TÍTULO: IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: ARAUJO, L.A. (UNICAP) ; MARINHO, M.E (UNICAP) ; SILVA, A.P. (ESPAÇO CIÊNC) ; SALGUEIRO, A.A. (UNICAP)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi realizar experimentos de química em sala de aula no
ensino médio para incentivar professores e alunos e mostrar a co-relação entre a teoria
de química e o cotidiano. Três experimentos foram realizados e um questionário
aplicado. A teoria de cada experimentação foi elucidada com exercícios de fixação. Foi
constatado o grande interesse dos alunos por ficaram motivados durante a realização dos
experimentos, participando ativamente. Os docentes e discentes precisam receber
estímulos para que a educação brasileira possa melhorar e consequentemente, a população
atingir melhor qualidade de vida.

PALAVRAS CHAVES: experimentos; química; ensino médio

INTRODUÇÃO: Tudo o que está ao nosso redor é química cuja ciência elucida vários
fenômenos que ocorrem na natureza. Problemas que ocorrem no nosso cotidiano podem ser
passíveis de soluções simples e prática pela química. A Química tem propiciado o
desenvolvimento de novos medicamentos, materiais agrícolas, produtos e serviços
originados de processos industriais, dentre outros, beneficiando assim toda a
sociedade(SANTOS et al., 2008).
A química está presente nas mais diversas áreas do conhecimento. Porém
relativo ao social e à vida do cotidiano, os conteúdos ministrados no Ensino Médio
não tem atingido a esses objetivos. Os alunos não estão demonstrando mais interesse,
uma vez que não está sendo vinculado o conteúdo vivenciado em sala de aula com a
realidade do cotidiano de cada um (SANTOS et al., 2008).
Antes de explicar um conteúdo, deve-se provocar a curiosidade do aluno,
fazendo-lhe perguntas intrigantes como exemplo, por que o sal de cozinha apresenta a
fórmula NaCl? Por que a roupa seca quando está no varal? E a partir desse principio,
explica-se a teoria, mas sempre associando à prática.
O objetivo deste trabalho foi incentivar professores a realizarem
experimentos de química em sala de aula e despertar nos alunos, o interesse pela
química e suas aplicabilidades no cotidiano.



MATERIAL E MÉTODOS: Um questionário foi aplicado para alunos e professores de escolas pública e privada da
Região metropolitana de Recife, visando co-relacionar o conhecimento de química
ensinado com a realidade, dentre outros aspectos.
Paralelamente, foram realizados três experimentos com a participação ativa dos alunos.
Para cada experimento: Vinho mágico, Queimando o dinheiro e Queimando hidrogênio, foram
explicadas as seguintes teorias: ácido-base, reações químicas e reações endotérmica e
exotérmica, respectivamente. Folhetos foram elaborados contendo objetivo, materiais
utilizados e procedimentos para cada experimentação química vivenciada cuja teoria foi
explicada e fixada com exercícios (RIBEIRO et al., 2011).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos alunos demonstrou interesse em participar durante a realização dos
experimentos. Quanto à contextualização da química, grande parte dos alunos não
relacionou o conhecimento dessa ciência com o fundamento do experimento. Logo, em
sala de aula não tem sido trabalhado a construção do conhecimento de química
relacionado ao cotidiano.
Com relação ao questionário aplicado, ficou comprovado que nem todas as escolas
dispõem de materiais. A esse fator, adiciona-se a falta de entusiasmo de alguns
professores para realizarem os experimentos de química embora tenham enfatizado a
necessidade de uma reformulação abrangente entre as disciplinas no Ensino Médio.
A tabela I apresenta as respostas dos alunos das escolas públicas e privadas com
as respectivas porcentagens dos participantes que responderam SIM para três das
perguntas do questionário aplicado.

Tabela 1 Percentuais de alunos que responderam SIM às perguntas do questionário
aplicado em escolas do Ensino Médio.

A partir dos dados apresentados e das experiências vivenciadas com os alunos e os
professores, constatou que dentre os problemas no ensino da química ressalta-se: a
falta de recursos devido ao histórico-social do processo educativo brasileiro e a
abordagem da disciplina de forma unilateral professor-aluno.

CONCLUSÕES: Os alunos precisam ser estimulados para que possam ter interesse em aprender e
consequentemente, adquirir conhecimento.
Os docentes estão convictos da necessidade de uma reformulação profunda e abrangente
das abordagens dos assuntos transmitidos não só de química, mas de todas as disciplinas
do Ensino Médio.
A educação brasileira precisa melhorar para que a população tenha melhor
qualidade de vida.


AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao apoio do Espaço Ciência e dos diretores, professores e alunos das
escolas que participaram deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, Carlos Magno Rocha et al. Cadernos de experimentos e curiosidades da química na Casa da Descoberta. 2. ed. rev. e atual. Niterói: UFF, 2011.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira et al. Química e Sociedade. Volume único, ensino médio. PEQUIS-Projeto de Ensino de Química e Sociedade. 1 ed. São Paulo: Nova Geração, 2008.