TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: COSTA, F.F.P. (IF SERTÃO PE) ; SOUSA, I. (IF SERTÃO PE) ; OLIVEIRA, P.S. (IF SERTÃO PE) ; MACEDO, M.E.R. (IF SERTÃO PE) ; SILVA, W.P. (IF SERTÃO PE)

RESUMO: A exposição oral da Teoria Atômica muitas vezes causa confusão entre os alunos, tornando incompreensível alguns detalhes na estrutura dos modelos descobertos ao longo da história. A proposta de construção de modelos atômicos para alunos do Ensino Médio incentivou a imaginação e criatividade, auxiliando-os na assimilação ativa do conteúdo, a fim de facilitar o entendimento das estruturas que surgiram durante a evolução do átomo. Este trabalho foi elaborado com a utilização de materiais alternativos com a finalidade de mostrar que é possível aprender química de maneira simples e de fácil acesso.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, modelos atômicos, material alternativo.

INTRODUÇÃO: No ensino de ciências há uma predominância da concepção tradicional de educação, em que “a atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria, às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral” (LIBÂNEO, 1994) .
De acordo com a perspectiva de Lima e Neto (1999) “no ensino de ciências, o modo como alguns temas são abordados em sala de aula, leva o estudante a imaginar a química como uma ciência abstrata, além de transmitir o conceito errôneo de que o estudo da química é meramente decorativo”, dessa maneira, a construção de modelos atômicos com materiais alternativos por estudantes do Ensino Médio incentiva a imaginação e a criatividade, torna a aula mais agradável, dinâmica, desafiadora e desperta o interesse em aprender química, além de ser “útil para mostrar a química como uma ciência da natureza e não como uma abstração”(LIMA; NETO, 1999).
Uma análise feita em livros didáticos dos anos 70 e 80 mostrou que os conteúdos desse livro no assunto de modelos atômicos eram meramente expositivos e abstratos, não sendo correlacionados com os fenômenos observados em relação à matéria macroscópica (Eichler e Pino, apud Martins e Messeder, 2010) por isso, a inserção de atividades lúdicas proporciona a interação com a realidade vivenciada, no qual o aluno é colocado na construção do próprio conhecimento de forma prazerosa.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho consiste em um estudo aprofundado das ideias que levaram a criação dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, assim como a existência e explicação das partículas subatômicas que a eles estão vinculadas. Esse método foi aplicado com os alunos do 2 ano da Escola Estadual Edison Nolasco no Município de Petrolina-PE, e foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na montagem do modelo atômico e a segunda na explicação dos fatores que levaram os cientistas a propor tal modelo.
Assim a turma foi dividida em quatro grupos, um grupo para cada modelo atômico. Para a execução da Etapa 1, cada grupo recebeu uma caixa surpresa, onde havia materiais de baixo custo como bolinhas de isopor, arame, cola, palito de churrasco e tinta guache, no qual teriam que usar a criatividade para produzir o modelo. Concluída a primeira etapa, o grupo teria que apresentar seu modelo atômico e explicar para os demais as causas que levaram ao surgimento daquele modelo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a proposta de produção dos modelos atômicos, os alunos mostraram desenvoltura durante a explicação do conteúdo, também foram analisados os fatores comprometimento e imaginação para com as atividades sugeridas. Assim foi escolha a melhor equipe. Foi elaborado um questionário para comprovar a eficácia do projeto, assim notou-se que 90% dos alunos disseram que se sentiram motivados a desempenhar a atividade proposta e que gostariam que as químicas fossem ministradas utilizando métodos como esses.

CONCLUSÕES: Durante a execução do trabalho foi notório o envolvimento da turma, mostrando-se satisfeitos com a apresentação do conteúdo de maneira diferenciada da que eles estão acostumados a ver em sala de aula, que com as próprias mãos conseguiram ilustrar para os colegas o que que aprenderam a respeito de átomos. Assim a atividade foi gratificante para processo de ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BALBINOT, M. C. Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de ciências, IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola. 2003. Disponível em http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/historicoquatro.htm
acessado em: 05 de maio de 2011.
LIMA, M. B.; NETO, P. L. Construção de modelos para ilustração de estruturas moleculares em aulas de química. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v22n6/2598.pdf acessado em: 01 de junho de 2011.
MARTINS, T.V. A.; MESSEDER, J.C. Teorias atômicas de Dalton e Rutherford: um recurso didático alternativo criado por alunos. Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/88-6.htm acessado em: 3 de junho de 2011.