TÍTULO: Concepções dos estudantes de licenciatura em Química sobre sustentabilidade, redução, reutilização e reciclagem de materiais.

AUTORES: FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SILVA, C. S. (UFRB) ; ARAÚJO, F. M. (UFRB) ; SANTOS, G. L. G. (UFRB) ; WATANABE, Y. N. (UFRB) ; SILVA, J. G. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. (UFRB) ; SANTOS, C. E. S. (UFRB)

RESUMO: Esta pesquisa consiste em analisar os dados referentes à concepção e compreensão, no que diz respeito à sustentabilidade e ao 3Rs, dos estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (Amargosa/BA).

PALAVRAS CHAVES: concepções; sustentabilidade; química

INTRODUÇÃO: O termo sustentabilidade entrou no vocabulário associado à necessidade de encontrar soluções para os problemas ligados ao desenvolvimento, originadas pelo processo da globalização que afeta a todos. De acordo com Wiggins et. al, (2009) “desenvolvimento sustentável se configura como, desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades”. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de processos do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Para o Ministério da Educação (2006), trazer o desenvolvimento sustentável para a sala de aula implica começar principalmente por percorrer dois processos cognitivos: primeiro, analisar o modo como os padrões decorrentes do comportamento humano podem constituir uma ameaça à segurança do nosso planeta; além de refletir sobre o modo como, na maior parte das vezes, o desenvolvimento econômico ignora o seu impacto sobre o ambiente, sobre as relações sociais, sobre a justiça econômica e sobre os processos de democratização. Segundo Silva et al. (2004) reduzir, reciclar e reutilizar (3Rs) são de grande importância numa educação ambiental baseada na melhoria de condições quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais, levando o educando a vivenciar a transformação de materiais como também a de conceitos e pré-conceitos, reciclando suas vidas e adquirindo uma consciência ecológica.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesta pesquisa utilizou-se como instrumento para levantamento de dados, a aplicação de questionários aos estudantes das disciplinas de Química Geral I e II, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa/BA. Com o objetivo de analisar a concepção e a compreensão dos discentes sobre a temática, foi aplicado um questionário, com questões objetivas e subjetivas, em turmas das disciplinas Química Geral I e II, a pesquisa foi realizada com 53 discentes. Logo em seguida foi feita uma intervenção, em forma de palestras, a fim de construir um novo conhecimento sobre a temática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos questionários verificou-se que uma das questões que versava sobre a compreensão dos discentes sobre sustentabilidade, 48% dos alunos de Química Geral I afirmaram que sustentabilidade corresponde à “preservação e redução de impactos ambientais”; e 30% dos alunos de Química Geral II afirmaram que sustentabilidade corresponde a “medidas para diminuir os impactos humanos”. Em outra questão, de acordo com os dados a maioria dos discentes desconhecem o significado dos 3 Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), sendo 60% de Química Geral I e 69% de Química Geral II (Figura 1); E a questão que consistia em saber se eles já haviam utilizado alguma técnica de reduzir, reciclar e reutilizar em práticas laboratoriais, verificou-se que a maioria não utilizou, representando cerca de 92% de Química Geral I e Química Geral II, 77% (Figura 2).





CONCLUSÕES: A grande maioria dos discentes que ingressa no curso de química desta Universidade não está preocupada com o meio ambiente, a sustentabilidade ou a redução, reutilização e reciclagem de materiais - 3 Rs. Além de desconhecer estes conceitos, muitos dos discentes participantes da pesquisa não compareceram à palestra ministrada como parte integrante das aulas práticas de química geral I e II. É preocupante observar em futuros profissionais da química tal desinteresse por um tema tão atual e imprescindível para aqueles que lidam rotineiramente com resíduos químicos. O fato de iniciar a aplicação destes conceitos nas aulas práticas de química pode vir a mudar esta realidade. Até o momento, no entanto, a mudança de postura ainda é pouco percebida no meio acadêmico.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos das disciplinas de Química Geral I e II e à profª Drª Rosineide Pereira Mubarack.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: WIGGINS, S.; WIGGINS, M.; COLLINS, J. & SHAW, S. Sustentabilidade ambiental. Tearfund, ROOTS 13, Reino Unido 2009.

SILVA, J. I. S. da; GOMES, A. do D.; CATÃO, M. J. D.; DINIZ, L. L. Reduzir, Reutilizar e Reciclar - Proposta de Educação Ambiental para o Brejo Paraibano. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2º, 2004, Belo Horizonte. Anais. Disponível em: http://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio20.pdf. Acessado em: 01 de abril de 2011



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação para a Cidadania. Guião de Educação para a Sustentabilidade — Carta da Terra. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Dezembro 2006. Tipografa Jerónimus, Lda.