidos como objetivos específicos: identificar como o professor pode utilizar o lúdico como recurso didático; avaliar como o uso de jogos pode auxiliar na aprendizagem do educando. Como método foi utilizado um estudo de caso único. A análise dos dados revelou que os sujeitos investigados consideraram o jogo, uma forma divertida de aprender. O aporte teórico da pesquisa contou com Vygotsky, Freire, Oliveira. Conclui-se que o jogo além de recreativo pode estimular o uso da memória, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural do aluno.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; atividades lúdicas; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa surgiu entre alunos do curso de licenciatura na busca de investigar alternativas para auxiliar a aprendizagem no ensino de química. Partiu-se da hipótese de que o lúdico pode contribuir na aprendizagem de química? O jogo é uma alternativa como recurso pedagógico? A presente investigação teve por finalidade discutir o uso do lúdico na prática docente do ensino de química. Considerando o alerta de Freire (2003, p.47), que “ensinar não é transmitir conhecimento – mas, este precisa ser constantemente testemunhado, vivido”; essa afirmativa reforça a necessidade do educador buscar alternativas que viabilizem a aprendizagem dos educandos. Uma dessas alternativas pode surgir por meio dos jogos que permitem uma relação lúdica com o conhecimento. Os jogos permitem que os alunos compreendam o conhecimento da química de forma interativa e em uma relação direta com seu contexto social. A partir dessas discussões surgiu esta investigação que propôs como objetivo geral: compreender como os jogos podem ser utilizados no ensino de química. Definidos como objetivos específicos: identificar como o educador pode utilizar o lúdico como recurso didático; avaliar como o uso de jogos pode auxiliar na aprendizagem dos educandos.

MATERIAL E MÉTODOS: Na concepção metodológica utilizou-se como método o estudo caso único. A pesquisa foi realizada em duas etapas, inicialmente ocorreu uma observação diagnóstica dos sujeitos utilizando jogos em sala de aula e seguido da aplicação de um questionário semi-estruturado. Durante a análise os dados foram organizados em categorias na busca de atender os objetivos propostos. O lócus da investigação foi uma escola da rede estadual, localizada no município de Guaiuba-Ceará. Os sujeitos da pesquisa: cento e vinte e três educandos, das três séries do ensino médio. A seleção ocorreu por sorteio dos números que constavam na lista de chamada do diário escolar. O questionário utilizado como instrumento da investigação constou de dez questões abertas versando, por exemplo, sobre o uso atividades escolares com jogos, a forma divertida de aprender com jogos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos dados revelou que dos 123 entrevistados, 65,5% consideraram o uso de jogos na sala de aula como uma forma divertida de aprender. Confirmando que o lúdico proporciona uma aula voltada para os interesses do aluno sem perder seu foco que é a aprendizagem, segundo Oliveira (1985, p.74), o jogo é “um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural”. De acordo com os PCNs(1999) no ensino de química não deve ser diferente, pois “deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto de processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. Opção que os jogos oferecem um contato simulado com a realidade modelada, permitindo tanto um espaço de vivência e apreciação quanto de experimento e reflexão, conforme a colocação do sujeito (A-95) “o jogo ensina a lidar com regras” semelhante o que ocorre da vivencia social. Outro dado foi evidenciado da resposta de seis sujeitos sobre a possibilidade da aprendizagem em grupo por meio dos jogos, o que reforça a teoria de Vygotsky (1984) ao defender que a interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos faz com que o educando aprenda a agir numa esfera cognitiva e na relação com seus pares.

CONCLUSÕES: Por meio dos dados coletados neste estudo, pode-se identificar que o professor pode utilizar as lúdicas como recurso didático em atividade como os jogos educativos. Constatou-se também que os jogos são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando ao educando a oportunidade de descobrir, aprender e explorar o mundo em que vive, desta forma pode auxiliar na aprendizagem dos educandos no ensino de química. Além disso, o ato recreativo estimula o uso da memória, facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural do educando.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente e unicamente a Deus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares
Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 45 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1985.

VIGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.