TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

AUTORES: CANDIDO, R.A. (IF SERTÃO PE) ; FERREIRA, G.S. (IF SERTÃO PE) ; VIEIRA, S.A. (IF SERTÃO PE) ; COSTA, F.F.P. (IF SERTÃO PE) ; FERNANDES, L.B. (IF SERTÃO PE) ; SILVA, A.P. (IF SERTÃO PE) ; NASCIMENTO, T.M.T. (IF SERTÃO PE) ; AMORIM, D.C.G. (IF SERTÃO PE)

RESUMO: Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Este trabalho focaliza a nossa experiência na elaboração, construção e aplicação de jogos lúdicos no Ensino de Química Orgânica, com alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jesuíno Antônio D’Ávila, no município de Petrolina – PE. Pretendemos apresentar e discutir a avaliação realizada pelos alunos a respeito do uso dessas atividades para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem, química orgânica, jogos lúdicos.

INTRODUÇÃO: O uso de Jogos Lúdicos no ensino-aprendizagem como ferramenta no ensino é um tema que tem sido muito discutido na literatura de pesquisa do ensino de diversas matérias, inclusive no ensino de química e sempre com excelentes resultados (ALMEIDA, 1998). A adaptação de jogos tradicionais em jogos específicos para o ensino de Química mostra-se uma ferramenta muito útil para o ensino de conceitos de Química que normalmente são considerados pouco atrativos pelos alunos.
De acordo com FIALHO (2008), os jogos possuem a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensinam, divertem. Outra vantagem dos jogos é que tanto crianças quanto adultos gostam de brincar e de jogar. Além disso, o aluno pode usar esses jogos em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte, sempre com um fim educativo. Os jogos lúdicos acrescentam uma nova visão no aprender, despertando o gosto pelo conteúdo.


MATERIAL E MÉTODOS: Como proposta lúdica foi utilizado um jogo de cartas contendo funções orgânicas como formas de despertar a atenção e curiosidade dos alunos para a Química Orgânica. Dividiu-se a turma em dez grupos com cinco componentes para que as etapas do jogo ocorressem motivadas pela competição entre os mesmos. Isso foi proporcionado incentivando os grupos a fazerem o mais rápido possível, pois o primeiro grupo que fizesse o que foi proposto receberia a maior pontuação. Inicialmente foram entregues a cada grupo conjuntos idênticos de cartas que continham: cartas de ligações químicas: simples, duplas e triplas, cartas de elementos, que tornavam possível a montagem de diversas funções orgânicas devido à presença de elementos, tais como: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Enxofre, Nitrogênio, entre outros.
Na primeira etapa do jogo, foi solicitado que os alunos, utilizando as cartas, esquematizassem compostos orgânicos através das nomenclaturas citadas por um dos fiscais; os alunos discutiam entre si, montavam os compostos e chamavam algum dos fiscais do jogo para que fosse conferido se cada composto montado estava armado de maneira correta. Na segunda etapa do jogo, foi escrito no quadro as fórmulas moleculares de vários compostos orgânicos e pedia-se que os alunos montassem as estruturas e fornecessem a nomenclatura IUPAC dos mesmos.
Considerou-se que cada acerto correspondia a um ponto e o grupo que obteve maior pontuação foi o vencedor.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta de utilização de jogos como recurso alternativo foi de grande relevância tanto para os alunos como para a professora, pois a aplicação do jogo proporcionou uma melhor compreensão dos conhecimentos explorados.
Os resultados alcançados através do uso do lúdico foram positivos e os objetivos foram alcançados.






CONCLUSÕES: A aplicação de jogos no ensino de química mostrou ser uma ótima alternativa para atuar como instrumento facilitador, motivador e atrativo no processo ensino-aprendizagem, uma vez que despertou o interesse, o envolvimento e a participação dos alunos, bem como a fixação do conteúdo de forma lúdica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, P. N de. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos, 9ª edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Loyola, 1998. 295p.

ALMEIDA, F. A. S. de. A dinâmica lúdica do jogo para aprender química in 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, São Paulo, 2006.

FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino in VIII EDUCERE, Curitiba, 2008.