TÍTULO: Aprendendo Química Brincando de Macaca

AUTORES: SILVA, A. C. A. D. (UNINORTE) ; CUVELLO, A. P (CRQ XIV REGI) ; JR., P. C. A (UNINORTE) ; AMARAL. A. F (CRQ XIV REGI)

RESUMO: O trabalho tem como finalidade despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pela Química. E uma das ferramentas utilizadas é a brincadeira da Macaca, sendo conhecida também como amarelinha, que foi adaptada para o ensino da mesma. Procuramos despertar curiosidades nos alunos com perguntas de química relacionadas ao cotidiano e sobre a tabela periódica, entre outras que ficam a critério do professor das instituições. As instituições visitadas são da rede pública e privada de Manaus, tendo como meta alcançar 10.000 alunos em 50 instituições com Ensino Médio. Nosso objetivo é desmistificar a química, despertar o interesse dos alunos e demonstrar que podemos utilizar brincadeiras para transmitir conhecimento

PALAVRAS CHAVES: química, lúdico, amarelinha.

INTRODUÇÃO: A química por muito tempo foi vista como um tabu, onde poucos ousavam a aprender. E isso trouxe certa rejeição dos alunos pela disciplina, dificultando assim a aprendizagem. Analisando esta realidade, verificamos que temos que buscar métodos para despertar o interesse do aluno pela disciplina. E uma das formas é usando o lúdico, que através deste podemos interagir com os alunos, construindo assim novos conceitos pela química. O lúdico é uma grande ferramenta para a aprendizagem, segundo a teoria de Vigotsky o conhecimento é construído socialmente, com interação entre as pessoas.
E a macaca química estabelece essa relação entre cada participante, e através deste os alunos relacionam a química e a brincadeira como algo prazeroso.
O que tem nos motivado neste projeto é a divulgação da química para nossos jovens, procurando desmistificar esta ciência, trazendo uma experiência nova para cada participante deste jogo, onde propomos mostrar outro lado de ensinar química.
Motivando assim cada aluno a buscar novos conceitos em relação à química.


MATERIAL E MÉTODOS: : O trabalho é desenvolvido nas escolas em parceria com os professores e gestores das instituições convidadas. Onde o Conselho Regional de Química XIV Região leva a Macaca Química, juntamente com palestras relacionadas à química. Onde são distribuídos folders com perguntas de química, os alunos estudam e se preparam para a brincadeira, os professores das instituições podem formular outras questões ficando a seu critérios.
A Macaca: É feita de lona de vinil, composta por um corpo com 10 quadrados pequenos, quadrados que podem ser trocados de acordo com cada rodada do jogo
Regras do jogo:
Os símbolos dos elementos químicos: cada quadrado estará com um símbolo de um elemento químico, onde o jogador devera responder as questões colocada para poder passar de casa.
Pulando a macaca química: Cada participante receberá um saquinho de bolinha para jogar na casa da macaca, e terá que responder as perguntas sobre o elemento da casa representada para passar para outra casa. Não podendo pisar nas linhas, e tem que acertar o saquinho dentro do quadrado, o que errar passara a vez para o outro jogador. O jogador que conseguir passar por todas as casas será o vencedor.
Resultados e discussão: O trabalho foi proposto para divulgar a química, e despertar o interesse dos alunos. Demonstrando assim que podemos ensinar química através do lúdico. O método este, que facilita a aprendizagem, em cada escola visitada um gripo com 18 alunos são formados. Onde cada grupo é responsável por responder as perguntas e seguir cada regra do jogo. Podemos observar que na hora que são convidados a participarem do jogo, ficam aflitos, com receio de não saberem a resposta, mas no decorrer do jogo se soltam e passam a vivenciar o jogo, conseguindo assim assimilar a química com seu cotidiano. O projeto oportun

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo da “Macaca” foi proposta aos alunos para estimular o interesse pelo ensino da química. Trazendo uma visão diferenciada do ensino da mesma, o jogo traz aos alunos motivação, fazendo com que haja uma competição entre os grupos. Assim sendo, os alunos são estimulados a estudar para chegarem ao final do jogo. Os alunos quando perguntados sobre o jogo, respondiam que a brincadeira é de grande estimulo para aprender sobre química.





CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir a importância de divulgar a química de forma que alcance desde ao mais jovem ao mais velho. Onde a linguagem do lúdico alcance a todos. O mais importante deste trabalho é vivenciar a expressão de cada participante, esteja ele na platéia ou no jogo. Motivando cada um o processo de ensino e aprendizagem seja do discente ou docente.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CRQ 14 Região pelo apoio e realização deste projeto, e a todas as instituições de ensino que abriram seus espaços para a realização do mesmo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, v. 3. Brasília, 1999.
VYGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.
Disponível em ;http://proavirtualg42.pbworks.com/w/page/18673064/Vygotsky-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3oDisponivel em 25 de fevereiro de 2011.

Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf acessado em 26 de março de 2011.
Disponível em http://quimica2011.org.br/arquivos/amarelinha.pdf acessado em 30 de março de 2011.