TÍTULO: Educa Blog: Educação através de blog

AUTORES: MACEDO, S.K.S. (IF-SERTÃO PE) ; NETA, V.P.S. (IF-SERTÃO PE) ; GUIMARAES, A.L. (IF-SERTÃO PE) ; SOUZA, I.A. (IF-SERTÃO PE) ; LIMA, V.C. (IF-SERTÃO PE) ; MASCARENHAS, M. (IF-SERTÃO PE)

RESUMO: O Projeto “EDUCA BLOG” foi desenvolvido no segundo semestre de 2010 como instrumento de ação pedagógica da Disciplina Prática Pedagógica IV, aplicado na turma do 3° ano “B” do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Antônio Campelo, sob orientação da Professora Mônica Mascarenhas. Diagnosticado a falta de utilização de ferramentas tecnológicas, o “Educa Blog” proporcionou o ensino através do weblog ultrapassando o espaço físico em sala de aula, com finalidade de ampliar o conhecimento escolar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem com o uso de recurso da internet.



PALAVRAS CHAVES: ensino. internet. blog.

INTRODUÇÃO: Os blogs vão progressivamente se transformando em um útil e versátil instrumento de rápida difusão de informações na Web. Na escola podem ser o espaço de divulgações de ações e trabalhos do professor e aluno. Sobre essa representação (PERRENOUD. 2000.p.125) defende que a escola não pode ignorar o que se passa no mundo. As novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também, de decidir, de pensar. Carvalho et al (2009), também possui o mesmo posicionamento e acrescenta que o professor tem que estar a par das mudanças que acontecem no mundo e fazer uso dela, o docente tem que utilizar recursos da internet , ainda enfatiza que o acesso á internet não deve acontecer somente nas aulas de informática , mas em todas as disciplinas, favorecendo a interdisciplinaridade. O blog, hoje, é uma ferramenta que qualquer pessoa pode criar, já que a tecnologia empregada para sua criação e publicação é muito simples, são recursos interativos, com possibilidade de fácil atualização e participação de terceiros. Fundamentando- se no exposto, desenvolveu-se o Projeto Pedagógico titulado “EDUCA BLOG” na turma de 3º ano da Escola Estadual Dom Antônio Campelo situada na cidade de Petrolina-PE, com o intuito de explorar as potencialidades didáticas do blog como ferramenta de ensino de ciências; Informar sobre o uso da internet e a aplicação do blog na educação; facilitar na escolha profissional dos concluintes do ensino médio; empregar a prática da pesquisa científica através de experimentos virtuais; demonstrar a facilidade da criação do blog e facilitar o acesso aos portais das instituições de ensino superior da região, desse modo, as ações foram realizadas através de um minicurso e a confecção de um blog.

MATERIAL E MÉTODOS: Para diagnosticar as necessidades da turma escolar, aplicou-se questionário contendo cinco questões com o objetivo de verificar se os alunos possuíam acesso à internet fora da escola, e se já acessaram algum blog e o que gostariam de ver em um blog educacional. Apresentado aos alunos, o Projeto mostrou nova estratégia de ensino através do weblog. Inicialmente divulgando o endereço do blog (educablogif.blogspot.com) que seria o articulador das informações durante todo o trabalho de desenvolvimento do Projeto. Organizou-se o minicurso, que orientou aos alunos o uso de algumas ferramentas da web, focando principalmente o blog como auxílio no processo de aprendizagem e apresentado o blog “Educa Blog” criado para ser trabalhado com alunos e professores no decorrer do Projeto. O minicurso foi realizado no laboratório de informática do IF SERTÃO PE – Campus Petrolina , quando, então,constatou-se que a maioria dos alunos apresentavam conhecimentos prévios de acesso a internet, na oportunidade os discentes também criaram seu próprio blog para seguirem o blog do Projeto. O acompanhamento foi a etapa determinante do Projeto, analisou-se a participação dos alunos no blog, através de atividades colocadas no blog pelas Professoras de Língua Portuguesa e de Química, assim como pela inserção de comentários e questionamentos sobre os diversos temas de interesses colocados no blog pelos estudantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o diagnóstico registrou-se a inexistência do uso de tecnologias no processo educativo, que alunos e professores possuíam acesso à internet somente fora da escola, mas apesar de possuírem acesso não utilizam como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para suprir essa ausência, o Projeto EDUCA BLOG foi integrado à Escola com a proposta alternativa de testar o weblog como uma nova metodologia de ensino, permitindo assim momentos de estudo e discussões fora da sala da aula. Com a aplicação do minicurso percebeu-se que, nenhum aluno tinha um blog, "só tinham ouvido falar", então com a criação dos blogs pessoais, constatou-se uma curiosidade aguçada pelo blog, das funções que este possuía. Depois eles seguiram o blog do Projeto, além de inserirem comentários nas postagens colocadas pelos professores, também foi local para opiniões e sugestões. A análise dos comentários foi criteriosa, no qual serviram como fonte de informação para que se conheça como interagem os alunos. De acordo com Libâneo (1994),é necessário proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos e a habilidade de tornar os conteúdos de ensino significativos, reais, referindo-se aos conhecimentos e experiências que trazem para a aula, sobretudo com ajuda de técnicas e recursos auxiliares, articulando que a teoria tem origem na prática escolar que realiza processo educativo através de transmissão ativa. A figura 1 mostra todas as etapas executadas do Projeto e a figura 2 mostra o gráfico das visualizações do blog.





CONCLUSÕES: Após a execução do Projeto, ratifica-se a importância da inserção de mídias na escola, devendo esta se articular às novas tecnologias da informação e da comunicação. Constatou-se que o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem é pouco utilizado nas instituições de ensino. Com a inserção de comentários e questionamentos dos temas colocados no blog e pela curiosidade despertada por parte dos alunos comprovou-se que é possível ensinar de forma diferente ultrapassando os limites da sala de aula, tornando a aula atrativa.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos alunos da Escola Dom Antônio Campelo, à coordenação de Informática do IF-Sertão/PE e às Professoras Célia Vieira e Mônica Mascarenhas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A.M.P. et al. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar; trad. Patrícia Chittoni Ramos.Porto Alegre: Artmed, 2000, 125p.
WWW.blogger.com.br