TÍTULO: Reprovação em Química: um estudo exploratório e quantitativo do PIBID Ensino Médio, em uma escola Estadual do Recôncavo da Bahia

AUTORES: FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SOUSA, C. DOS S. (UFRB) ; VIRIATO,L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. DOS (UFRB) ; LIMA, V. DOS S. (UFRB)

RESUMO: Este trabalho é parte integrante dos estudos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e tem como objetivo, em sua primeira fase, fazer um diagnóstico das três escolas participantes do Programa: Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC), Colégio Estadual Santa Bernadete (CESB) e o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), pertencentes ao município de Amargosa/BA. Esta análise consiste apenas em apresentar os dados referentes à reprovação em Química dos alunos do Ensino Médio (Formação Geral) do período de 2007 a 2009 no CEPC. A pesquisa foi realizada através da observação minuciosa dos dados encontrados em registros escolares, tais como ATAS, ficha de matrícula individual dos alunos, cadernetas e pastas do senso escolar. Os resultados obtidos apresentam altas taxas de reprovação na disciplina Química.

PALAVRAS CHAVES: pibid, química, reprovação

INTRODUÇÃO: O presente trabalho discorre sobre dados levantados na pesquisa de campo efetuada pelos alunos do Programa de iniciação à Docência– PIBID, referentes à reprovação em química. A referida pesquisa foi desenvolvida em 2010, no Colégio Estadual Pedro Calmon, durante a fase “Diagnóstico I”, cujo objetivo foi aproximar os graduandos da realidade escolar, através do desenvolvimento de uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativo denominado “A pesquisa colaborativa na iniciação à docência: uma ação entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e escolas de Ensino Médio de Amargosa-Ba”. O projeto insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/MEC/CAPES. O PIBID tem o objetivo de fomentar as atividades de iniciação à docência, visando à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura das Instituições Federais e Estaduais de Ensino. Segundo MALDANER e PIEDADE (1995), quando se escreve ou se discute sobre ensino/aprendizagem em química, há uma ênfase na baixa qualidade tanto das propostas de ensino (livros didáticos mais usados) como da compreensão da ciência química, em particular por alunos do ensino médio. “Educar é provocar a atividade isto é, estimular a procura do conhecimento” (PIAGET apud FERRARI, 2008). Neste sentido, a atuação do PIBID colabora com a construção do conhecimento químico entre os estudantes do Ensino Médio da região do Recôncavo da Bahia.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia quantitativa e, como instrumento para levantamento de dados, foi feita uma análise nas atas dos anos da pesquisa (2007 à 2009), ficha de matrícula individual dos alunos, cadernetas e pastas do senso escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O colégio Pedro Calmon possui uma representatividade no Ensino Médio muito importante no município, pois abrange um público da zona urbana e rural e situa-se no centro da cidade. E das três escolas participantes do Programa, é a única escola que tem formação geral (1° ao 3° ano), além de fornecer também Educação para Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, com o objetivo de conhecer a realidade escolar e ajudar a montar um perfil do público atendido no colégio, que concentra a maior parte da população adolescente de Amargosa/Ba, foi feita uma análise com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, compreendendo 17 turmas em 2007, 16 turmas em 2008 e 20 turmas em 2009, com aproximadamente de 30 a 40 alunos por turma. Destaca-se que nesta escola cinco professores lecionam esta disciplina e apenas um deles está graduando nesta área. De acordo com a figura 1, os resultados apontam altos índices de reprovação em Química com o passar dos anos. Neste período houve também um aumento no número de matrículas. Sendo assim, através do desenvolvimento de uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativo, considerando os altos valores de reprovação, busca-se entender os reais motivos para tal desencadeamento (reprovação). Como por exemplo, se a escola possui laboratório? Se o professor faz uso de atividades experimentais em sala de aula? Utiliza estratégias didáticas para motivar no aluno a aprendizagem? Ou ainda, se a “culpa” é do próprio aluno que não se sente interessado pela disciplina?



CONCLUSÕES: Acredita-se que as experiências vividas, relacionamento com os alunos, percepção de suas dificuldades e anseios, podem contribuir significativamente para a formação pessoal e profissional dos futuros docentes, licenciandos em química. Logo deve-se esperar um interesse dos discentes pela química como ciência e perceber que esta ciência faz parte de suas vidas. Assim, os altos índices de reprovação podem vir a ser revertidos.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pela bolsa concedida, à direção e a supervisora do PIBID do Colégio Estadual Pedro Calmon.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERRARI, M. Revista Escola. Jean Piaget – O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio: O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças... Ed. Especial. Jul. 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml. Acessado em 15 de nov. 2009. MALDANER, O. A. e PIEDADE, M. C. T.; Repensando a Química. Química Nova na Escola, N° 1, maio de 1995.