TÍTULO: Aprendendo isomeria com as gorduras trans e saturadas

AUTORES: FERREIRA, F. R.S. (UFRPE/UAST) ; BEZERRA, G.B. (UFRPE/UAST) ; OLIVEIRA, C.B. (UFRPE/UAST) ; SOUSA, K.M.O.DE (UFRPE/UAST)

RESUMO: Ao se tratar do ensino de química, enfrentamos grandes dificuldades, em função desta ser preconceituosamente encarada como uma ciência estática e definida como “chata”, pois é necessária uma capacidade de abstração e raciocínio lógico para sua compreensão. Este trabalho mostra os benefícios e a aplicação da química no cotidiano utilizando, como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, a contextualização, o objetivo é relacionar o estudo de isomeria de compostos orgânicos, como as gorduras trans e saturadas presentes nos alimentos e os problemas à saúde que elas podem causar. Foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do normal médio da Escola Estadual Cornélio Soares, na na cidade de Serra Talhada – PE.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; contextualização; cotidiano.

INTRODUÇÃO: A forma de educação que valoriza a memorização dos conteúdos estudados na sala de aula vem sofrendo fortes críticas, pois os alunos apresentam dificuldades de compreensão e, consequentemente, perdem o interesse por disciplinas consideradas difíceis, tais como física, química e matemática, tendo uma opinião de que estas disciplinas são desnecessárias para suas vidas e futuras profissões (CHASSOT, 2003). Nesse sentido, o ensino de química vem sofrendo mudanças e enfrentando desafios, no que concerne ao desenvolvimento de novos métodos que promovam uma aprendizagem e uma compreensão dos conceitos químicos contextualizados com as questões sociais, ambientais e tecnológicas, formando cidadãos que possam exercer sua profissão em defesa da vida, do ambiente e do bem estar da sociedade moderna. Tais assuntos permitem que os alunos possam compreender e relacionar os conceitos químicos com as transformações do dia-a-dia, fundamentais na promoção do conhecimento e na formação de um pensamento crítico. Embasado nesse pensamento e visando uma abordagem didática com ênfase na contextualização, através da qual o aluno discutirá problemas de nossa atual sociedade, relacionados à saúde, ao meio ambiente, enfim, a tudo que o cerca, o presente trabalho tem como objetivo relacionar os conteúdos estudados durante as aulas de química orgânica, para melhorar a aprendizagem dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de uma formação crítica acerca dos assuntos a serem trabalhados e das questões sociais discutidas na sociedade atual. A temática escolhida foi “Gorduras Trans e Saturadas: Aqui, ali em todo lugar?” para introduzir o estudo de isomeria de compostos orgânicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido com a turma do 3° Normal Médio da Escola Estadual Cornélio Soares, no município de Serra Talhada – PE. Inicialmente foi aplicado um questionário composto dor duas questões: 1- O que são gorduras trans e saturadas? 2- Qual sua importância ou sua periculosidade? Benéfica ou maléfica?. A segunda parte do desenvolvimento do trabalho ressalta a elaboração e aplicação de uma palestra sobre o assunto, levando os kis de montagem de moléculas (Atomlig 77 Educação) e utilizando-se um programa computacional, o Avogadro (AVOGADRO, 2009) para se demonstrar a estrutura química das gorduras trans e saturadas, mostrando suas diferenças e similaridades e focando a questão social relacionada ao uso das gorduras trans nos alimentos industrializados e os problemas que isto pode causar à saúde. Para finalizar, foi aplicado um novo questionário com as mesmas questões presentes no primeiro momento deste trabalho e adicionadas duas novas questões, que foram: 1) Você gostou da forma de ensinar isomeria? Aprendeu o assunto trabalhado? 2) Você concorda com o uso das gorduras trans na indústria alimentícia? de forma a avaliar o desenvolvimento da aprendizagem e a formação crítica dos alunos que participaram do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo Vygostky (VYGOTSKY, 1987, 1988), a interação social possibilita ao aluno vivências, reflexões e questionamentos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, por favorecer o processo contínuo de (re) descobertas do conhecimento já formalizado. Os participantes do questionário foram um total de 20 alunos do 3° Normal Médio da Escola Estadual Cornélio Soares e, através dos resultados, foi possível verificar que uma educação contextualizada promove um maior interesse dos alunos, permitindo o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, como mostram os questionários que foram respondidos pelos alunos. Observamos, no primeiro questionário, que antes da aplicação do trabalho 81% dos alunos não tinha compreensão do assunto e 19% tinha compreensão (Figura 1). Após a aplicação da atividade “Gorduras Trans e Saturadas: Aqui, ali em todo lugar?”, percebemos que 98% ressaltaram a importância de uma contextualização e inclusão de problemas sociais para aprendizagem e compreensão dos temas trabalhados (Figura 2), mostrando que houve uma maior compreensão dos assuntos, quando se relacionam as questões sociais com os conteúdos estudados em sala de aula. Esse resultado corroborou com a segunda parte deste trabalho, onde 93% dos alunos mostraram interesse e a formação de uma idéia crítica em relação aos assuntos sociais e ambientais abordados no tema estudado. Os resultados obtidos aqui mostram a importância de uma educação mais contextualizada, para uma maior compreensão e interação social dos alunos em relação aos conteúdos didáticos aplicados em sala de aula.





CONCLUSÕES: Proporcionaram ao aluno relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos fundamentais da química. Essas atividades que favorecem a aprendizagem e geram motivação estão cada vez mais presentes em nossas práticas pedagógicas, contextualizando os conceitos químicos como uma construção humana. Portanto, a abordagem da química pode ser realizada através de metodologias que provoquem uma investigação do conhecimento químico, relacionando o próprio com o cotidiano para construção de um pensamento crítico e promovendo uma aprendizagem mais significativa.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID/CAPES, pela bolsa concedida.



À escola Estadual Cornélio Soares.



À Profª Lurdilene Pedroso, supervisor

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. A Educaçãto no Ensino de Química. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.
Homepage e Download do Avogadro em: http://avogadro.openmolecules.net
MARCONDES, M. E. R. ET al. 2009. Materiais instrucionais numa perspectiva ctsa: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências 14(2): 281-298

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 1° ed. brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1987
_______. “A formação social da mente”. 2° ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1988.